Partiu a sua jarra preferida? As colas de reparação tratam disso

A UHU, Escolha dos Profissionais 2024, na categoria “Cola e veda de montagem”, tem uma gama ampla. Sempre versátil.

Começa logo em casa e nos jardins de infância, quando nos aventuramos, ainda miúdos de tenra idade, com colagens e sobreposições. Depois, na hora de entrarmos na escola, é algo que não falta na mochila para os nossos trabalhos manuais. E ao longo da nossa vida irá sempre ajudar-nos em muitas situações do dia a dia. Falamos da cola, pois claro. E, neste caso, não de uma cola qualquer – mas sim aquela que nos vem de imediato à cabeça quando é este o assunto: UHU.

Os produtos da UHU são reconhecidos pela sua durabilidade, facilidade de uso e variedade de aplicações – sim, porque a marca também já dá cartas nos segmentos de bricolage, limpeza e impermeabilizantes e até no dos desumificadores. E, no caso das colas, a marca tem uma vasta gama de produtos para pequenos e grandes projetos – seja para papelaria, manualidades, bricolage & decoração, reparação e mesmo de uso profissional.

Na papelaria, por exemplo, temos as colas para papel – quem não reconhece o tubo amarelo e preto de cola em Stic? –, corretores, fita-cola. Na bricolage & decoração, há colas de reparação, de fixação, para têxteis, colas de madeira e de contacto (até em spray), colas de papel de parede e os próprios removedores de cola. E se quiser usá-las na construção, tem as colas de montagem, silicones e vedantes, pistolas para cartuchos, impermeabilizantes e mesmo a cola e veda.

E por falar em vedar, a linha UHU Poly Max é 4 em 1: cola, fixa, veda e repara. Esta gama, onde podemos encontrar cinco produtos diferentes, foi eleita Escolha dos Profissionais 2024, nos prémios da Consumer Choice, na categoria “Cola e veda de montagem”, pela sua versatilidade e competência – distinção que se juntou ao prémio Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Anti-Bolores” pelo sexto ano consecutivo.

Com uma solução multifuncional para muitos projetos, a gama UHU Poly Max é extremamente polivalente na sua aplicação e garante o máximo resultado final de colagem, montagem e/ou vedação, com uma rápida e elevada resistência final. Estes produtos são, assim, ideais para colar, fixar e vedar quase todos os materiais de construção, em praticamente todas as superfícies (lisas, porosas e não porosas).

No geral, os produtos da UHU são também excelentes soluções de reparação. Dependendo do material, do tamanho da superfície, da área de aplicação (interna ou externa), alguns são mais adequados do que outros – e só tem de escolher o mais indicado.

E por falar em reparação, a UHU – que integra o universo da Bolton Adhesives – também desperta consciências nesse domínio, incentivando o consumidor a reparar e reutilizar. Ou seja, a deixar de desperdiçar ao mandar para o lixo objetos que ainda podem ter uma longa vida. “Na UHU damos valor aos recursos. Estamos empenhados em agir de forma responsável relativamente ao ambiente, respeitando os recursos do planeta. Essa sustentabilidade e redução do desperdício estão entre os nossos principais valores, refletindo-se no programa de sustentabilidade ‘We Care’ do Bolton Group”, diz a empresa.

Pensando bem, há objetos que, caso se partam, podem ser reparados de forma fácil, rápida e duradoura. Quer seja uma peça de mobiliário, um objeto doméstico, um brinquedo, calçado ou qualquer outra coisa. E a própria UHU dá sugestões. Óculos de sol partidos? Não tem de os substituir. Use a Super Cola Control, uma cola de reparação super-rápida e fácil de usar para obter resultados instantâneos. Solas de sapatos danificadas? Não as deite fora. O Max Repair Power é um parceiro poderoso para resultados de reparação duradouros e ultrarresistentes. Mochila danificada? Escolha Forte & Seguro, cola universal superforte e super-rápida num sistema de aplicação preciso – sem colagem imediata de dedos.

E se não sabe por onde começar, a UHU também lhe oferece dicas e truques sobre como reparar objetos partidos. Primeiro, há que limpar bem as superfícies: limpe a sujidade, ferrugem, gordura ou resíduos de tinta das superfícies para garantir uma forte aderência – e não toque nestas superfícies após a limpeza. E fica a dica: a gordura pode ser removida com acetona ou álcool.

Em seguida, deve aplicar a quantidade de cola certa, de acordo com as instruções da embalagem. Muita cola aumenta o tempo de secagem e pode reduzir a resistência. Na maioria das vezes uma camada fina é suficiente. Depois, há que proteger a área reparada: pressione as peças juntas e proteja o local reparado de quaisquer influências externas até que a cola esteja completamente seca. Tenha cuidado para que nenhuma sujidade, pó ou humidade chegue à área reparada durante o tempo de secagem.

Por último, há que respeitar os tempos de secagem, que diferem de acordo com o produto, podendo ser de poucos segundos até algumas horas. Se assim o fizer, irá garantir uma adesão forte e duradoura dos objetos reparados.

A UHU não deixa créditos por mãos alheias, já que é uma marca líder em adesivos e produtos de colagem, conhecida pela sua qualidade e eficácia. Com décadas de tradição, oferece soluções inovadoras para colagem em diversos materiais, desde papel até plástico e metal. A sua reputação é fundamentada na confiança e durabilidade, tornando-a uma escolha preferida para projetos domésticos e profissionais.

Como tudo começou

Mas sabe qual a origem da marca? Tudo começou, precisamente, com a cola – e nasceu em 1932 pela mão de August Fischer, um engenheiro químico que, em 1905, tinha comprado uma pequena fábrica de produtos químicos, a Ludwig Hoerth, em Bühl, na Floresta Negra Alemã. Foi Fisher que desenvolveu a primeira cola do mundo à base de resina sintética, transparente e pronta a usar. Colava todos os materiais conhecidos até então, de forma fiável, e até mesmo os primeiros plásticos que começavam a aparecer.

Um aspeto muito curioso e que justifica o nome dado à marca: naquela época, a indústria do papel e do material de papelaria dava nomes de aves aos seus produtos. Então, Fisher decidiu escolher o nome UHU, por ser esse o canto associado ao bufo-real – uma ave de rapina que povoava a Floresta Negra. O bufo-real, que podemos encontrar também no nosso país, tem dois penachos sobre a cabeça, que fazem lembrar duas orelhas, uma característica que o torna inconfundível. O seu canto “uhu” pode ser ouvido a vários quilómetros de distância – e é também grande o alcance da marca, já que a Bolton Adhesives comercializa com sucesso os seus produtos em mais de 125 países em todo o mundo.

No início da década de 1980, Portugal começou a importar a célebre cola e, nos anos 90, com o seu sucesso e crescimento no país – especialmente no uso escolar –, foi aberta uma filial em território nacional. Desde então, a sua expansão não tem parado, sempre com a inovação ao leme da marca, sendo agora a UHU amplamente reconhecida com produtos que não se destinam apenas a crianças.

Com mais de 100 anos desde a sua fundação, a UHU pode agora olhar com orgulho para a sua história de empresa, que é marcada por um progresso contínuo em investigação & desenvolvimento. Com efeito, o desenvolvimento de produtos inovadores e tecnologias de colagem avançadas deram origem a uma gama completa de colas para a mais vasta gama de materiais, que estão na vanguarda em termos de qualidade e desempenho.

Carregue na galeria e descubra alguns dos produtos UHU e as suas diversas aplicações

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS