“Na Alberto Oculista não queremos crescer por crescer, mas manter o foco no cliente”

Rede ótica começou há 40 anos no Funchal. Hoje tem 70 lojas e integra um grupo que disputa o top 3 do mercado nacional.

Passinhos prudentes mas sustentados. Esta sempre foi a política da marca Alberto Oculista, a comemorar o quadragésimo aniversário de vida. Tudo começou quando Alberto Caires decidiu que se queria estabelecer por conta própria. Sonhou e concretizou. Hoje, a empresa é gerida já por uma segunda geração, mas não perdeu o foco nos pormenores e na atenção ao cliente, como conta ao Escolhas.pt o CEO, Miguel Caires, filho do fundador.

Se lhe pedíssemos uma qualidade / característica única da rede Alberto Oculista, que a marca sinta que é verdadeiramente diferenciador em relação à concorrência, qual era a expressão que escolhia?

Paixão pelos desafios. Somos uma marca que nasce na Ilha da Madeira, há 40 anos, através de um trabalhador por conta de outrem que decide dar um passo rumo à aventura por conta própria e consegue atingir a liderança do mercado regional em cerca de 20 anos de atividade. Depois, sempre com o mesmo ADN de paixão pela área e por criar novos projetos, ultrapassar barreiras, lançar desafios a si própria, uma segunda geração lança a marca no continente português, abrindo a 12.ª loja da rede (a primeira fora da Madeira).

Era o início de uma grande caminhada. Quantas lojas tem hoje a marca Alberto Oculista?

Hoje contamos com uma rede de 120 lojas, por entre três marcas e disputamos o top três do mercado nacional. Sem a paixão que sentimos por tudo o que fazemos, seria impossível este trajeto. É fácil olhar para trás, hoje, mas o caminho fez-se com muito trabalho, muita resiliência e uma equipa que nos acompanha todos os dias e que cresce cada vez mais (600 pessoas atualmente, em todo o grupo).

Mais de 70 lojas em todo o país.

Só na rede Alberto Oculista, quantas lojas e trabalhadores?

A Alberto Oculista tem cerca de 70 lojas. Depois temos a Opticenter com cerca de 40 lojas e ainda a Óptica Médica Rogério (uma rede mais local, no Norte do País) com 7 lojas.

Vai longe o ano de 1984 e da pequena loja de rés do chão do Funchal, onde tudo começou…

Vai longe, sim. Tivemos sempre uma vontade enorme de autossuperação e também foco no serviço ao cliente. Sempre procurámos ser diferentes e em todo este caminho conseguimos identificar duas ou três variáveis que foram muito importantes para chegarmos até ao dia de hoje, tal como proximidade para com os clientes, dinâmica comercial e uma boa dose de inovação.

O crescimento e expansão da marca está previsto. O que é que está pensado e com que objetivos?

O principal objetivo é não perder o ADN de foco e proximidade. Não queremos crescer  por crescer, mas sim para oferecer aos novos mercados onde entramos a nossa forma de estar. Iremos consolidar o nosso trajeto de marca nacional, sem dúvida, mas com passos sólidos, sempre.

Peça exclusiva e personalidade pelo cliente

Os óculos 100% à medida é um dos serviços-bandeira da Alberto Oculista, possível graças à tecnologia  Virtual Eyewear Assistant. Em que consiste? Quais as vantagens?

Este é o exemplo mais recente da capacidade de inovação e de diferenciação da nossa marca. É uma tecnologia única que permite desenhar os óculos à medida de cada pessoa, à face de cada cliente, e ainda personalizá-los com os padrões e cores que o cliente quiser. Depois desta seleção feita, os óculos são únicos no mundo. É uma verdadeira peça exclusiva e personalizada pelo cliente.

Até ao final de outubro, a Alberto Oculista tem a promoção de filtro azul e até dezembro, o valor líquido da compra de uns óculos de sol pode ser “reinvestido” noutros óculos. Qual a importância destas campanhas na estratégia de fidelização de clientes?

Já habituámos o mercado a uma grande dinâmica comercial. Na verdade, para estar na linha da frente é necessário romper com o tradicional em algumas variáveis. Na vertente comercial é fundamental acrescentar valor às nossas propostas, para que os clientes se sintam mimados, sintam que têm uma oportunidade que não podem perder. Este aspeto aliado à nossa capacidade de fidelizar clientes fazem da Alberto Oculista a marca que é hoje no panorama nacional.

Pelo segundo ano consecutivo, a Alberto Oculista foi vencedora dos Happy Awards, por decisão dos consumidores portugueses. O que é que esta distinção significa para a empresa?

Um orgulho enorme. Temos sido muito acarinhados pelos consumidores, a nível de prémios, no entanto, este em particular tornou-se especial por uma razão: vai além dos nossos maravilhosos clientes. É fruto destes, claro, mas também dos nossos parceiros de negócio (fornecedores) e da nossa própria equipa. Dá-nos uma motivação imensa em continuar a trabalhar e criar novos desafios.

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