O cuidado do bebé é uma rotina diária de cada mãe.

Halibut: Há 74 anos a proteger os bebés e a puxar pela natalidade em Portugal

A marca 100% portuguesa assume-se como Embaixadora da Natalidade e desenvolve ações para contrariar a queda de nascimentos.

Desde 1950 a cuidar do rabinho dos bebés. Este bem poderia ser a história de vida da Halibut, a marca portuguesa que é uma referência nos cuidados de puericultura — afinal, quem não cresceu a usar a pomada Halibut para tratar queimaduras em zonas especialmente sensíveis?

A Halibut é, porém, muito mais do que uma gama de produtos de puericultura: “é uma forma de estar na defesa da natalidade em Portugal”, diz a marca. “Sermos premiados durante 10 anos consecutivos e líderes de mercado é um reconhecimento que nos deixa numa posição mais exigente, onde além de vendas e market share a marca passa a deter a obrigação de contribuir positivamente para os cuidados neonatais em Portugal”, afirma a Brand Manager da Halibut.

Mariana Tracana garante que a empresa quer ter “um papel ativo na chamada de atenção para os desafios da natalidade em Portugal, seja pelo prisma sociodemográfico ou económico, seja pelo impacto que a chegada de um bebé tem na família, no lar ou na mulher”.

Um trio de peso.

É por isso que a firma portuguesa se assume como Embaixadora da Natalidade, através do desenvolvimento de diversas ações e da participação em projetos que contribuam para a literacia dos cuidados do bebé, tendo em conta que pais participativos podem aumentar taxas de natalidade.

Por isso, a Halibut Muda Fraldas, um dos segmentos da gama da marca – tem vindo a apoiar diversas iniciativas e a envolver-se em projetos pedagógicos, ao lado da Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras. “Exemplo disso é a oferta de uma bolsa de estudo, que tem como fim investir na formação dos nossos profissionais de saúde, e o apoio a instituições sociais que auxiliam pais e crianças com carências económicas ou que necessitam de um apoio extra no que toca à gestão da parentalidade”, explica a marca em comunicador.

Natalidade em queda

A redução da taxa de natalidade — mesmo não sendo um problema português, mas da maioria dos países do mundo — deve preocupar-nos a todos. Há alertas severos de que a população mundial deverá cair para metade até 2100, se se mantiver a atual trajetória e não forem criados mecanismos de inversão da curva.

Por exemplo, os últimos dados oficiais para Portugal, relativos a 2022, mostram que por cada 1.000 habitantes nasceram apenas oito crianças, sendo a Taxa Bruta de Natalidade uma das mais baixas da Europa. A tendência decrescente tem sido uma constante, em linha com o que se passa no mundo, embora os primeiros dados relativos ao ano passado sejam relativamente animadores — embora insuficientes. Em 2023 nasceram em Portugal 85.764 bebés, o que representa uma subida de 2,8% relativamente ao ano anterior, de acordo com os dados do “teste do pezinho”, o rasteio neonatal que é realizado na quase totalidade dos recém-nascidos.

O Halibut foi eleita Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Creme Muda de Fralda”

Cada vez mais, por todo o mundo, têm sido discutidas, a nível político, medidas que favoreçam a natalidade, sejam de apoio monetário ou fiscal. Abonos de família, deduções no IRS ou subsídios para o nascimento, a nível nacional, e estratégias municipais para a fixação de famílias em idade ativa têm feito o seu caminho, ainda que com resultados modestos.

Também o favorecimento de medidas de carácter social que possam ajudar à vida doméstica e à conciliação entre as carreiras profissionais com a paternidade, é bem-vinda, quer através da disponibilização de cresces e escolas, da flexibilidade de horários e de melhorias na rede de transportes.

É também aqui, portanto, que a Halibut, como profunda conhecedora da realidade em Portugal e parceira das famílias portuguesas há mais de meio século, quer ser um player ativo neste trabalho.

Um trio de ataque na defesa do bebé

A linha Halibut Muda Fraldas contempla três produtos muito conhecidos dos pais portugueses, que fazem há muito parte das rotinas das famílias nacionais. O primeiro produto é o Linimento, um cuidado 2 em 1 que limpa e protege a pele num só gesto. A sua composição em óleo de girassol e óleo de linhaça favorece a elasticidade e integridade da pele. O linimento proporciona assim uma limpeza suave, removendo os vestígios de urina e fezes, ao mesmo tempo que hidrata a pele.

O segundo produto é o Creme Protetor, que tem uma textura cremosa, sendo fácil de espalhar, e um cheiro agradável. Com ingredientes de origem vegetal, acalma e hidrata a pele, protegendo-a da assadura da fralda. Pode ser usado diariamente, a cada muda da fralda, para prevenir as assaduras.

Finalmente, o terceiro protetor da gama é a Pomada Reparadora, uma pomada para a reparação da pele quando existe irritação, assadura da fralda e/ou vermelhidão no rabinho do bebé. Fácil de espalhar, com miconazol que ajuda a controlar a proliferação de microrganismos na pele e óxido de zinco com ação regeneradora e calmante, proporciona uma sensação imediata de alívio e conforto.

Carregue na galeria e conheça melhor a gama de produtos Halibut.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS