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AdvanceCare: Há 25 anos a cuidar da exigência dos portugueses

Em entrevista, o CEO da AdvanceCare, José Pedro Inácio, explica os benefícios para o cliente final.

A AdvanceCare tem 25 anos de trabalho em Portugal. Como tem sido feito este caminho, num mercado altamente competitivo e que mudou muito nas últimas duas décadas? 

O mercado da saúde em Portugal tem tido uma evolução contínua e significativa, com uma clara mudança de paradigma, sobretudo na última década. Neste contexto, têm sido observadas três tendências dominantes. Em primeiro lugar, há um aumento dos consumos com saúde em Portugal, motivado por uma rápida transferência de pessoas para o sector privado, mas também pelo aumento dos custos com saúde, função de diversos factores como a inovação ou o envelhecimento da população.

E não há também uma maior exigência do cliente?

Há e essa é, precisamente, uma segunda tendência observada — a exigência do cliente final. Os clientes estão cada vez mais habituados a determinados níveis de serviço e qualidade noutros setores e esperam o mesmo de todos os setores. O cliente de seguro de saúde torna-se exigente na proposta de valor: quer mais, melhor, mais perto e mais rápido. Adicionalmente, assiste-se à adoção de soluções baseadas na tecnologia, seja pela via da crescente digitalização das várias jornadas de cliente, seja pelo surgimento de propostas de valor disruptivas à abordagem tradicional de seguros (insurtech).

A AdvanceCare soube acompanhar esses novos tempos?

Claro. Ao longo destes 25 anos de existência, a AdvanceCare foi progredindo o seu envolvimento na gestão de saúde e expandiu para outras áreas de negócio na saúde. Com uma proximidade cada vez maior com o cliente final, a AdvanceCare destacou-se por ser pioneira no lançamento de uma plataforma, o myAdvanceCare, para facilitar o contacto e criar serviços self-service.

José Pedro Inácio, CEO da AdvanceCare.

A integração no grupo Generali permitiu à AdvanceCare crescer num ecossistema maior? Quais foram os benefícios desta integração para os clientes?

Em 2020 a AdvanceCare integrou o Grupo Generali, um grupo internacional sólido e reconhecido no setor, com presença em mais de 50 países. Fazer parte do Grupo Generali potencia ainda mais o trabalho realizado pela AdvanceCare, alavanca o crescimento dos nossos clientes e gera novas oportunidades de desenvolvimento. Temos tido um papel ativo na resposta aos desafios que têm surgido. Por um lado, temos uma vasta expertise no setor, seja em termos de entendimento profundo da oferta existente e do cliente final, seja pela nossa forte competência clínica. Isso tem-nos ajudado a definir produtos que respondam às necessidades reais do cliente final e a produzir conteúdos que os ajudem na sua tomada de decisão quanto ao melhor produto para o seu caso específico. Como plataforma de saúde especializada na gestão de seguros e planos de parceiros institucionais, a AdvanceCare tem vindo a apostar na digitalização de todas as jornadas de cliente.

O mundo na palma da mão

Quais as reais vantagens para o cliente da plataforma myAdvanceCare, disponível em aplicação e versão web?

Torna tudo muito mais prático e imediato para o cliente, pois permite a gestão totalmente online do seguro de saúde: submeter reembolsos online com processamento em menos de 3 dias úteis, efetuar consultas online e recorrer a um avaliador de sintomas com inteligência artificial, consultar o cartão de saúde, pesquisar a rede de prestadores e respetivos preços dos atos médicos, consultar as coberturas (capitais utilizados e disponíveis, franquias, copagamentos dentro e fora da rede, entre outros), consultar o histórico de utilização, e muito mais.

Ao contrário da percepção genérica, a AdvanceCare não é uma seguradora, mas sim um sistema integrado de saúde, com parceiros de seguros e planos de saúde. Como é feito o trabalho junto dos clientes, quer particulares, quer institucionais?

