Fazer clientes felizes é o objetivo da Zome.

“Em cinco anos, a Zome cresceu mais do que toda a concorrência no imobiliário”

O CEO Carlos Santos faz o balanço do 5.º aniversário e antecipa os planos de crescimento e internacionalização da marca

A Zome comemorou cinco anos em abril passado e se alguém em 2019 vos dissesse que íamos passar por uma pandemia com dois confinamentos, uma crise financeira global e duas guerras com influência na Europa, diriam que essa pessoa estava louca…

É verdade. De facto, os primeiros cinco anos foram extremamente desafiantes, exigindo a criação de tudo do zero, com prazos curtos, implementações rápidas e um enorme esforço de uma equipa incrivelmente dedicada. O facto de os fundadores da marca serem pessoas com um amplo conhecimento e experiência no setor foi fundamental para este projeto, pois sabemos que o mercado imobiliário é altamente competitivo. Pelo meio passámos por uma pandemia mundial, que nos obrigou a repensar por completo as nossas dinâmicas.

E que balanço se pode fazer? 

Melhor talvez fosse difícil nesta conjuntura. Cinco anos após o seu lançamento, a Zome alcançou resultados superiores aos de qualquer outra marca neste ramo, na celebração do seu quinto aniversário, mesmo considerando o coeficiente de correção monetária. Crescemos mais do que qualquer do que toda a corrência. Olhamos com emoção para esses resultados e estamos profundamente gratos pelo empenho e compromisso de cada colaborador e fidelidade dos clientes que nos escolhem como seu parceiro. Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados obtidos, a imagem criada e todas as dinâmicas implementadas em tão pouco tempo. Sentimos que estamos a transformar vidas, tanto de clientes quanto de colaboradores da empresa.

A pandemia foi uma dificuldade e um desafio para a Zome.

Para nós, foi um período de resiliência e adaptação. Ajustámos rapidamente as nossas operações e estratégias para responder às novas realidades do mercado. A crise acelerou a digitalização e a inovação no setor, e a Zome liderou estas mudanças, garantindo a continuidade dos negócios e o suporte aos clientes em tempos difíceis.

O que é mudou nas preferências dos clientes?

Enfrentámos muitos desafios, como exemplo, a mudança na preferência dos consumidores que, com o teletrabalho, começaram a procurar espaços mais amplos ou divisões com espaço para a criação de um escritório. Muitas pessoas optaram por se mudar de áreas urbanas densas para regiões suburbanas ou rurais. Também é importante referir que a pandemia obrigou à adoção mais imediata de tecnologias digitais no mercado imobiliário. Visitas virtuais, assinaturas eletrónicas de documentos e reuniões online tornaram-se práticas comuns, facilitando as transações imobiliárias mesmo durante os períodos de lockdown. Além disso, a pandemia trouxe uma incerteza económica que impactou largamente a capacidade de comprar ou arrendar um imóvel. O aumento do desemprego e a insegurança financeira levaram muitas famílias a adiar planos de compra de casa, o que acabou por estagnar um pouco o mercado. Orgulhamo-nos pelo trabalho desenvolvido, que nos possibilitou superar este grande desafio.

Hoje, cinco anos depois da sua criação, a Zome está implementada com mais de 45 agências em todo o país.

Apesar de um mercado retraído, com uma queda de aproximadamente 17% nas vendas de imóveis em Portugal em 2023 em comparação com 2022, devido a fatores como a subida das taxas de juro e a consequente perda de capacidade de compra das famílias, a Zome conseguiu contrariar essa tendência. A empresa registou um aumento de 8,37% nas casas vendidas, destacando-se no mercado e ganhando quota face aos demais operadores. Este sucesso deveu-se ao conhecimento e profissionalismo dos nossos consultores, bem como ao trabalho de promoção nacional e internacional, com tecnologias como o Zome Now, que facilita transações digitais, uma ferramenta importante para impulsionar os negócios.

Há casas para todos os gostos.

“Queremos crescer para a zona Sul e Interior do país”

Qual é o plano de expansão previsto?

A Zome tem grandes ambições para os próximos cinco anos, focando-se na profissionalização da atividade e do setor, na formação contínua e no conhecimento dos seus profissionais. Em termos de crescimento da marca Zome, temos objetivos claros e vamos focar-nos na expansão para a zona sul e interior de Portugal, visando uma cobertura uniforme do território nacional e ilhas. Queremos oferecer um serviço de excelência em todo o país. A nível internacional, a Zome está em negociações para expandir o seu negócio para Espanha, Dubai, Polónia e Angola. Embora ainda não tenha iniciado proativamente um processo de venda internacional, estes projetos estão em andamento e podem trazer boas notícias no futuro.

Quantos trabalhadores vestem a camisola da Zome. São trabalhadores da marca ou franchisados. Qual é o modelo de negócio?

A Zome opera um modelo de franchising, onde todas as unidades têm gestão independente. A maioria dos colaboradores são consultores imobiliários, profissionais independentes que são associados da nossa marca em exclusividade, beneficiando de todos os nosso know-how, formação com características únicas e que acompanha o desenvolvimento permanente das suas carreiras, o acompanhamento próximo da sua evolução, através de um business coach dedicado, a mais avançada ferramenta tecnológica de controlo do negócio especializada no mercado imobiliário e espaços únicos de trabalho, que funcionam como incubadoras de empresas e empresários. Temos ainda todo o staff de apoio nos hubs, que são peças fundamentais para a robustez da nossa proposta de valor. Neste ecossistema, contamos atualmente com mais de 2000 colaboradores.

