Sempre práticos, sem cheiro e sem ocupar muito volume.

Papel de alumínio, sacos de gelo, embalagem de frango assado. Quem é amigo, quem é?

A Silvex nasceu em 1968 em Lisboa. É a marca mais antiga e líder nas embalagens para conservação alimentar.

Há coisas que existem há tanto tempo nas nossas vidas, que parecem tão simples, que são mais antigas do que a nossa própria existência, que já havia em casa das nossas avós — e, por isso, nem paramos para pensar que quem as criou não foi o Criador. Não, houve alguém que teve a ideia de nos facilitar a vida. E são coisas que usamos todos os dias quase sem pensar. Mecanicamente.

E são coisas muito diferentes, usadas em circunstâncias variadas, em locais diferentes e sempre com isso em comum: isto sempre esteve inventado. Não, não esteve: alguém inventou.

Vamos fazer um teste? Estamos na cozinha: é preciso embalar umas sandes com ovo cozido, alface e tomate para levar para a praia. Quem produz os sacos para sandes com fecho? E quando sobra um pedaço de carne assada e é preciso embrulhá-lo em película aderente para ir ao frigorífico e não perder propriedades? Quem produz essa película?

E o lixo? Aqueles práticos sacos com alças, para que os resíduos não saiam e sujem o chão? E os sacos pequenos para a casa de banho? E as luvas de látex que muita gente usa para lavar a loiça ou fazer as limpezas de casa?

E no supermercado, o saco de papel onde acondiciona o frango assado quentinho que compra no take away e que vai abrilhantar o seu jantar? E os célebres “sacos de ráfia” que compra na linha de caixas na hora de pagar. Ou de plástico, na sequência da pergunta típica “Quer saco?” Quem produz tudo isso?

A resposta é clara: a Silvex, uma empresa portuguesa criada em 1968 em Lisboa. É a marca mais antiga no mercado português na área de embalagens para conservação alimentar doméstica e sacos para lixo.  

“O Larfilm e o Alular foram os nossos primeiros produtos de consumo em meados dos anos 70 e desde então não temos parado, continuando a criar e a lançar novos produtos para o mercado”, afirma a empresa.

As inovações são uma constante e fundamentais para a consolidação da marca na casa dos consumidores portugueses. “Fomos pioneiros na ideia de começar a envolver alimentos em película aderente (1972), a 1.ª marca em Portugal a lançar sacos para o lixo (1974), responsáveis pela substituição das tradicionais cuvetes para fazer gelo por sacos de plástico para fazer gelo (1985) e pelo lançamento dos sacos para o lixo com cheiro a limão e a alfazema (1993)”.

A sustentabilidade também faz parte do ADN da empresa. “Temos vindo a contribuir para que as próximas gerações possam encontrar um mundo melhor e mais ecológico. Em 2006 criámos o primeiro saco biodegradável e em 2011 a primeira película aderente 100% biodegradável e compostável, do mundo. É a nossa capacidade de inovar que nos faz ser competitivos e únicos. Dedicamos o nosso esforço à inovação, sempre focados em surpreender o mercado com a criatividade dos nossos produtos. Procuramos superar as expetativas dos nossos clientes e consumidores, criando produtos que depois de inventados parece que sempre existiram”.

Não é, pois, por acaso que a Silvex é a Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Embalagens e produtos de conservação doméstica”, distinguida pelos consumidores pelo segundo ano consecutivo.

Em nome da sustentabilidade

Como já dissemos, a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da atividade da Silvex, que tem vindo a tomar medidas para contribuir para a mudança tão necessária para um futuro mais sustentável.

Promovendo a Economia Circular 

A empresa recicla todo o desperdício e reincorpora o material em novos produtos, utilizando assim menos 40% de matéria-prima virgem.

Desenvolvendo produtos alternativos ao plástico de origem fóssil 

– Promove a economia circular, criando produtos com uma percentagem elevada de matérias recicladas até aos 100%.

– Utiliza materiais inertes no fabrico de embalagens, diminuindo em 60% o uso de materiais à base de petróleo.

– Cria soluções com base em matéria-prima de origem até 100% vegetal.

– Produz plásticos biodegradáveis e compostáveis.

Reduzindo a pegada de carbono 

– A Silvex instalou um sistema solar para autoconsumo (mais de 3.556 painéis fotovoltaicos), o que permite produzir cerca de 13% do consumo energético.

– Por ano, com a instalação de painéis fotovoltaicos, reduziu 535 toneladas de CO2.

– Mudou a iluminação elétrica para lâmpadas led, reduzindo o consumo energético em 41%.

– Está a converter a frota em veículos híbridos ou 100% elétricos (atualmente cerca de 20% da frota já é).

Reduzindo o desperdício e compostando 

– A empresa faz compostagem. Os resíduos orgânicos do refeitório (mais de 290 refeições diárias) são transformados em composto orgânico, que depois se utiliza nos jardins da fábrica. Os colaboradores da Silvex contribuem para este projeto, depositando os seus resíduos orgânicos domésticos no parque de compostagem.

– A empresa estima que é possível reduzir em 3 toneladas o lixo recolhido pela câmara municipal, poupando o combustível utilizado na recolha e todo o processo no tratamento desse resíduo.

Trabalhando para uma cadeia de valor ambientalmente sustentável 

– Na Silvex dá-se preferência a fornecedores que cumpram todos os requisitos ambientais definidos na lei, regulamentos e licenças ambientais de forma a reduzir os impactos ambientais e a melhorar as condições sociais da cadeia de valor, enquanto fomentamos o seu desenvolvimento.

– Todo o papel comprado (embalagens e caixas) é certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC) – é produzido a partir de matérias-primas provenientes de florestas geridas de forma responsável do ponto de vista económico, social e ambiental.

– Na escolha das tintas para impressão dos sacos, privilegia-se as tintas com base de água, de forma a diminuir a emissão de compostos orgânicos voláteis e, no caso das tintas para impressão de plástico biodegradáveis, usam tintas biológicas adequadas.

Valorizando as pessoas 

– Todos os colaboradores e as suas contribuições são importantes. Existe um compromisso de longa data no âmbito da igualdade de oportunidades de emprego, porque “a Silvex acredita num mercado justo e ao alcance de todos” – 7,2% dos colaboradores são cidadãos portadores de deficiência.

– “Estão sempre asseguradas as medidas básicas de saúde e segurança, a prevenção de riscos laborais e os colaboradores são encorajados a zelar pela sua segurança e a dos seus colegas, contribuindo para a adoção de comportamentos mais conscientes.”

– A empresa aposta na formação contínua. “Todos os nossos colaboradores são constantemente encorajados a atualizar os seus conhecimentos e a consolidar competências.”

Apoiando a comunidade 

– “Sentimos o dever de apoiar diversas entidades inseridas na nossa comunidade em Benavente, desde as festas locais, como grupos desportivos, escolas e instituições. Destacamos o Centro de Reabilitação Infantil de Benavente (CRIB), em que 3 dos nossos colaboradores fazem parte desta instituição”.

– A empresa coopera com algumas universidades e tem as portas abertas às escolas.

Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos produzidos pela Silvex.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS