Cheira a sol, cheira a verão, cheira a lavado.

Comfort: “A dedicação e inovação são a base da nossa liderança”

Há mais de 50 anos no mercado, a marca continua a merecer a confiança dos consumidores, atentos às novas tendências.

Entre amaciadores e intensificadores de perfume, são mais de 30 variedades que a Comfort disponibiliza diariamente aos portugueses. Num segmento cada vez mais concorrencial, a marca dispõe de um terço da quota de mercado. Joana Gomes, Marketing Lead Fabric Enhancers, Unilever FIMA, explica porquê em entrevista ao Escolhas.

 

A Comfort é uma marca que faz parte há muito dos hábitos de cuidados de limpeza de roupa nas casas portuguesas. Como tem sido este caminho conjunto entre a marca e as donas (e donos) de casa no nosso país?

A Comfort é uma marca com mais de 50 anos de existência e foi pioneira no lançamento de amaciadores de roupa a nível global. Em Portugal, a marca estabeleceu-se rapidamente como uma referência na categoria, ganhando o reconhecimento dos consumidores portugueses e tornando-se líder no mercado de amaciadores de roupa. 

Entretanto, de lá para cá, o mercado tornou-se mais concorrencial…

Sim, esta é uma categoria funcional e parte integrante do dia-a-dia dos consumidores, o que nos apresenta o desafio contínuo de nos destacarmos e nos aproximarmos das pessoas entre a vasta oferta de marcas no mercado. No entanto, a Comfort sempre se preocupou em estar na vanguarda da inovação. Fomos a primeira marca a lançar no mercado um amaciador concentrado, posteriormente, os consumidores procuravam cuidados mais específicos para a roupa e trouxemos uma nova gama, Intense Care, que previne o envelhecimento da roupa. Mais recentemente, em 2017, fomos novamente pioneiros ao introduzir um novo segmento no mercado em Portugal, os Intensificadores de Perfume, com o lançamento das primeiras pérolas de perfume.

Nessa lógica concorrencial de que falávamos, porque é que a Comfort é a melhor? 

Como já disse, Comfort destaca-se pela sua preocupação em inovar. Como marca, temos um compromisso constante em ouvir os nossos consumidores. Realizamos estudos de mercado e testes de produto frequentes para entender as suas preferências e, assim, desenvolver produtos que atendam às suas expetativas. Atualmente, a categoria de amaciadores de roupa tem vindo a tornar-se sensorial e perfumística, com os consumidores a procurar, acima de tudo, fragrâncias agradáveis e duradouras para a sua roupa. É com este driver presente que oferecemos uma gama que atende às diferentes necessidades e uma grande variedade de fragrâncias para que os consumidores possam optar pela sua favorita. Para além disso, a nossa procura por desenvolver e melhorar constantemente os nossos produto,s tendo em conta o que o que os consumidores querem, é contínua. Diria que a nossa liderança no mercado não é por acaso, mas sim o resultado de um trabalho rigoroso quer no desenvolvimento dos nossos produtos quer na comunicação da nossa marca, ambos reconhecidos pelos consumidores portugueses. A nossa dedicação e inovação contínua são a base da nossa liderança no mercado.

Aliás, a marca voltou a ser eleita Escolha do Consumidor. O que é esta distinção representa para o crescimento e maior implantação em Portugal?

Como líder de mercado, esta distinção vem confirmar o que já sabíamos: Comfort é a marca preferida dos portugueses e os nossos produtos destacam-se em relação à concorrência! Acreditamos que este reconhecimento reforça ainda mais a nossa posição de liderança e a nossa diferenciação no mercado, e ainda mais por terem sido os consumidores que assim atribuíram esta classificação. Agora, os portugueses têm a confirmação de que Comfort é, de facto, a melhor marca de amaciadores. Para aqueles que normalmente não escolhem os nossos produtos, esta distinção pode incentivá-los a experimentar a qualidade que oferecemos. Esta distinção é um testemunho do nosso compromisso em fornecer sempre o melhor aos nossos consumidores.

 Aromas frutados são os mais procurados

Quantos produtos e entradas Comfort existem no portfólio da marca à venda em Portugal? Quais são as variantes e os aromas mais vendidos em Portugal?

Ao longo dos anos, Comfort tem expandido o seu portefólio de amaciadores e intensificadores de perfume, contando atualmente com mais de 30 produtos distintos. No que diz respeito aos amaciadores, oferecemos três segmentos: diluídos, concentrados e ultra-concentrados, sendo que os concentrados são os preferidos e mais comprados pelos consumidores. No segmento de Concentrados, disponibilizamos duas gamas de amaciadores com características distintas, a gama Essência e a gama Creations. A gama Essência proporciona uma proteção eficaz contra maus odores e confere uma suavidade única à roupa, com uma seleção de fragrâncias frescas. A gama Creations, a nossa linha especializada em perfumes, desenvolvida por especialistas na área, oferece uma variedade de fragrâncias florais e frutadas para proporcionar aos consumidores uma roupa perfumada, ao mesmo tempo que a mantém suave e protegida contra maus odores. É nesta gama que encontramos os nossos best-sellers: Lírios e Morango e Jasmim e Mirtilo.

Mas quando falamos de Comfort, não falamos apenas dos odores e de fragâncias, mas sim de proteção de roupa.

Exatamente, a nossa gama de Ultra-Concentrados é especializada no cuidado da roupa, com uma tecnologia específica que oferece benefícios de anti-envelhecimento. Esta tecnologia ajuda a prevenir os danos causados pelas lavagens e mantém a roupa como nova por mais tempo, proporcionando uma proteção completa.

Além deste vasto portefólio de amaciadores, disponibilizamos também uma gama de intensificadores de perfume, que proporcionam uma roupa 10 vezes mais perfumada, cujo perfume perdura por bastante tempo, mesmo depois de a roupa ser guardada no armário. Esta é mais uma prova do nosso compromisso em atender às necessidades e preferências dos nossos consumidores.

Qual é a quota de mercado da Comfort neste segmento?

Comfort detém mais de 30% de quota de mercado em amaciadores de roupa, categoria que se tem tornado cada vez mais competitiva com a entrada de novos produtos e marcas. Mas isto não nos impede de manter a nossa posição enquanto líderes incontestáveis de mercado desde a nossa existência, pois estamos constantemente a inovar e a adaptar-nos às necessidades dos consumidores. É com esta mentalidade que pretendemos continuar a fazer crescer a marca, mantendo o consumidor e as suas necessidades no centro do que fazemos, tanto apostando nas nossas gamas atuais, como na possibilidade de trazermos novos produtos inovadores no futuro.

A Comfort integra o grande grupo Unilever (Unilever FIMA em Portugal), que reúne algumas das marcas mais conhecidas e respeitadas dos portugueses. Fazer parte de um grupo destes é uma vantagem competitiva grande para a marca?

A Unilever (Unilever FIMA em Portugal) é, sem dúvida, um berço de marcas de renome presentes em todo mundo, e em Portugal, especificamente, lidera praticamente todas as categorias em que atua. Este sucesso é o resultado de um forte investimento no desenvolvimento e aprimoramento contínuo das nossas marcas, bem como de uma estratégia de comunicação eficaz que nos permite alcançar um vasto número de consumidores. Fazer parte do grupo Unilever equipa-nos com ferramentas valiosas que nos permitem continuar a excelência do nosso trabalho. Beneficiamos de um vasto conhecimento das categorias em que operamos, o que nos permite estar sempre na vanguarda do mercado. No entanto, competimos numa categoria onde pertencem igualmente grandes empresas com vastos recursos. Por isso, a nossa grande vantagem competitiva é sem dúvida, o vasto conhecimento das categorias e a nossa mentalidade centrada no consumidor, procurando sempre atender às suas necessidades. Esta abordagem orientada para as pessoas é fundamental para o nosso sucesso e continuará a ser o nosso foco principal à medida que avançamos.

Os consumidores portugueses podem esperar novidades da Comfort durante este ano de 2024?

Este ano, estamos focados em continuar a dinamizar o nosso portefólio de amaciadores, do qual é exemplo uma das iniciativas recentes que fizémos com a marca Skip, com a disponibilização de um pack económico Skip e Comfort, para que os consumidores possam comprar as suas marcas preferidas com um esforço menor. Ao mesmo tempo, reforçámos o nosso investimento nos intensificadores de perfume Comfort. Acreditamos firmemente que este é um segmento com um enorme potencial de crescimento. De forma geral, estamos a trabalhar em várias inovações que, estamos certos, irão surpreender os nossos consumidores. Portanto, fiquem atentos. As novidades que estamos a preparar vão, sem dúvida, valer a pena!

Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos Comfort disponíveis nos hipermercados portugueses.

 

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