Como têm sido as suas noites? Consegue dormir que nem uma pedra as 7 ou 8 horas recomendadas pelos especialistas ou, pelo contrário, anda às voltas na cama, sem conseguir pegar no sono? Ou é dos que acorda a meio da noite a pensar na lista de tarefas que tem de cumprir no dia seguinte e, quando finalmente consegue adormecer, já está há hora do despertador tocar para mais um dia de trabalho?
A importância de dormir bem é diária, nem seria preciso haver um dia especial no ano para nos lembrar. Mas há. E acabámos de o celebrar. Foi a 14 de março que se assinalou o Dia Mundial do Sono, uma data desenvolvida pela World Sleep Society e que se assinala anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, a estação do ano que traz consigo a tão aguardada mudança da hora.
E se só consegue pensar que os dias vão ficar mais longos e que não precisa de um dia específico para relembrar a importância de algo tão simples como dormir, saiba que um descanso adequado é absolutamente vital para a saúde física e mental. É que dormir bem não é apenas uma questão de conforto, é essencial para o bom funcionamento do organismo.
A importância do sono para a saúde
Um sono de qualidade desempenha múltiplas funções no organismo, como o fortalecimento do sistema imunitário. Durante o sono, o corpo produz citocinas, proteínas que ajudam a combater infeções e inflamações. Um sono adequado também contribui para a produção equilibrada de hormonas, como a insulina, essencial na prevenção de doenças, como a diabetes. á a nível da saúde mental, dormir bem está associado a uma menor incidência de problemas como ansiedade e depressão, ajudando ainda a melhorar o humor, a capacidade de concentração e a aprendizagem.
Mas para conseguir ter um sono reparador, além de ser importante resistir ao scroll infinito nas redes sociais ou não insistir em ver só mais um (e mais um) episódio da sua série preferida, também ajuda ter um colchão de boa qualidade, que seja adequado às suas necessidades.
Além de ajudar ao bom alinhamento da coluna, um bom colchão consegue adaptar-se à curvatura natural do corpo, ajudando a prevenir as dores nas costas. Além disso, optar por um modelo com a firmeza adequada ao peso e à posição de dormir é essencial para quem procura um descanso confortável.
Como escolher o colchão ideal
Em 2025, a Emma voltou a ser eleita pelos portugueses como a marca preferidas nas categorias “Colchões” e “Acessórios de Descanso”, tendo recebido o Prémio Escolhas do Consumidor, atribuído pela ConsumerChoice.
No site da Emma encontra todas as informações que necessita para escolher o colchão que faça o match perfeito consigo. É que esta escolha envolve alguns fatores pessoais, como “a preferência de firmeza, a posição em que dorme (de costas, de lado ou de barriga para baixo) e o tipo de colchão de que mais gosta (espuma viscoelástica, molas ou híbrido)”.
A Emma permite tirar as teimas entre os vários tipos de colchões através da página “Os nossos colchões” e, em caso de dúvidas, basta entrar em contacto com o atendimento ao cliente ou fazer um quiz de apenas dois minutos. Este ajuda a descobrir o produto mais adequado para cada pessoa, tendo em conta alguns os gostos pessoais relacionados com a firmeza ou a posição em que dorme.
Outra alternativa é visitar uma das lojas físicas e dar o corpo ao manifesto, que é como quem diz experimentar o colchão ao vivo e a cores para que não restem dúvidas.
E não se esqueça de optar pelo tamanho adequado. Ou seja, o colchão deve ter, pelo menos, 20 centímetros a mais do que a sua altura, para que possa relaxar por completo as pernas e os braços. E lembre-se de um detalhe: apesar de poder começar a usar o colchão Emma algumas horas após a sua compra, a marca lembra que “pode levar entre 24 a 72 horas para encher completamente e atingir o seu desempenho ideal”. Isto significa que leva o seu tempo até atingir o conforto máximo.
Por isso, se a primeira noite não correr bem, dê-lhe mais uma (ou duas) oportunidades até começar a dormir nas nuvens. Ainda assim, se tal não acontecer, tem até 100 noites de teste para experimentar o colchão Emma. Se não se adaptar, pode devolvê-lo e receber o seu dinheiro de volta. Sem complicações, nem noites em branco.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos Emma premiados pela Escolha do Consumidor.