“O Milagre Anti-Gordura”. Há 32 anos que este detergente prova que Durar é poupar

Escolha do Consumidor 2025 nas categorias “Detergente de Loiça” e “Detergente de Máquina”, Fairy é o preferido dos portugueses.

Chamaram-lhe “O Milagre Anti-Gordura” — e assim, em 1992, Fairy chegou a Portugal num formato pouco habitual então: uma embalagem opaca de um litro que se diferenciava das restantes. Faz sentido: a nova fórmula concentrada prometia durar até três vezes mais comparativamente a outras marcas.

O primeiro anúncio televisivo em Portugal marcava a diferença, com a experiência das aldeias espanholas rivais: Villabajo e Villarriba — os primeiros lavavam com um detergente banal, enquanto os segundos nem precisavam de esfregar para limpar a sujidade. O “milagre anti-gordura” funcionava mesmo.

A mensagem começou a passar e a marca colocou-se ao lado dos portugueses nessa caminhada quotidiana. A 29 de março de 1998 veio a prova final, durante a inauguração da Ponte Vasco da Gama, que liga Lisboa a Alcochete. Estávamos a poucos meses da abertura oficial da Expo’98. Portugal vivia uma época de ouro, em que tudo era possível.

A feijoada Fairy marcou a inauguração da ponte. E não foi um repasto qualquer: foram servidos mais de 14 mil pratos — 14.763, para sermos rigorosos. A feijoada abriu telejornais e correu o mundo. Para a posteridade ficava a eficácia do novo detergente: uma garrafa de um litro lavou todos os pratos e entrou para o Record Mundial do Guiness.

Estava dado o mote: Fairy prometia e cumpria — não há marketing mais eficaz e os portugueses perceberam que não era apenas publicidade: era mesmo real.

Trinta anos depois, essa confiança não esmoreceu. A marca pertence à multinacional norte-americana Procter & Gamble (P&G), que detém outros produtos de consumo bem conhecidos dos portugueses e líderes nos seus segmentos.

Fairy acaba de renovar a sua vitória na Escolha do Consumidor 2025, e logo em duas categorias: “Detergente de Loiça” e “Detergente de Máquina”, o que prova a confiança dos portugueses, uma vez que este selo de qualidade, atribuído pela Consumer Choice, resulta da votação dos consumidores, que são chamados a avaliar várias marcas por segmento.

Versatilidade e inovação

A P&G utiliza a marca Fairy em muitos mercados europeus para produtos de primeira qualidade para lavagem manual e automática de louça e também para uma gama de produtos de lavandaria não biológicos e destinados a peles sensíveis no Reino Unido e na Irlanda.

O líquido Fairy está disponível numa variedade de cores, aromas, formatos e desenhos de embalagens que variam ligeiramente em cada mercado — até porque a marca não se tem cansado de inovar, indo ao encontro das necessidades dos consumidores.

Nos últimos três anos, a marca lançou três importantes inovações: Fairy Platinum Plus (para a máquina), lançado em 2019, Fairy Ultra Poder (loiça) em 2020, e, em 2021, Fairy Maxi Poder, com um design de garrafa invertida, com tecnologia antigotas que permite reduzir o esforço na remoção da gordura difícil.

A marca está em constante investigação para melhorar as fórmulas dos seus produtos, aumentando assim a sua eficácia e lembrando a divisa com que chegou a Portugal há 32 anos: “Durar é Poupar”.

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