A conversa não é agradável, mas tem de ser: a prisão de ventre tem solução

A Psyllogel ganhou o prémio Escolha do Consumidor 2025 e tem soluções perfeitas para resolver de vez esse incómodo e mal-estar.

Há sempre um certo prurido em falar de assuntos da nossa saúde mais íntima, como se ir à casa de banho não fosse uma prática diária de toda a gente. Mas a verdade é que baixamos a voz sempre que precisamos de partilhar com alguém, problemas de obstipação, desconforto abdominal ou inchaço. Muitas vezes, resumimos a coisa com um simples: “ando com uns problemas aqui em baixo”, como se, quando falamos de saúde mental, ainda disséssemos “ando com uns problemas aqui em cima”.

A verdade é que foram anos e anos de preconceitos, de estigmas sociais e de uma educação que defendia que os nossos problemas eram nossos e não deviam ser partilhados. Felizmente, isso está a mudar. Na saúde mental, por exemplo, na menopausa, na disfunção erétil, no cancro e em tantos outros aspetos em que devemos ouvir o nosso corpo.

É, pois, tempo de colocar de lado essas ideias feitas. Vamos lá sem medos falar de algo que nos afeta a todos em algum momento da vida. Segundo um estudo da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, publicado em 2021, estima-se que a obstipação atinja cerca de 12- 19% da população geral, tornando-se mais prevalente à medida que a idade aumenta, afetando 30-40% dos que têm mais de 65 anos.

Portanto, o problema existe, é real. Em primeiro lugar, a explicação: a prisão de ventre ou obstipação são dois nomes diferentes para o mesmo significado: dificuldade de expelir as fezes geradas no nosso intestino. O sistema digestivo do ser humano é muito complexo, pois começa na boca e termina no ânus.

É na última fase da digestão, no intestino grosso, que podemos sofrer de obstipação, designada popularmente por prisão de ventre. O grau de incidência varia de pessoa para pessoa e de diferentes fases da vida, podendo ser crónica ou pontual.

Os distúrbios funcionais do sistema digestivo podem estar relacionados com:

  • Dieta alimentar pobre em fibra;
  • Falta de exercício físico;
  • Alguma medicação;
  • Stress;
  • Gravidez.

 

A prisão de ventre identifica-se essencialmente por:

  • Uma sensação constante de mal-estar;
  • Inchaço na zona do abdómen;
  • Fezes secas e duras, fragmentadas, anormalmente grandes ou pequenas (de tamanho variável);
  • Defecação insatisfatória devido a fezes pouco frequentes (menos de três vezes por semana);
  • Passagem difícil das fezes ou defecação aparentemente incompleta.

 

Calma, tem tratamento

A boa notícia é que o tratamento da obstipação é essencial ao bem-estar, além de que uma situação continuada de prisão de ventre pode ser a causa de outras condições físicas desagradáveis, como as hemorroidas e a incontinência fecal.

O tratamento da obstipação passa por uma mudança no estilo de vida, com mais atividade física, melhor dieta alimentar, rica em fibras, uma adequação da medicação (se possível, deve neste caso falar com o seu médico) e menos stress.

Existem também alguns produtos naturais que podem ajudar a controlar a prisão de ventre, como é exemplo Psyllogel Fibra, da Boiron, um suplemento alimentar à base de psyllium, uma fibra funcional, que favorece a regulação do trânsito intestinal. Psyllogel Fibra tem uma tripla ação, facilitando a evacuação, alívio suave e com efeito pré-biótico.

A gama Psyllogel tem características que tornam este suplemento alimentar indicado e seguro para todos: é isento de glúten, não tem lactose nem açúcares adicionados, pode ser usado de forma prolongada e durante a gravidez. Além disso, tem um sabor agradável.

Psyllogel Fibra está disponível em saquetas e frasco, com os sabores laranja sanguínea, morango e neutro. É adequado para adultos e crianças a partir dos seis anos que sofram de prisão de ventre.

Por todas estas razões Psyllogel Fibra foi eleito Escolha do Consumidor 2025 na categoria “Regulação do Trânsito Intestinal”, com uma nota global de 94% entre as cinco marcas congéneres avaliadas, com base no feedback dos consumidores portugueses.

“Trabalhamos todos os dias no sentido de melhorar a sua saúde intestinal e orgulhamo-nos dos resultados positivos que temos junto de si. Muito obrigado pela preferência, entrámos em 2025 com outra motivação”, escreveu a marca nas redes sociais, assim que soube da vitória.

Carregue na galeria e veja algumas das dicas úteis que Psyllogel tem para si.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS