Não há uma varinha mágica, nem uma poção milagrosa. Cada mulher é uma mulher e a menopausa não afeta todas por igual. Nem na mesma intensidade, nem com os mesmos sintomas, nem na mesma idade.
Sim, para muitas mulheres, a menopausa pode ser mesmo uma grande chatice. As alterações hormonais trazem sintomas como ondas de calor, insónias, mudanças de humor e até queda de cabelo. Mas há formas de tornar essa fase menos difícil e ainda mais bonita.
Cuidar da alimentação, praticar exercício físico, manter uma boa rotina de sono e, se necessário, recorrer a tratamentos hormonais ou naturais pode fazer uma grande diferença. Além disso, falar com outras mulheres que estão a passar pelo mesmo pode ajudar a sentir-se melhor.
Felizmente, a menopausa deixou de ser um tabu e cada vez falamos mais dela. Ainda bem, porque, ao contrário do que o secretismo em redor da condição podia fazer crer, não há nada de anormal nisso. A menopausa é um processo biológico que dita o fim da fertilidade e que é confirmado depois de 12 meses sem menstruação.
No ocidente, a idade média é aos 51 anos, mas pode ocorrer entre os 40 e os 58 anos, havendo casos precoces, pelos 30 anos, e tardios, pelos 60. Em Portugal, a média de idade é aos 48 anos.
Com a menopausa surgem também diversas transformações fisiológicas inclusive, como já dissemos, no cabelo, que perde volume e fica com o ritmo de crescimento mais lento. Isto porque, há uma diminuição da produção de estrogénio, uma hormona decisiva para o crescimento dos fios e que também ajuda na hidratação e brilho do cabelo. Com os níveis de estrogénio mais baixos, é normal que a mulher venha a sofrer de queda de cabelo.
Mas, este processo não é igual para todas as mulheres, até porque há influência de outros fatores como a genética e o estado do cabelo antes da chegada da menopausa. Por este motivo, é importante apurar e perceber a causa da queda de cabelo, de forma a atuar em conformidade e escolher a rotina capilar mais adequada.
Bioscalin tem a solução
Bioscalin — número 1 de vendas em Itália — tem a receita certa para aliviar e acabar de vez com a queda de cabelo nestas situações. Especializada em cuidados capilares, a marca foi desenvolvida pela Giuliani Research, uma empresa farmacêutica italiana com mais de 135 anos de história.
Focada em soluções para queda de cabelo e saúde capilar, oferece produtos específicos para a queda de cabelo: ampolas, suplementos alimentares, champôs, condicionadores. Esta marca tem também gamas anticaspa, para regulação do couro cabeludo sensível ou oleoso e de coloração capilar. Bioscalin desenvolve produtos baseados na ciência, com fórmulas patenteadas, combinando ingredientes naturais e tecnologia únicas, sempre com resultados comprovados segundo estudos científicos.
A gama Tricoage 50+ de Bioscalin é especificamente formulada para o combate da queda de cabelo e do envelhecimento capilar da mulher que se encontra na menopausa, ou até mesmo na pré-menopausa, onde o cabelo se torna mais enfraquecido e com tendência à queda. A gama permite que tenha uma rotina completa: shampoo, condicionador, máscara, ampolas anti-queda, suplemento alimentar, todos fortificantes para cabelos quebradiços, ralos e finos.
Vamos por partes: o shampoo fortificante TricoAge50+, explica a marca, “é ideal para um cabelo quebradiço, sem densidade e danificado pelo tempo. Com uma textura rica e cremosa, a sua fórmula ultra-suave, remove as impurezas, ao mesmo tempo que respeita o equilíbrio hidrolipídico do cabelo e do couro cabeludo com ingredientes rigorosamente selecionados para uma nutrição e suavidade intensas. Este shampoo, de uso diário, torna os cabelos mais fortes e revitalizados, com mais corpo, volume e brilho, ao mesmo tempo que combate o aparecimento de cabelos brancos”.
O condicionador fortificante TricoAge50+ “hidrata intensamente um cabelo fraco, quebradiço e danificado com o tempo, tendo também uma ação antiqueda e antienvelhecimento capilar. Com textura sedosa e uma ação revitalizante na fibra capilar, deixa o cabelo mais macio, hidratado e suave. Pode ser usado diariamente”.
Já a máscara fortificante TricoAge50+, Bioscalin aponta-lhe uma “ação reconstrutora que nutre e repara em profundidade o cabelo danificado, frágil, sem brilho e quebradiço com uma ação antienvelhecimento e anti-queda. Pode ser aplicada 1 a 2 vezes por semana”.
A marca disponibiliza ainda nesta gama cuidados especiais de combate à queda de cabelo: as ampolas antiqueda TricoAge50+, que “promovem uma ação antiqueda, com um conjunto de ingredientes patenteados que fortalecem o cabelo e tornam-no mais jovem. O complexo ColorCare protege o cabelo contra o envelhecimento capilar, retardando o aparecimento de cabelos brancos. E a sua tecnologia única e inovadora Triactive3 permite uma utilização cómoda, de apenas 1 ampola a cada 3 dias”.
Finalmente, o suplemento alimentar TricoAge50+ tem uma fórmula exclusiva que proporciona ingredientes essenciais à saúde do cabelo da mulher na menopausa ou pré-menopausa. Com a toma de 1 comprimido por dia, o cabelo que era sem corpo e com tendência à queda, passa a ser mais forte, denso e saudável.
A Bioscalin estreou-se a vencer o Prémio Escolha do Consumidor 2025 na categoria “Cuidado Capilar Antiqueda”, entre as quatro marcas avaliadas. O feedback dos consumidores portugueses rendeu à marca uma nota global de 89%.
Carregue na galeria e saiba mais sobre a gama capilar TricoAGE50+ da marca italiana Bioscalin.