Para acabar de vez com a vergonha.

Falar cada vez mais das “coisas de mulheres” para acabar com os tabus

Quebrar barreiras. É esse o caminho que tem sido feito e que vai continuar a ser feito pela Ausonia e Ausonia Discreet.

Absorção, discrição e conforto. Na hora da higiene íntima da mulher, é fundamental que tudo seja natural e eficaz. Desde 1977 que a Ausonia é uma referência na casa das portuguesas. Mas as palavras menstruação e incontinência continuam a agitar ainda muitos fantasmas. Ana Oliveira, gestora de marcas de Cuidado Feminino da P&G Portugal, que detém as duas insígnias de higiene íntima, quer acabar de vez com o preconceito. “Queremos ajudar as mulheres a viver em pleno”, assegura.

 

A Ausonia foi criada em 1977, constituindo-se hoje como uma marca de grande prestígio na higiene íntima da mulher. Como tem sido o crescimento da marca e a sua evolução em Portugal no que toca à implantação no mercado e faturação?

Falar em crescimento e evolução da marca Ausonia é, antes de mais, falar sobre inovação, uma inovação sustentada pelo conhecimento das necessidades das nossas consumidoras e possibilitada pela ciência e investigação.

Essa tem sido uma aposta muito forte?

Claro. Ao longo dos anos, continuamos a evoluir e a oferecer produtos que merecem a confiança de tantas pessoas, de tantas gerações – produtos desenvolvidos para garantir o máximo de conforto, discrição e absorção, na categoria de higiene menstrual e na categoria de incontinência. São estas características que tornam Ausonia, numa marca reconhecida e com um posicionamento sólido em Portugal.

Em 2012 a marca Ausonia passou a integrar a Procter & Gamble. Que vantagens colheu a marca por esta integração num grande grupo internacional?

A P&G está focada em desenvolver produtos superiores em todo o seu portefólio, trabalhando para fazer crescer as suas marcas e valorizando as categorias onde está inserida. Fundada há mais de 180 anos, a P&G completa este ano 35 anos em Portugal, numa história marcada pelo foco na superioridade e inovação, não só das fórmulas dos seus produtos, mas também das ferramentas de investigação, distribuição, análise de dados e comunicação. Por exemplo, algumas das campanhas de marketing mais icónicas a nível global e nacional foram desenvolvidas pela P&G.

Como por exemplo?

Olhe, foi com a P&G que Ausonia se aliou à Liga Portuguesa Contra o Cancro para contribuir para a investigação em projetos sobre cancro da mama, através da atribuição de bolsas de estudo, numa iniciativa que caminha para a sexta edição e que reforça o propósito da marca, de estar ao lado da mulher em todas as fases da sua vida.

Solução para a incontinência nas mulheres

Na variedade de produtos disponíveis, qual a diferença entre os produtos Ausonia e os produtos Ausonia Discreet?

Começamos pelo que Ausonia e Ausonia Discreet têm em comum, que é a qualidade em produtos de cuidado de higiene feminina, em que se destaca a absorção, discrição e conforto. No entanto, os produtos de Ausonia e Ausonia Discreet servem necessidades diferentes, sendo que Ausonia tem no seu portefólio pensos higiénicos, para proteção menstrual e pensos diários – protegeslip. Já Ausonia Discreet oferece uma gama de produtos para incontinência, para diferentes níveis de necessidade – de pensos a pants/cuecas de pants simples, a pants boutique, que se distinguem esteticamente por parecerem roupa interior.

Ausonia Discreet voltou a ser Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Produtos de Incontinência”. Que importância tem esta distinção dos consumidores para a marca?

O reconhecimento dos nossos consumidores é, de facto, a mais importante distinção para a nossa marca porque é o objetivo e o resultado do nosso trabalho – estamos determinados em oferecer a melhor tecnologia para ter um verdadeiro impacto no dia a dia e na confiança de quem usa os nossos produtos – numa categoria em que esta performance é determinante para que as pessoas se sintam seguras e confortáveis, para viver sem barreiras.

As mulheres lidam hoje melhor com os assuntos da sua intimidade do que antigamente. É fundamental falar-se cada vez mais destes assuntos?

Enquanto marca de higiene feminina, acreditamos que podemos ter um impacto positivo, ao mostrar que a vida pode ser vivida sem barreiras – sejam elas relacionadas com o período ou com incontinência. Os nossos produtos e as nossas ferramentas de comunicação podem efetivamente ter um papel importante, promovendo o diálogo e a desmistificação, que são essenciais para saber quais as soluções para as necessidades de cada mulher.

“Queremos ajudar as mulheres a viver em pleno”

Qual tem sido a estratégia da Ausónia na aproximação à mulher no que toca à literacia e à normalização destes assuntos?

Ausonia e Ausonia Discreet têm o objetivo de ajudar as mulheres a viver em pleno, sem barreiras, sendo que a primeira barreira poderá ser exatamente a não normalização de temas como o período e/ou incontinência e a falta de conhecimento da existência de soluções adequadas para cada pessoa, em cada momento. No caso de Ausonia Discreet, além da comunicação em diferentes meios, como TV, com foco nesta normalização, apostamos na experimentação grátis, de forma a que, mais do que comunicar a solução, as consumidoras conheçam e experimentem o produto, entendam qual o nível de absorção indicado e sintam o impacto de se sentirem mais seguras em situações de incontinência. Adicionalmente, proporcionamos produtos que são femininos e que pelo seu design, cores, nível de absorção, são equiparáveis a roupa interior feminina, proporcionando assim soluções para as várias situações do dia a dia de uma forma simples, prática e feminina.

A vossa gama de produtos é muito diversificada. Quais são os que têm mais procura das consumidoras portuguesas?

No caso dos produtos de Ausonia, a diversidade de produtos existe como resposta às diferentes necessidades. Diferentes pessoas terão diferentes necessidades de absorção, tamanho ou linha  – na realidade, a mesma pessoa pode ter diferentes necessidades, em diferentes momentos da vida, pelo que toda a gama tem uma procura significativa. Por exemplo, sabendo que a componente estética é essencial para muitas consumidoras, Ausonia Discreet lançou a linha Ausonia Boutique, um lançamento de sucesso que responde a esta necessidade ao ser muito parecida com roupa interior feminina.

Quais são os trunfos da marca em comparação com outras marcas que estão no mercado?

Os atributos diferenciadores de Ausonia são a absorção, neutralização do odor, conforto e discrição, sendo que os pensos e pants de Ausonia Discreet são realmente finos, com uma excelente performance.

Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos Ausonia e Ausonia Discreet.

 

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