Com mais de 300 lojas em todo país, mais de 50 mil metros quadrados de área de venda e mais de 1500 postos de trabalho criados em quase 13 anos de vida, o Meu Super, supermercado de proximidade da Sonae MC, quer continuar a reforçar a sua presença em Portugal Continental e Ilhas
“O Meu Super, enquanto líder de mercado no segmento de proximidade, tem um planeamento de expansão ambicioso, estando a trabalhar para a abertura de novas lojas, de forma a cumprirmos o nosso papel: servir e abastecer a população nacional com proximidade”, explica o diretor-geral da marca,
Para João Melo, “a estratégia do Meu Super visa garantir um crescimento sustentável e uma presença sólida no mercado português, proporcionando a todos e em todo o lado o acesso à sua proposta de valor”. “Sabemos que é essencial atender à crescente demanda dos consumidores por lojas convenientes, economizando tempo e esforço”, sublinha o responsável.
Este reforço do Meu Super “procura responder às necessidades mais exigentes dos clientes com lojas próximas, com atendimento personalizado, horários alargados e produtos de qualidade, com variedade”, garante, acrescentando que “este formato de proximidade e de conveniência ganhou uma importância maior junto dos clientes nos últimos anos, mantendo-se como uma opção para as compras frequentes, próximo da residência, local de trabalho ou de escolas”.
Contando com o longo portfólio de produtos das marcas exclusivas Continente, o Meu Super “permite ir ao encontro dos gostos e preferências confirmadas dos portugueses, ao longo de anos e anos de compras”.
Reforçar parcerias e franquias
João Melo sublinha que a cadeia “tem desenvolvido diversas iniciativas para reforçar a sua presença e envolver-se de forma mais eficaz com a comunidade local”.
“A expansão da rede de lojas é um dos exemplos, assim como a remodelação e atualização das lojas dos parceiros e o acompanhamento constante das lojas e equipas para garantir que a proposta de valor da marca seja disponibilizada de forma qualificada. A empresa zela cuidadosamente as suas relações com os franqueados, valorizando a sua vontade de manter lojas cuidadas e tornarem-se retalhistas de referência nas localidades onde operam”.
Com uma equipa dedicada exclusivamente ao negócio, o Meu Super foi criado em 2011 com o objetivo, precisamente, de “revitalizar e modernizar o retalho alimentar em Portugal, permitindo a empresários do setor ajustar os seus negócios de forma a responderem melhor às necessidades dos consumidores, bem como, a novos empreendedores de entrar no mercado retalhista, beneficiando da capacidade, das vantagens oferecidas e do conhecimento da Sonae MC”.
Como abrir uma loja?
As lojas Meu Super têm entre 100 e 600 m2 de área de vendas, estão localizadas, predominantemente, em zonas habitacionais ou de grande fluxo pedonal, com uma imagem apelativa, dinâmica promocional exclusiva e apropriada ao conceito, bem como, uma gama ajustada às necessidades dos seus clientes.
Para quem se junta à Sonae MC, há vantagens óbvias, bem diferentes do que começar um negócio do zero, com todos os riscos operacionais e financeiros associados.
Por um lado, um empresário que se torne franchisado do Meu Super vai beneficiar do conhecimento e experiência do maior retalhista nacional. Por outro lado, terá apoio em todas as fases do projeto, com uma equipa exclusivamente dedicada ao negócio.
O modelo de negócio é apelativo, sem royalties ou fees de entrada, o que facilita o início da atividade, ainda por cima porque, ao abrir uma loja Meu Super, cada empreendedor tem a garantia de abastecimento por parte da Sonae MC, com um modelo logístico eficiente.
Sistemas de informação totalmente integrados com a casa-mãe, formação contínua de pré e pós-abertura, acompanhamento operacional após a abertura de portas, um suporte permanente de backoffice e um layout personalizado completam o lote de vantagens.
Se tem ideia de abrir uma loja Meu Super, tem primeiro de fazer uma inscrição no site, para dar início ao processo.
Melhorar a experiência de compra
Para lá de reforçar o crescimento da rede de lojas pelo país, e de aumentar a atenção ao franchisado, o Meu Super está também “a implementar tecnologias inovadoras para aprimorar a experiência de compra dos seus clientes”, segundo explica o diretor-geral da empresa.
“Estas inovações incluem a adoção de etiquetas de preço eletrónicas e self check-out nas suas lojas, proporcionando aos clientes uma experiência de compra mais conveniente e eficiente. Além disso, a empresa está a investir na gestão da cadeia de abastecimento e logística, aproveitando a sua experiência e liderança no retalho nacional para otimizar esses processos”, afirma João Melo.
No que diz respeito à relação com os clientes, o diretor-geral concretiza que “o Meu Super se foca na formação e acompanhamento dos franqueados e das suas equipas, com o objetivo de estabelecer relações efetivas e duradouras com os clientes”.
E nesse contexto, “a academia Meu Super desempenha um papel fundamental na formação e desenvolvimento das equipas das lojas, contribuindo para uma melhoria na experiência de compra dos clientes”.
Consumidores satisfeitos
Em quase 13 anos de vida, o Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor pelo nono ano consecutivo. Voltou a acontecer neste ano de 2024 na categoria de “Supermercados de Proximidade”, o que, para o seu responsável, “demonstra consistentemente a sua capacidade de satisfazer e superar as expectativas dos consumidores que optam por este formato para efetuarem as suas compras”.
“Esta distinção é baseada na avaliação de milhares de consumidores e reflete com consistência o sentimento e opção dos nossos clientes por aquela que na sua opinião constituí a melhor proposta de valor no segmento em que operamos. A distinção Escolha do Consumidor valida o compromisso do Meu Super com a excelência e a qualidade, fortalecendo a relação com os consumidores, aumentando a confiança na marca e incentivando a fidelidade”, conclui João Melo.
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