A AdvanceCare é uma empresa com vasta experiência na gestão de seguros de saúde, tendo vindo a aumentar os serviços que presta ao longo da cadeia de valor e noutras tipologias de seguros. Isso tem-nos ajudado a definir produtos que respondam às necessidades reais do cliente final e a produzir conteúdos que ajudem o mesmo na sua tomada de decisão quanto ao melhor produto para o seu caso específico. Um dos temas críticos é conseguir explicar as vantagens da aquisição de produtos com risco, uma vez que a proposta de valor tem maior cobertura. O cliente final muitas vezes pensa num cenário apenas imediatista de ir a uma consulta, mas se dessa consulta resultar um problema de saúde que requeira internamento ou tratamentos complexos, os produtos com risco são a opção que lhe dá cobertura suficiente para minimizar os custos que teria de pagar do próprio bolso. E esta é uma questão para os clientes particulares, mas também para os clientes empresa, que muitas vezes privilegiam os produtos com baixos capitais de internamento e apenas coberturas de consumo.

Quantos clientes tem a AdvanceCare?

Este ecossistema AdvanceCare, que tem como propósito cuidar da saúde das pessoas, em todas as fases da sua vida, indo desde a prevenção ao tratamento e acompanhamento da doença, serve hoje mais de 1,4 milhões de clientes finais na área da saúde, pagando mais de 430 milhões de euros de despesas de saúde por ano.

Através dos seus parceiros, a AdvanceCare conta com uma vasta rede de prestadores clínicos em Portugal, Espanha e Estados Unidos. Qual é a mais-valia desta rede?

A Rede Médica AdvanceCare tem mais de 50.000 prestadores de cuidados de saúde, em Portugal e Espanha. Integramos todas as especialidades médicas e, só em Portugal, temos uma rede com mais de 17.000 médicos e 100 hospitais, que ajudam a obter as respostas mais rápidas e os melhores tratamentos para cada caso. A AdvanceCare disponibiliza ainda uma rede especializada em cuidados de medicina dentária e estomatologia, a Rede Dentinet, aos melhores preços do mercado. Por fim, a Rede de Bem-Estar AdvanceCare dispõe de várias soluções, como medicinas não convencionais, estética, termas e ginásios em todo o país.

Além da Gestão de Seguros e Planos de Saúde, a AdvancaCare conta com outras áreas de negócio. Quais são elas?

Sim, é verdade. A AdvanceCare desenvolve quatro linhas de negócio dentro da prestação e gestão de serviços clínicos e de prevenção na saúde, que permitem ter uma oferta alargada de produtos e serviços: Gestão de Seguros e Planos de Saúde; Avaliação de Risco (na subscrição de seguros de saúde e vida); Gestão de Danos Corporais (automóvel, acidentes de trabalho e pessoais, e vida risco) e Segurança e Saúde no Trabalho (através da empresa do Grupo – Esumédica).

A AdvanceCare foi eleita Escolha dos Profissionais 2024
na categoria “Sistemas de Saúde”

A quantidade e tipologia de parceiros é um dos segredos do sucesso da AdvanceCare?

Acreditamos que sim. Todo este know-how sobre o cliente final é colocado ao serviço dos seus clientes institucionais e parceiros, de forma a proporcionar uma proposta de valor diferenciada, seja por uma gestão de sinistros mais eficaz e eficiente, seja pela prestação de um serviço de qualidade e focado nas necessidades dos clientes finais, melhorando a experiência dos mesmos e aumentando a retenção e satisfação. Temos igualmente a vantagem de definir soluções AdvanceCare customizáveis e altamente flexíveis para responder aos requisitos de cada um dos seus clientes institucionais, em particular das Seguradoras.

O serviço Care&Go é outra das vantagens que os clientes da AdvanceCare têm disponíveis. Em que consiste?

A loja Care&Go disponibiliza programas online, com acompanhamento clínico especializado em áreas como Nutrição, Psicologia e Maternidade (consulta de diagnóstico de infertilidade). Apostamos tipicamente em produtos que possam ser complementares ao Seguro de Saúde. Este serviço de saúde e bem-estar não é exclusivo para clientes AdvanceCare, mas existe um desconto de 5% para quem for nosso cliente.

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