Com o aumento da esperança média de vida e das dificuldades do Serviço Nacional de Saúde, os cuidados domiciliários tornam-se numa opção bastante apelativa para todos. Especialmente para os idosos ou doentes acamados, que usufruem de apoio e cuidados personalizados e profissionais no conforto das suas casas.
Os cuidados domiciliários são serviços de qualidade prestados por profissionais, que vão ao encontro das necessidades individuais de pessoas de todas as idades com ou sem deficiências ou incapacidades. Estes cuidados, realizados na casa de quem deles necessita, podem variar em tempo e tipo de serviço. Algumas pessoas carecem de acompanhamento 24 horas por dia, outras apenas necessitam de apoio em algumas áreas específicas.
Atualmente, são mais de 2,5 milhões de pessoas idosas em Portugal, entre elas, mais de 3 mil pessoas centenárias. O envelhecimento verifica-se ainda no número de indivíduos em idade ativa por idoso: há 2,6 ativos por cada idoso. Há 20 anos, eram 4 por cada idoso, o que diz bem das alterações na nossa pirâmide etária e como isso leva a um conjunto de mudanças na sociedade.
As necessidades são muitas e diversas. Por isso, os cuidados domiciliários abrangem várias áreas. As mais relevantes são:
– Prestação de cuidados de higiene pessoais;
– Preparação ou entrega de refeições;
– Execução de tarefas domésticas diárias (limpeza e organização da casa, tratamento de roupas, etc);
– Acompanhamento a compromissos (idas ao médico, ao parque, etc);
– Administração de medicação;
– Estimulação cognitiva e motora;
– Cuidados de enfermagem e médicos;
– Serviços de fisioterapia para prevenção ou recuperação;
– Cuidados paliativos.
Porquê os cuidados domiciliários?
Recorrer aos cuidados domiciliários melhora a qualidade de vida das pessoas e das suas famílias, prevenindo situações de dependência e promovendo a autonomia. Listamos os principais benefícios do apoio domiciliário:
– Permite cuidados e tratamentos no conforto da casa;
– Assegura higiene pessoal e tarefas domésticas;
– Adia a institucionalização, permitindo a continuação em casa;
– Reduz o reinternamento hospitalar;
– Previne o isolamento e a dependência;
– Elimina o stress que um ambiente desconhecido pode causar;
– Aumenta o tempo disponível das famílias e melhora as relações familiares;
– Apoia na toma da medicação, evitando descuidos;
– Possibilita uma alimentação cuidada e atempada;
– Promove a auto-estima;
– Minimiza o risco de infeções ou contaminações;
– Evita deslocações desnecessárias;
– Contribui para a conciliação da vida profissional e familiar da família.
Se quer cuidados, eis a solução
Estabelecida no Porto há 15 anos, a Care Kuidados, eleita Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Apoio Domiciliário Porto”, possui uma equipa composta por especialistas nas áreas sociais, de psicologia, enfermagem e gestão, organizada para prestar serviços de apoio domiciliário.
Devidamente licenciada pelo Instituto de Segurança Social, a organização destaca-se “pelo profissionalismo, conquistado pela vasta experiência e assente em valores como a disponibilidade, personalização, compreensão e ajuda”.
Segundo a empresa, o trabalho é feito “em conjunto com as famílias”, para “proporcionar ao cliente o maior conforto e dignidade, permitindo que mantenha ou atinja a sua autonomia no ambiente que melhor conhece: a sua casa”.
A Care Kuidados presta apoio domiciliário, 24 horas por dia, 365 dias por ano, a pessoas com limitações físicas ou psíquicas, permanentes ou temporárias. O apoio ao idoso possibilita o acompanhamento e o auxílio de tarefas do dia-a-dia, como o tratamento da higiene pessoal, a limpeza da casa, a confeção das refeições, controlo e administração de medicação, entre outros.
No Care Kuidados Especiais, há serviços adaptados às necessidades do paciente: “kuidados no AVC, kuidados no Alzheimer e outras demências, Kuidados paliativos, Kuidados na reabilitação, Kuidados no Parkinson, Kuidados na Deficiência”, entre outros.
Carregue na galeria e conheça mais sobre cuidados domiciliários.