Não há volta a dar. O Ice Tea Tetley é o chá gelado preferido pelos portugueses. Pelo décimo ano consecutivo, a marca fundada em Inglaterra em 1837, foi eleita em Portugal Escolha do Consumidor na categoria “Ice Tea”. Os portugueses valorizaram o sabor, a sustentabilidade das embalagens e a informação disponível no rótulo.
O Ice Tea bebe-se todo o ano com agrado, mas agora que o verão está a chegar, não há nada como o sabor refrescante do Limão, do Pêssego e da Manga para matar a sede, repor a hidratação no corpo e ser invadido por uma energia fresca e eletrizante.
Desde 2014 que a Tetley merece a preferência dos portugueses nos prémio da Consumer Choice, já que também na categoria “Chá em Saquetas”, a marca tem sido eleita ano após ano, o que diz bem da qualidade percebida pelos clientes e da confiança que ela gere em cada consumidor.
Chá gelado em saquetas
O Ice Tea em lata não é a única forma que a Tetley tem para levar mais frescura à vida dos portugueses. Também nas infusões em saquetas, igualmente eleita Escolha do Consumidor, a linha Cold permite a rápida produção de uma bebida natural e bem refrescante.
Ideiais para quem procura um substituto de refrigerantes ou uma forma mais interessante de consumir água. Naturais, livres de açucares e calorias. São infusões que, através de uma inovação Tetley, podem ser infundidas (processo de colocação das saquetas na água e de libertação da essência) em água fria ou gelada.
Mirtilo-Maçã, Limão-Lima e Morango-Maçã são as três deliciosas composições. Basta fazer mergulhar a saqueta em água gelada et… voilà.
Sustentabilidade é palavra de ordem
A Tetley é membro activo da Ethical Tea Partnership (ETP). A ETP é uma aliança sem fins lucrativos formada por mais de 20 produtores internacionais de chá que partilham uma visão para uma indústria próspera do chá, que seja socialmente justa e ambientalmente sustentável.
A ETP opera em todas as grandes regiões de cultivo de chá – Argentina, Brasil, China, Índia (Assam, Kerala e Tamil Nadu), Indonésia, Quénia, Malawi, Sri Lanka e Tanzânia. Em conjunto, estes países fornecem mais de 85% das exportações de chá a nível mundial.
Então, o que faz exactamente a ETP? Assegurar as condições de vida e trabalho nos estados produtores de chá. A ETP recorre a monitorizações independentes para analisar o desempenho dos estados produtores relativamente aos critérios sociais e ambientais estabelecidos nas normas da ETP. Estas incluem vários critérios.
A escolha livre do emprego; a liberdade de associação e direito a negociações colectivas de condições de trabalho; a saúde e segurança; o combate ao trabalho infantil e jovens trabalhadores; a luta pela melhoria de salários e benefícios; a dignidade de um horário de trabalho; o combate à discriminação; a preservação dos solos e da água; o racional consumo de energia e o tratamento de resíduos são alguns desses critérios.
Se algum Estado produtor não cumprir os requisitos das normas, um responsável regional da ETP trabalhará com o governo do Estado para resolver os problemas. Se o produtor não encetar os passos necessários para lidar com as áreas problemáticas, o Estado será suspenso e nenhum membro da ETP negociará com o mesmo até que tenha sido aplicada uma resolução adequada.
A ETP tem ainda parcerias com organizações de renome, como a UNICEF e a CARE International, para angariar fundos em conjunto para projectos que ajudem os produtores a cumprir as normas da ETP. Desde a sua fundação em 1997, a ETP tem trabalhado em muitas questões que permitiram melhoramentos a longo prazo para as pessoas que vivem e trabalham em estados produtores de chá.
Alguns exemplos incluem a melhoria da saúde e da segurança através do controlo do pó na China, o envolvimento de trabalhadores e gestores em importantes tomadas de decisão no Sri Lanka e o sistema de confirmação de idade para combater o trabalho infantil no Malawi.
Carregue na galeria e mergulha na onda refrescante de Tetley.