Siza sonha, a obra nasce com a Antarte.

Depois do Vaticano, Serralves. Antarte e Álvaro Siza voltam a fazer das suas

Com um quarto de século, a marca nortenha de decoração mantém a parceria com o mais reputado arquiteto português.

Há um ano, um projeto conjunto entre a empresa de mobiliário e decoração Antarte, fundada em Rebordosa, município de Paredes, e o arquiteto Álvaro Siza, distinguifo com um Pritzker, uma espécie do Nobel de Arquitetura, em 1992, correu mundo e foi elogiado por todo o lado. É natural. A instalação, com 12 esculturas, integrou o Pavilhão do Vaticano na prestigiada Bienal de Veneza, em Itália.

A obra de arte 100% portuguesa foi batizada “Encontro”, num tempo de tantos desencontros. Mas ao mesmo tempo, marcou o feliz encontro entre Álvaro Siza e a Antarte, que agora, 12 meses volvidos, voltou a acontecer.

As exposições que assinalaram a inauguração da ala Álvaro Siza, na Fundação de Serralves, no Porto, contaram com uma colaboração da empresa de mobiliário e decoração. O conjunto de esculturas materializadas pela Antarte destaca-se no “lugar com mais obras do Pritzker no mesmo espaço.”

No fabrico de ambas as peças, a Antarte recorreu a madeira de criptoméria dos Açores, matéria-prima sustentável usada pela marca no fabrico de móveis como consolas, móveis de TV, mesas de centro, mesas de apoio, mesas de jantar, cadeiras, aparadores, camas e mesas de cabeceira, revela a empresa, em comunicado.

A Antarte foi eleita Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Lojas de Mobiliário”

Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, destaca que “as colaborações com ‘o mestre’ da arquitetura portuguesa, que é também um dos mais destacados da sua área a nível mundial, honram a Antarte”. “Era impossível recusar o desafio de um novo trabalho conjunto com o arquiteto Siza Vieira, numa instalação de arte que faz um tributo ao génio criativo de um dos grandes nomes da arquitetura nos últimos dois séculos”, sublinha.

Agora, além da nova ala, a Fundação conta com duas peças, resultado de nova colaboração de Siza Vieira e a Antarte.

Made in Portugal

A Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, município de Paredes, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte” – Antarte.

É uma marca 100 por cento nacional e de referência em mobiliário e decoração em Portugal, com uma rede de 14 lojas em território nacional. Para além disso, exporta os seus produtos para vários mercados em 4 dos 6 continentes.

A sustentabilidade é uma das imagens de marca da empresa, que tem na sua filosofia a produção de “mobiliário cujo design defina o conceito estético e a funcionalidade dos espaços em que se insere, recorrendo a matérias-primas cada vez mais sustentáveis”.“Desejamos um planeta em que a nossa criatividade e design made in Portugal tragam uma alma intemporal aos espaços e que daí decorra capacidade de gerar proveitos que também revertam para ações de responsabilidade social e ambiental”, afirma a Antarte.

Carregue na galeria e veja as imagens da colaboração entre a Antarte e Álvaro Siza.

 

 

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS