Se os bolores estão a atacar a sua casa, ataque-os de imediato, antes que seja tarde

A UHU, que é Escolha do Consumidor pelo sétimo ano consecutivo, tem o Removedor de Bolores e Fungos, que atua em 10 minutos

Não vale a pena encolher os ombros e pensar “mais tarde trato disso”. Não é mais tarde, é atacar de frente o problema. Quanto mais tempo empurrar com a barriga, pior. Ignorar o bolor nas paredes pode trazer sérios problemas para a saúde e para a estrutura da casa.

Em primeiro lugar, os riscos para a saúde. Não há nada mais importante. O bolor liberta partículas minúsculas, chamadas esporos, no ar que, são respiradas e podem causar problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com alergias ou asma. Os sintomas mais comuns incluem irritação nos olhos, nariz e garganta; tosse, espirros e dificuldade para respirar; e agravamento de alergias e crises asmáticas.

Há também danos estruturais a ter em conta quando o bolor decide atacar as nossas casas. O bolor alimenta-se de materiais orgânicos, como madeira, papel de parede e reboco. Com o tempo, isso podendo comprometer a estrutura das paredes e tetos, levando ao apodrecimento de materiais, ao desgaste de tintas e revestimentos e a rachas e descolamento de azulejos.

O mofo deixa ainda um odor forte e desagradável que pode impregnar móveis, roupas e cortinas. Além disso, as manchas escuras nas paredes são difíceis de remover e podem desvalorizar o imóvel.

Porque é que isto acontece?

O bolor, frequentemente associado à humidade, vai muito além de ser um problema meramente estético. Embora as manchas escuras nas paredes e o odor característico sejam preocupantes, o verdadeiro risco reside nos perigos que representa para a saúde.

Tal como dissemos, a presença de bolor em casa pode causar ou agravar problemas respiratórios, alergias e doenças como asma, especialmente em crianças, idosos ou pessoas com o sistema imunitário comprometido.

O aumento da humidade dentro de uma habitação pode ter diversas origens. Entre as causas mais comuns estão a condensação — resultante do excesso de vapor de água no ar em contacto com superfícies frias —, problemas de construção — deficiências estruturais, falta de impermeabilização ou erros no isolamento térmico — infiltrações —provenientes de águas pluviais ou falhas em canalizações — envelhecimento dos materiais — com o desgaste natural de estruturas e acabamentos ao longo do tempo e ainda com o uso incorreto de materiais — como uma ventilação insuficiente, secagem de roupas dentro de casa ou aquecimento inadequado.

Compreender estas causas é o primeiro passo para prevenir ou mitigar os efeitos da humidade e do bolor, protegendo tanto o estado da casa como a saúde de que vive nela. Soluções como reforçar a ventilação, investir em materiais adequados, realizar manutenções periódicas, utilização de desumidificadas e limpeza com as soluções UHU, podem fazer toda a diferença para manter o ambiente saudável e seguro.

E os consumidores portugueses sabem o que devem fazer. Se assim não fosse, não teriam voltado a escolher, pelo sétimo ano consecutivo, a UHU como Escolha do Consumidor 2025 na categoria “Anti-bolores”, uma distinção da Consumer Choice, com base no feedback os consumidores portugueses. Entre as sete marcas avaliadas nesta categoria, a UHU foi a que teve um melhor registo, com uma nota de 79,5%.

E então qual é a solução?

Claro que há solução. Fundada em 1905, a UHU é uma marca alemã bem conhecida dos portugueses. Quando aparecem os temidos “pontos negros” nas paredes, nos cantos, e junto aos rodapés e juntas dos azulejos, é importante proceder à sua remoção imediata. Para isso, o Removedor de Bolores e Fungos é o aleado perfeito, pois elimina instantaneamente bolores e algas, tanto no interior como no exterior da casa. Este produto é adequado para tratar manchas persistentes em grandes superfícies ou locais de difícil acesso.

Graças à poderosa fórmula de espuma ativa, o Removedor da UHU pode ser aplicado em paredes, pisos e juntas de casa de banho, cozinhas, caves, garagens, bem como em varandas, fachadas, esculturas ou vasos de flores. Atua e seca em apenas 10 minutos, depois só precisa de limpar a superfície tratada com uma esponja e água.

Carregue na galeria e saiba mais sobre a luta vitoriosa da UHU contra os bolores e humidades.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS