Todos os anos é a mesma coisa: já todos conhecemos de cor e salteado a importância da proteção da pele dos raios ultravioletas. Lá conhecer, conhecemos, mas isso não quer dizer que o discurso esteja completamente assimilado.
Dados do Registo Oncológico Nacional, citados pelo jornal Público já este mês de junho, apontam para um aumento da taxa de incidência de melanoma em todas as faixas etárias, entre 2000 a 2020. A razão continua a ser “o comportamento das pessoas”.
João Maia Silva, dermatologista e coordenador da Unidade de Melanoma no Instituto CUF Oncologia, explicou ao jornal que este aumento se deve, em parte, ao “comportamento das pessoas”. E explica: “O cancro da pele está intimamente ligado ao padrão de exposição solar e, portanto, quer seja por dose cumulativa [de exposição solar], quer seja muitas vezes por padrões do género — a pessoa não apanha sol nenhum, está no escritório, e depois vai durante 15 dias de férias para um sítio com muito sol e apanha escaldões —, ambos os padrões têm levado a que as pessoas se coloquem em maior risco.”
E é por isso que, quando chega o verão, todos os anos, volta a mesma conversa: os textos e as reportagens sobre os perigos do sol e a importância da prevenção do cancro da pele. E nessa luta, os protetores solar são produtos essenciais para proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) do sol.
Existem dois tipos principais de radiação UV que atingem a Terra: UVA e UVB. Ambas podem causar danos à pele, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de cancro de pele. Os protetores solares ajudam a prevenir esses danos ao bloquear ou absorver a radiação UV.
O Fator de Proteção Solar indica o nível de proteção contra a radiação UVB. O FPS 15 bloqueia cerca de 93% dos raios UVB. O FPS 30 bloqueia cerca de 97% dos raios UVB. E o FPS 50 bloqueia cerca de 98% dos raios UVB.
Nenhum protetor solar bloqueia 100% dos raios UVB. Por isso, é importante aplicar uma quantidade suficiente de produto e reaplicar a cada duas horas, ou após nadar ou suar.
É importante escolher o protetor solar e o fator de proteção adequados para cada tipo de pele. Não, nem todos são iguais.
Por exemplo, pessoas com pele oleosa podem preferir fórmulas oil-free ou em gel, enquanto quem tem pele seca pode optar por produtos mais hidratantes.Além do protetor solar, é importante usar chapéus, roupas de proteção e óculos de sol, e evitar a exposição solar direta durante as horas de pico (10h às 16h).
A Escolha do Consumidor inteligente
Os protetores solares da marca Cien, vendidos nas lojas Lidl, têm ganhado popularidade por oferecerem uma combinação de preço acessível e qualidade.
A linha de produtos solares Cien inclui diversas opções para diferentes necessidades e preferências. Protetor Solar em Spray, que facilita a aplicação, especialmente em áreas difíceis de alcançar, Protetor Solar em Loção, que oferece uma cobertura mais densa, ideal para quem prefere uma aplicação mais tradicional, Protetores Faciais, formulados especificamente para a pele do rosto, que pode ser mais sensível, Protetores para Crianças, pensados para a pele delicada dos pequenos, muitas vezes com maior resistência à água — eis alguns dos produtos presentes na gama Cien Sun, marca própria do Lidl.
Mas não só. Há anda os produtos Cien Sun Sensitive, especialmente concebidos para ser usado por quem tem tendência a desenvolver alergias ou dermatite atópica, os Bronzeadores e autobronzeadores, produtos solares especificamente concebidos para proteger a pele ao mesmo tempo que proporcionam um bronze bonito e saudável e/ou por autobronzeadores e ativadores de bronzeado e os After Sun, para hidratar a sua pele após apanhar sol.
Repleto de ingredientes calmantes, tem como objetivo a hidratação da pele e a redução de qualquer vermelhidão, inflamação ou descamação.
A qualidade dos produtos Cien e a confiança que os portugueses têm na marca estão à vista pelos seis prémios consecutivos Escolha do Consumidor. Voltou a ser assim em 2024 na categoria “Produtos de Higiene”.
Cuidados de higiene e bem-estar aos melhores preços
A Cien foi a primeira marca própria do Lidl a ser comunicada de forma independente, o que mostra que o conceito de beleza passa também por escolhas inteligentes. Com o foco na relação qualidade-preço, e sob o mote “Beleza Inteligente”, a marca tem demonstrado que a beleza não precisa de estar associada a um preço elevado.
Com eficácia comprovada e difundida pelos seus consumidores, a Cien tem vindo a conquistar os portugueses com os seus produtos, desde os cuidados de rosto à maquilhagem, passando pelos produtos de banho e pelos solares.
O rosto é o nosso principal cartão de visita. Sem cuidados, a pele do rosto começa a evidenciar sinais de desgaste. A sua exposição a inúmeros agressores, como o sol, o vento, a poluição ou a maquilhagem, faz com que a hidratação do rosto deva ser, portanto, um gesto diário, independentemente do tipo de pele.
No entanto, a escolha do melhor creme de rosto tem de ser feita à luz das necessidades específicas da sua pele. Desengane-se, porém, quem pensa que só as mulheres maduras é que necessitam de se preocupar com as rugas.
No Lidl, encontra várias gamas de cremes anti-rugas, recomendados a partir dos 28 anos, ou seja, em idade para início da prevenção do aparecimento das primeiras rugas.Cabelos, corpo, limpeza, desmaquilhantes, hidratantes e bálsamos para os pés, sabonetes sólidos e líquidos, linha para homem — o difícil será perceber uma prioridade de saúde e bem-estar para a qual o Lidl não criou um produto Cien. E sempre aos melhores preços.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos da marca própria Cien.