Anda de lágrima no olho e não é de tristeza? Estes oftalmologistas olham para si

A Clínica Privada de Oftalmologia, que foi pelo 2.º ano consecutivo Escolha do Consumidor, ajuda-o em tudo.

Há momentos na nossa vida em que precisamos de chorar para descarregar o que nos pesa e aperta no peito. Outros há em que choramos de alegria e outros em que, sentados à mesa entre amigos, somos servidos com repastos de “comer e chorar por mais”. Tudo isto é natural e faz parte das vivências de cada um de nós. O que já não é natural é chorar constantemente, a ponto de se tornar num incómodo diário. Se é o seu caso, não negligencie o que está a acontecer – porque com os olhos não se brinca.

Muitas vezes, estamos perante o chamado lacrimejo, que se caracteriza pela produção excessiva de lágrimas ou por uma drenagem insuficiente. É isso mesmo. Apesar de as lágrimas serem essenciais para lubrificar e proteger os olhos, se forem em excesso podemos estar perante um problema subjacente. E há que o identificar e tratar.

Entre as causas mais comuns do lacrimejo – também chamado de epífora – estão o ambiente (exposição a fumo, vento frio ou poluição); corpos estranhos (presença de pestanas ou partículas de poeira); alergias e infeções (como a conjuntivite); canal lacrimal bloqueado (uma obstrução pode impedir a drenagem adequada das lágrimas); problemas nas pálpebras; síndrome do olho seco; medicamentos e tratamentos (efeitos secundários) e até a idade – nos bebés, os canais lacrimais subdesenvolvidos podem causar olhos lacrimejantes; e também as pessoas mais velhas são mais suscetíveis devido à degeneração natural dos canais lacrimais e outras mudanças oculares associadas ao envelhecimento.

E quando deve ser visto por um oftalmologista? Se o lacrimejar for persistente, se alterar a posição das pálpebras, causar inchaço ou nódulos ao redor dos olhos, mudanças na visão ou dor intensa, não hesite: deve marcar uma consulta médica. O diagnóstico do lacrimejo inclui um exame ocular detalhado e, em alguns casos, a utilização de colírios com corante para avaliar a drenagem lacrimal. Também podem ser necessários exames de imagem para investigar obstruções – e para que tudo volte a ficar bem.

Com tratamento adequado, o lacrimejo geralmente tem um bom prognóstico, com alívio significativo ou resolução completa dos sintomas. Enquanto isso, pode seguir algumas dicas para aliviar esses mesmos sintomas: evite esfregar os olhos, use óculos de sol em condições de vento ou luz intensa e mantenha uma boa higiene ocular.

A CPO voltou a ser reconhecida este ano.

Clínica Privada de Oftalmologia: Escolha do Consumidor pelo segundo ano

Seja pelo lacrimejo ou qualquer outro incómodo ou problema que sinta nos olhos, o recomendável é que marque uma consulta para saber o que se passa. E, como em tudo na vida, deve ser visto pelos melhores. É o caso da Clínica Privada de Oftalmologia (CPO), que foi destacada com o prémio Escolha do Consumidor 2025, na categoria “Clínicas de Oftalmologia”, atribuído pelo Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor – Consumer Choice.

A qualificação e experiência dos médicos oftalmologistas, os equipamentos e técnicas avançadas, garantindo inovação e precisão em todos os procedimentos, a eficiência no agendamento e conveniência da localização, facilitando o acesso ao cuidado oftalmológico, bem como o apoio ao paciente antes, durante e após as consultas, foram os atributos mais valorizados pelos consumidores na escolha da Clínica Privada de Oftalmologia – e que lhe valeram este prémio pelo segundo ano consecutivo.

A CPO, situada no Tivoli Forum, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, é uma referência nacional em cuidados oftalmológicos desde a sua fundação em 2007. Oferece serviços abrangentes em todas as áreas da oftalmologia médica e cirúrgica, incluindo cirurgias de LASIK, catarata, vitrectomia, transplante de córnea e tratamentos para glaucoma.

Inovação e compromisso contínuo

“Em 2025, reafirmamos o nosso compromisso com a inovação e o cuidado centrado no paciente. Continuaremos a investir em tecnologias de ponta, formação contínua da nossa equipa e na melhoria das nossas instalações, para que cada visita à CPO seja uma experiência de excelência”, sublinha a Clínica Privada de Oftalmologia.

Na CPO, cada rastreio oftalmológico é conduzido com precisão e cuidado por uma equipa especializada. “Utilizamos equipamentos de última geração para assegurar que cada diagnóstico seja preciso e confiável. Agendar uma consulta é fácil: basta visitar o nosso site e escolher o horário que melhor se adapta à sua agenda”, promete a empresa.

“A relação com o paciente não é apenas uma relação com a doença, é sim uma relação com a pessoa”, diz ainda a CPO sobre os seus valores.

Carregue na galeria e conheça mais sobre a Clínica Privada de Oftalmologia de Lisboa; instalações, tratamentos, intervenções.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS