Quando ouvimos falar em calorias, todo o nosso corpo fica em sentido. O cérebro começa a processar números, a nossa pele arrepia-se e os olhos, por vezes, até se esbugalham – principalmente se estivermos a fazer dieta. Mas todos precisamos de calorias e o segredo é não ingerir mais do que aquelas que conseguimos gastar, isto se quisermos manter-nos em forma. Uma fonte rica e saudável de calorias está nos frutos secos, que são um grande aliado da nossa saúde, já que rapidamente nos sentimos saciados. Mas sabe quais os vários tipos e quais os seus benefícios?
Há muito tempo que os frutos secos entraram na alimentação dos portugueses, na qual ocupam um lugar de destaque, tanto a nível sensorial, como nutricional. E existe uma enorme variedade, sendo possível classificá-los em duas categorias: oleaginosos e desidratados.
No caso dos oleaginosos, temos, por exemplo, as nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, pistácios, castanhas e castanhas de caju. E, como o próprio nome indica, os frutos oleaginosos são ricos em ácidos gordos (mono e polinsaturados) – aquilo a que se chama “gordura saudável”. Além disso, são ricos em fibra, minerais (como o magnésio, fósforo, zinco e ferro), proteínas e vitaminas – como vitaminas do complexo B e vitamina E.
Resumindo: são pequenos frutos comestíveis, pobres em hidratos de carbono e ricos em gordura, que se consomem em estado seco. A sua riqueza em gordura monoinsaturada está associada à melhoria dos níveis de colesterol total e à diminuição do denominado “mau colesterol”. Por isso, um consumo regular, nas quantidades recomendadas, tem um efeito favorável em termos de saúde cardiovascular. E, aqui, “quantidades recomendadas” é um aspeto muito importante, já que, por serem bastante calóricos, têm de ser consumidos com moderação.
Para ter uma ideia das calorias por cada 100 gramas, no caso das amêndoas estas contêm 643 kcal, nas avelãs 689 kcal e nas nozes 699 kcal. Já os pinhões contêm 622 kcal por cada 100 gramas e os pistácios 616 kcal.
Se ficou entusiasmado e quer incluir, de forma moderada, os frutos secos na sua rotina alimentar diária – duas amêndoas a meio da tarde, por exemplo, dão-lhe uma sensação de saciedade que o aguentam até à hora de jantar sem andar a petiscar –, a Frutorra tem provas dadas: em 2024 foi eleita pelo terceiro ano consecutivo Escolha do Consumidor, na categoria “Frutos Secos”, uma distinção atribuída pelo Consumer Choice.
Também pode ver as várias receitas em que pode incluir frutos secos. São deliciosas.
Sempre a crescer
Com sede em Degracias, no concelho do Soure, a Frutorra foi fundada em 1988, operando no setor de importação, transformação e distribuição dos mais diversos aperitivos, frutos e legumes secos. A sua história é feita de confiança, fiabilidade e resiliência. Tudo começou nos anos 80: numa das idas constantes ao Algarve, João Pimenta teve a ideia de começar a levar para o centro do país amendoim com casca.
No início, mandava torrar este fruto seco em pastelarias. Mais tarde, começou a fazê-lo na sua própria fábrica. Com a evolução do próprio país e a procura por produtos diversificados, a Frutorra começou igualmente a crescer.
A procura pela experiência e saber-fazer da Frutorra foi tão acentuada que a fábrica se mudou em 1997 para uma estrutura maior e mais moderna, mais capaz de dar resposta às expectativas dos seus clientes pelo aumento do seu potencial produtivo. Todos os dias passam pela fábrica milhares de frutos secos, oriundos dos melhores produtores nacionais e internacionais, e que posteriormente são selecionados pelas mãos hábeis e experientes dos colaboradores da empresa – que integra desde 2018 o grupo espanhol de snacks e frutos secos Grefusa.
Assim, há mais de 35 anos que a Frutorra se dedica ao desenvolvimento do seu negócio, sempre com o foco no crescimento e liderança no seu setor – e com o investimento na sustentabilidade a fazer igualmente parte do seu plano estratégico. Esta marca de ADN nacional fechou o ano de 2023 com um crescimento de 9,4% nas vendas e uma nova fábrica, focada em castanhas. E a Grefusa quer que a capacidade produtiva em Portugal continue a crescer. Segundo a imprensa especializada espanhola, a empresa tem contemplado no seu plano estratégico até 2026 um investimento de mais de sete milhões de euros na construção de uma nova fábrica de frutos secos no nosso país.
Em termos de lançamento de produtos, a Frutorra continua a introduzir novidades. Entre as mais recentes estão os mixes América e África, que combinam frutos secos e snacks crocantes, com aromas intensos, tendo sido a sensação do início de verão. Outro dos últimos lançamentos foi o das castanhas cozidas sem pele, prontas a consumir e sem conservantes ou açúcares adicionados, como um snack que se quer mais saudável.
Sem dúvida que a Frutorra é uma marca “saída da casca”, já que não tem receio de inovar e de se aventurar, apalpando novo terreno e acompanhando a evolução dos gostos dos seus consumidores. É caso para se dizer, que com esta empresa, “Deu Deus nozes a quem tinha dentes”.
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