Há quase três décadas em Portugal, o Lidl sempre olhou para os animais como membros da família. Orlando é, para quem tem cães, um nome que diz muito aos portugueses, que voltaram a confiar na marca como Escolha do Consumidor. Razões para a conversa com a Diretora-Geral de Compras do Lidl Portugal, Alexandra Borges.
O Lidl chegou a Portugal em 1995 e com ele chegou também a marca própria Orlando. Sempre foi uma aposta forte da vossa parte.
As marcas próprias fazem parte da nossa estratégia de atuação e são um dos pilares do modelo de negócio do Lidl, representando cerca de 80% do nosso sortido. Todos estes artigos são produzidos por fornecedores certificados pelos melhores padrões de qualidade e sustentabilidade, pelo que temos como preocupação cumprir a promessa de oferecer a melhor qualidade a um preço competitivo. Neste sentido, focamo-nos em oferecer aos clientes o que é relevante em termos de categorias, com foco nas nossas marcas próprias, pelo que a alimentação para animais não é exceção. Nesta inclui-se a nossa marca própria Orlando, com foco na alimentação para cães, presente de forma permanente nas nossas lojas já há vários anos, tendo a mesma vindo a crescer de forma gradual, fruto da recetividade e da procura dos nossos clientes que nos confiam a alimentação dos seus cães.
Que caminhada tem sido esta com os portugueses? Há quase 30 anos, os cães e gatos não tinham o impacto nas famílias que têm hoje, quer na importância afetiva, quer no peso do investimento financeiro que as famílias fazem com os seus animais.
Efetivamente, nas últimas décadas, os animais de estimação, como cães e gatos, têm vindo a ganhar uma maior expressão nos lares portugueses, com uma maior humanização destes animais, em muitos casos considerados como mais um membro da família. De facto, de acordo com o estudo “Track.2Pets” da GFK de 2018, em Portugal há um animal de estimação em mais de metade dos lares (54%). Importa ainda realçar, a crescente consciencialização para os direitos dos animais, pelo que estes têm vindo a assumir uma maior importância na sociedade.
Neste sentido, a alimentação dos mesmos assume também uma enorme importância, pelo que o Lidl disponibiliza esta oferta através da sua marca própria Orlando para cães e Coshida para gatos, mantendo a sua premissa de máxima qualidade ao melhor preço. Adicionalmente, também nos nossos artigos não alimentares, disponibilizamos com frequência artigos de cuidado animal, tanto para cães como para gatos, da nossa marca própria Zoofari. São exemplos disso os peitorais, coleiras e trelas para cães, os resguardos para o carro, as tocas ou os arranhadores para gatos, acessórios de higiene para animais, brinquedos interativos, entre outros.
Quais os produtos Orlando que o Lidl continua a comercializar?
Os produtos da nossa marca própria Orlando destinam-se sobretudo à alimentação para cães, disponibilizando em todas as nossas lojas de Norte a Sul do país, quase 20 artigos, desde ração – como Croquetes para cão em embalagens de 4Kgs, 10Kgs e 20Kgs ou a nossa gama Pure Taste sem cereais e com carne fresca; alimentos húmidos como Alimento húmido para cão – paté de frango ou vaca, Alimento húmido para cão Pure Taste; Alimento completo para Cão e para Cachorros; snacks e biscoitos como Snacks em palitos, Sticks de salame, Dental Sticks, entre outros e, mais recentemente, sacos higiénicos.
O Lidl tem vindo a trabalhar com parceiros locais, reforçando o nosso compromisso com a economia e fornecedores portugueses, trabalhando continuamente no desenvolvimento de novas receitas e artigos.
Qual é o mais vendido?
O Lidl Portugal não divulga, por política própria, dados de vendas. No entanto, os artigos da nossa marca própria Orlando são muito bem recebidos pelos nossos clientes, sendo exemplos disso os nossos Croquetes para cão adulto e os nossos Patés húmidos, confiando na mesma para a alimentação dos seus cães, tendo a mesma merecido a distinção de Escolha do Consumidor em 2024.
“Temos uma política de qualidade e segurança alimentar muito exigente”
De que forma é que o Lidl garante a qualidade dos seus produtos de consumo animal? Trabalham com veterinários, fazem testes laboratoriais que possam atestar a segurança do consumidor?
O Lidl possui uma política de qualidade e segurança alimentar muito exigente, que se materializa na adoção de um conjunto de procedimentos que visam garantir a máxima qualidade ao melhor preço. No Lidl temos implementado um sistema de controlo de qualidade extremamente rigoroso, assente em parcerias duradouras com fornecedores certificados nas normas IFS e/ou BRC. Adicionalmente, todos os locais de produção destes fornecedores são sujeitos a auditorias sem aviso prévio e os seus produtos submetidos a análises exaustivas, garantindo-se, assim, o cumprimento da legislação em vigor e dos elevados padrões de qualidade pelos quais nos regemos.
Adicionalmente, o Lidl em conjunto com os seus parceiros, trabalha junto de veterinários e laboratórios especializados no desenvolvimento de receitas, bem como no controlo de qualidade.
Uma vez mais, a Orlando voltou a ser distinguida como Escolha do Consumidor na categoria MDD Pet Food. O que é que esta distinção significa para o Lidl?
Sermos distinguidos Escolha do Consumidor com a nossa marca própria Orlando é mais uma prova de que os consumidores confiam nos nossos produtos, neste caso para disponibilizar uma oferta alimentar para os seus cães, com a máxima qualidade ao melhor preço, pelo que é um reconhecimento que nos deixa muito satisfeitos.
Regularmente, o Lidl promove campanhas de sensibilização contra o abandono animal, com entrega de ração das suas marcas próprias a associação de bem-estar animal. Os últimos dados são alarmantes: nunca houve tantos cães errantes e à espera de famílias nos abrigos. O Lidl está atento a essa realidade?
É uma realidade a que o Lidl Portugal está atento e tem procurado sensibilizar a população, não só através de doações, como de campanhas que chamem a atenção para essa realidade. Neste sentido, o Lidl já realizou 12 campanhas de sensibilização contra o abandono animal, tendo esta última sido realizada em 2020, em contexto de pandemia, que ganhou ainda maior relevância. Sob o mote ‘Lidl Feeding Feed’, o Lidl lançou aos seus seguidores no Instagram um desafio: ajudarem a criar o primeiro feed de Instagram onde publicar a fotografia do seu animal a comer alimentaria outros de famílias carenciadas, evitando o seu abandono. Com a ajuda dos portugueses, o Lidl procurou com o seu ‘Feeding Feed’ ajudar a evitar o abandono animal, ao apoiar as mais de 500 famílias carenciadas, sinalizadas pela Animalife, de norte a sul do país, através da doação de ração Orlando e Coshida.
No total das suas campanhas de sensibilização contra o abandono animal, o Lidl Portugal já entregou mais de 100 toneladas de ração a associações de norte a sul do país.
Carregue na galeria e veja alguns dos produtos Orlando.