Qual a capacidade de atratividade da Zome para captar novos consultores?

A Zome consegue captar novos consultores através da combinação de uma proposta de valor atraente com estratégias de marketing eficazes, um suporte contínuo e uma cultura organizacional forte. Estamos constantemente a inovar e a procurar novas formas de atrair e manter os melhores talentos, garantindo que os nossos consultores têm todas as ferramentas e apoio necessários para alcançar o sucesso. Utilizamos plataformas digitais avançadas que facilitam o trabalho dos consultores, oferecendo ferramentas para gestão de clientes, análise de mercado e marketing digital. Este compromisso com a vanguarda tecnológica atrai profissionais que procuram eficiência e inovação. Além disso, oferecemos um programa de formação robusto e desenvolvimento contínuo. Os nossos novos consultores recebem um treino intensivo que englobe desde técnicas de venda até ao uso das nossas plataformas tecnológicas, além de mentoria contínua que promove o crescimento profissional. Este suporte constante cria um ambiente de trabalho atraente e favorável ao sucesso.

“Valorizamos o bem-estar dos nossos colaboradores”

De que forma é que esse ambiente de trabalho se afirma?

Através uma cultura empresarial baseada em valores sólidos como integridade, colaboração e excelência. Valorizamos o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos nossos consultores, criando um ambiente de trabalho positivo e motivador. Esta cultura forte e acolhedora é decisiva para muitos profissionais que sonham com um local onde se sintam valorizados e integrados. Investimos fortemente em marketing e comunicação para construir a nossa marca no mercado imobiliário. Realizamos campanhas de marketing que destacam os nossos valores, tecnologia e histórias de sucesso dos nossos consultores. Participamos em feiras de emprego, eventos do setor e utilizamos redes sociais para divulgar as oportunidades e vantagens de fazer parte da Zome. Também encorajamos os nossos consultores atuais a recomendar novos talentos através de programas de referência, oferecendo incentivos para aqueles que indicam profissionais qualificados. Isto ajuda na captação de novos consultores, mas também fortalece o sentimento de comunidade e colaboração dentro da Zome. Recentemente, implementámos uma campanha de recrutamento nas redes sociais que aumentou significativamente o número de candidaturas de qualidade. Por outro lado, a nossa participação em eventos do setor resultou na contratação de vários consultores talentosos que já estão a mostrar resultados positivos.

O que diferencia a Zome de outras imobiliárias do mercado português?

Diria que há dois fatores distintivos: a Zome enquanto marca inovadora e tecnológica, e a Zome enquanto marca empregadora. Temos planos tecnológicos em curso, com o objetivo de atingir a digitalização completa da jornada do cliente e das operações internas, com o apoio de modelos de automação e inteligência artificial. Estas inovações têm como objetivo tornar a experiência do consumidor mais agradável e fluida, e aumentar a produtividade dos profissionais. Esta jornada de inovação não compromete a humanização do negócio; a empresa mantém o cuidado com as pessoas, as suas famílias e seu bem-estar como prioridade. A Zome defende que é possível criar soluções melhores em Portugal, utilizando metodologias e tecnologias nacionais, em vez de importar modelos estrangeiros que podem estar desatualizados ou não se adaptar às especificidades sociais locais. O mundo está em constante evolução, especialmente em tecnologia, redes sociais, canais de comunicação, métodos de trabalho e mobilidade. A Zome está determinada a manter-se na vanguarda desses desenvolvimentos e isso é algo que nos torna diferentes.

A Zome foi distinguida com os Prémios Happy Awards, atribuídos pela Consumer Choice. O que significa para a marca esta distinção?

Para nós, esta distinção é muito importante. Na Zome, consideramos a felicidade como uma jornada interior e única, sendo um dos alicerces da nossa cultura. Em primeiro lugar, promovemos um ambiente onde a valorização e o cuidado são cruciais para criar um espaço onde a felicidade possa florescer. Este conceito, profundamente integrado na nossa cultura, cria uma atmosfera única nos nossos hubs imobiliários, uma sensação que só quem visita pode sentir, movida pelo compromisso e respeito mútuos. Além disso, estamos sempre a antecipar tendências e a manter as lideranças bem informadas, assegurando que todos os nossos colaboradores se sintam parte integrante do processo de inovação e crescimento da empresa. Eventos nacionais, como o Zome Summit e o Sprint, são ocasiões de aprendizagem, networking, reconhecimento e celebração, onde os laços são fortalecidos e as experiências inspiradoras são partilhadas. Mas não ficamos por aqui, e isso também é algo que nos distingue. Investimos no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores através das Academias Evolution e do Top Club, desafiando continuamente o pensamento e desenvolvendo competências essenciais para o sucesso no setor imobiliário. Estamos empenhados em contrariar a imagem de que “qualquer um” pode ser consultor imobiliário. Esta conquista valida o nosso esforço de transformar vidas, e o nosso empenho em construir uma comunidade unida por objetivos e propósitos comuns. Agradecemos o facto de termos sido reconhecidos pelo segundo ano consecutivo e estamos comprometidos em continuar a fomentar uma cultura onde a felicidade dos nossos colaboradores possa prosperar, pois acreditamos que este é o caminho para o sucesso da Zome.

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