O sistema imunológico é a defesa natural do corpo contra agentes patogénicos, como bactérias, vírus, fungos e toxinas, além de células cancerígenas e outras ameaças. Ele é formado por uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e proteínas que trabalham juntas para proteger o corpo. Quando o sistema imunológico funciona bem, ele deteta e derrota invasores antes que causem danos.
Há, porém, vários fatores que levam à degradação do sistema imunológico: deficiente alimentação, stress exagerado, o tabagismo, a falta de exercício físico e o avanço da idade vai desgastando a nossa imunidade, pelo que é fundamental reforçá-la, sobretudo no outono, para evitar gripes e constipações.
Para fortalecer o sistema imunológico, deve seguir algumas práticas e hábitos saudáveis, que ajudam a fortalecer a resposta imunológica do corpo. A começar pela alimentação correta, condição essencial para uma vida saudável.
Deve ingerir cinco porções de frutos e legumes por dia para obter as vitaminas, minerais e antioxidantes de que necessita, essenciais para um sistema imunitário forte e saudável. Para isso poderá comer saladas, legumes cozinhados, sopas, fruta crua ou cozinhada.
Dormir entre 7 e 9 horas por noite ajuda a restaurar as defesas do corpo e melhora a produção de células de defesa, como os linfócitos. Portanto, se tem por hábito dormir pouco ou mal, trabalhe para melhor a qualidade do seu sono.
A prática de exercícios moderados, como caminhadas, corrida leve, natação e musculação, ajudam a melhorar a circulação de células imunológicas. E, acredite, a regularidade com que praticar atividade física vai também ajudar a dormir melhor, na hora de se deitar.
O stresss afeta características de imunidade. Práticas de relaxamento como meditação, ioga e exercícios respiratórios são fundamentais para um sistema imunológico mais forte.
Há quem diga que “não consegue” beber água. Mas saiba que ingerir um litro e meio de água por dia ajuda a manter o sistema linfático a funcionar corretamente, o que é essencial para eliminar toxinas e manter as células de defesa ativas.
O fumo e o consumo excessivo de álcool prejudicam o sistema imunológico. Reduzir ou evitar esses hábitos é um ponto fundamental.
A importância da suplementação
Quando falamos em imunidade, há algumas vitaminas imprescindíveis para reforçar o sistema imunitário. Muitas delas estão presentes na alimentação saudável de que já lhe falámos, mas por vezes, é preciso reforçar com suplementação natural. Saiba quais são os principais micronutrientes essenciais:
Vitamina C
A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que os seres humanos não são capazes de produzir internamente, por isso ela deve ser adquirida através da ingestão alimentar, em particular de hortofrutícolas e/ou através da suplementação. Pode ser eficaz na redução da duração de uma constipação. Enquanto poderoso antioxidante, pode ser capaz de reduzir biomarcadores oxidativos e inflamatórios e, por isso, tem vindo a mostrar-se promissora na prevenção de determinadas doenças.
Vitamina D
Já a vitamina D, solúvel em gordura, é um regulador chave da resposta imunitária, contribuindo para a prevenção de infeções, (é, por isso, especialmente importante durante os meses frios). Embora Portugal seja um país de sol, que é a principal fonte de vitamina D, 66% dos adultos portugueses apresentam insuficiência/deficiência desta vitamina, e a suplementação é uma possível resposta.
Zinco
O zinco, por sua vez, é um mineral habitualmente presente nos suplementos de reforço imunitário. É muito importante para o desenvolvimento e funções de todas as células imunológicas, reforçando as nossas barreiras de proteção. Um número significativo de doenças respiratórias é atribuído à deficiência de zinco, e os suplementos com zinco demonstraram reduzir a duração de infeções do trato respiratório e de constipação.
Selénio
De ação antioxidante, o selénio é também um mineral que desempenha um papel importante na regulação da inflamação e da imunidade. A deficiência em selénio pode dar origem ao aumento da suscetibilidade a infeções, doenças inflamatórias crónicas e possivelmente de cancro. Os suplementos de selénio são igualmente uma boa forma de modular a nossa imunidade.
Viva Melhor é Escolha do Consumidor
Com o ritmo acelerado da vida moderna, nem sempre é possível realizar todos os esforços para o bom funcionamento do sistema imunitário – alimentar-se de forma adequada, dormir as horas recomendadas ou praticar exercício físico regularmente. É aqui que os suplementos entram em ação como um apoio muito importante.
A Viva Melhor, empresa líder na suplementação natural 100% portuguesa, recomenda o Kit Imunidade, o seu reforço mais valioso contra gripes e constipações, composto pelos suplementos alimentares naturais Vitasol e Fortymun C Efervescente.
– Vitasol para apoiar a imunidade, ajudar o intelecto e reforçar a energia, reduzindo o cansaço e a fadiga;
– Fortymun C Efervescente para manter o funcionamento do sistema imunitário.
Estes suplementos são opções práticas e eficazes para manter a imunidade em dia e passar o Outono com mais tranquilidade e longe de gripes e constipações.
A empresa consolidou a sua posição de liderança ao ser eleita Escolha do Consumidor 2024 na categoria de suplementos vitamínicos, com uma Nota Global de 84,4%.
Este reconhecimento reforça a excelência dos suplementos Viva Melhor e reflete a confiança e satisfação dos consumidores em relação à sua qualidade e eficácia.
Para a Viva Melhor, “este prémio reflete a qualidade superior dos suplementos e a excelência no atendimento ao cliente, pilares fundamentais da marca para a construção de uma relação de confiança e satisfação a longo prazo”.
Carregue na galeria e conheça mais da Viva Melhor.