O top do mobiliário está em Portugal. E nem a inteligência artificial fica de fora

A Antarte foi distinguida pelo prémio Escolha do Consumidor em 2024, na categoria “Lojas de Mobiliário”

Uma marca de excelência é aquela que cresce, sempre a par com o entusiasmo dos seus clientes – não há um sem o outro. E, nos tempos que correm, nada pode ficar estagnado no tempo. O dia a dia de todos nós vai acelerando e tudo o resto também. É preciso acompanhar essa evolução em todas as vertentes e saber encaixá-la, na sua justa medida, à área em que se opera. O setor imobiliário não é exceção: se lá fora o ritmo é quase descompassado, dentro de portas há que encontrar um porto seguro, o refúgio onde recuperamos forças e energia.

É esse o pensamento da Antarte desde a sua criação, em 1998. Fundada em Rebordosa, no concelho de Paredes, por Mário e Zita Rocha, nasceu como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte”. A partir daí, o crescimento tem sido veloz e sustentado, ao sabor da preferência cada vez mais evidente dos consumidores pela marca.

Destaque nas preferências

Foi essa preferência que lhe valeu o prémio Escolha do Consumidor em 2024, na categoria “Lojas de Mobiliário”, atribuído pelo Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor – Consumer Choice, depois de já ter recebido essa distinção também em 2020 e 2023.

Esta escolha do consumidor espelha mais um ano em que a marca apostou no lançamento de coleções que reforçam a oferta de móveis para a área de entrada, como consolas, mobiliário para sala de estar, como móveis de TV, mesas de centro e mesas de apoio; móveis para sala de jantar, como mesas de jantar, cadeiras, aparadores, e peças de mobiliário para quarto, como camas e mesas de cabeceira.

A conquista deste prémio “é o reflexo da uma marca que, ao celebrar 25 anos, mostra plena maturidade estratégica. O percurso da Antarte assenta num crescimento sustentado e num posicionamento diferenciado, cujo ADN é o design intemporal, o uso de matérias-primas sustentáveis e iniciativas relevantes de responsabilidade social e ambiental”, sublinha o seu presidente executivo, Mário Rocha.

Definir a alma de um espaço

Para Mário Rocha, “o mobiliário torna-se intemporal quando a sua presença tem a capacidade de definir a alma de um espaço”. E é com essa visão que a marca se orgulha de produzir “peças de mobiliário que respeitam o design intemporal e a sustentabilidade”.

A filosofia da Antarte assenta na produção de mobiliário cujo design defina o conceito estético e a funcionalidade dos espaços em que se insere, recorrendo a matérias-primas cada vez mais sustentáveis. “Desejamos um planeta em que a nossa criatividade e design Made in Portugal tragam uma alma intemporal aos espaços e que daí decorra capacidade de gerar proveitos que também revertam para ações de responsabilidade social e ambiental”, diz a empresa.

A Antarte tornou-se, assim uma referência em mobiliário e decoração, e os móveis podem ser personalizados, dos acabamentos aos tecidos e tonalidades, se o cliente assim pretender. As coleções de mobiliário têm nomes de cidades referenciais em lifestyle e que servem de inspiração ao design das mesmas para expressar a assinatura da Antarte: Design for Life.

Mas uma coisa fica clara: “A Antarte tem como filosofia de produto criar móveis que não se centrem apenas numa estética exuberante que tantas vezes é a apologia das marcas premium. A exuberância no design de nada vale se as peças não forem confortáveis ou funcionais“, sublinha Mário Rocha.

A empresa conta com uma rede de 13 lojas físicas em Portugal e desde cedo apostou na internacionalização. Depois de apostar na Europa e em África, chegou ao Médio Oriente em 2023, com a inauguração de uma loja no Dubai.

A aposta na inteligência artificial

Mas há mais. A Antarte foi também a primeira marca de mobiliário portuguesa a lançar móveis desenhados pela inteligência artificial (IA). O valor acrescentado desta nova tecnologia fundiu-se com o pensamento criativo de Mário Rocha, que, além de fundador e CEO da marca, assumiu a direção criativa da Antarte desde a sua criação.

O algoritmo respeitou os briefings do diretor criativo e da Antarte, que solicitaram à IA que criasse peças em linha com o design intemporal que é a imagem da marca há mais de 25 anos. O resultado final traduziu-se em dois cadeirões, um móvel de TV e uma mesa de centro, peças essenciais em qualquer sala de estar, refere a marca no seu website.

Mário Rocha salienta que “o caráter inovador desta conceção de móveis reside no facto de ter sido dada liberdade à IA para criar o design das peças. Tivemos a ousadia de solicitar à IA que desenhasse um conjunto de móveis. Não fomos apenas buscar inspiração a esta tecnologia. As criações propostas pela IA foram retocadas em pormenores de forma a agilizar a sua passagem à fase de produção. São produtos de excelente qualidade estética e que combinaram o uso de inteligência humana e inteligência artificial”.

“Mais uma vez a Antarte mostrou que é a marca que está na vanguarda do setor de mobiliário português. No fim dos anos 90, revolucionámos a cadeia de valor do setor apostando na integração vertical. Poucos anos depois posicionámos a marca como a referência em design intemporal, ou seja, um design que conjuga elegância com funcionalidade e conforto, tal como o faziam as marcas de topo que ditavam tendências em home decor nos mercados de vanguarda. Na última década apostámos nos canais digitais, de forma a criarmos uma experiência e uma relação única entre a marca e o consumidor”, aponta a empresa.

Crescimento sustentado

Um outro ano também muito importante foi o de 2010, quando a Antarte desenhou e produziu a cadeira do Papa Bento XVI, aquando da visita do sumo pontífice a Portugal. Foi a primeira de uma série de cadeirões criados para personalidades nacionais e internacionais de referência.

Nos primeiros meses do ano passado, a marca foi convidada pelo comissário do Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza para criar uma instalação de arte para o Pavilhão do Vaticano. O projeto foi desenvolvido em conjunto com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, do qual resultaram 12 esculturas desenhadas pelo primeiro português laureado com o prémio Pritzker. A marca materializou esta instalação de arte numa matéria-prima sustentável: a criptoméria dos Açores.

Por cá também deixou a sua marca, ao decorar duas das carruagens do Comboio Presidencial, que voltou a circular durante dez fins de semana este ano. E houve mais um marco importante este ano: em abril, a empresa inaugurou em Rebordosa o Antarte Museum, o primeiro museu da Europa dedicado à história da marcenaria, com mais de mil ferramentas e máquinas.

Se, para si, o mais importante num lar é aliar conforto e estética, a Antarte é local de visita obrigatória. E se estiver a pensar na renovação de algumas divisões da sua casa, esta é uma boa altura, já que a marca lançou a campanha “Especial Outono”, com descontos até 30%.

Percorra a galeria para conhecer algumas das suas peças – e já sabe que pode personalizar cada móvel para refletir o seu lifestyle.

 

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