A incontinência urinária pode ter um impacto significativo na autoestima de uma pessoa, afetando tanto o bem-estar emocional quanto o social. Este transtorno, que envolve perda involuntária de urina, pode gerar uma série de preocupações e desconfortos que afetam a perceção de si mesmo e a forma como uma pessoa se relaciona com os outros.
Em primeiro lugar, a incontinência urinária pode causar grande vergonha, especialmente em situações sociais ou em público. Uma pessoa pode libertar pinguinhas de urina ou ter cheiro associado, o que pode levar ao isolamento social. O medo de ser julgado ou rejeitado pode intensificar sentimentos de inadequação e insegurança
A perda de controlo sobre uma função corporal tão básica pode gerar uma sensação de impotência e frustração. Isso pode afetar a autoestima, pois uma pessoa pode sentir-se incapaz de gerir uma parte importante de sua saúde e bem-estar. Esse sentimento pode se estender a outras áreas da vida, afetando a confiança em si.
Como é facilmente, entendível, a incontinência urinária cria impacto nas relações interpessoais, pode provocar uma diminuição do desejo sexual, ter efeitos na saúde mental e até, em casos mais graves, conduzir ao isolamento e distanciamento social.
Tipos de incontinência urinária
Existem três tipos principais de incontinência urinária: de esforço, de urgência e por extravasamento. A incontinência de esforço é causada pelo enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, como consequência do parto ou por excesso de peso. Durante as atividades diárias, tais como tossir, espirrar, rir ou praticar desporto, exerce-se pressão sobre a bexiga, provocando pequenas perdas de urina.
A incontinência de urgência, também denominada bexiga hiperativa, ocorre quando se tem uma vontade frequente e repentina de urinar e nem sempre se chega a tempo à casa de banho. A síndrome de bexiga hiperativa caracteriza-se pelo aumento da sensação de urgência em urinar, e, normalmente, pelo aumento da frequência diurna ou noturna. Pode estar associada ou não à incontinência urinária.
A bexiga hiperativa ocorre por hiperatividade do músculo da bexiga, como consequência de uma doença uma causa neurológica, obstrução uretral (estenose, hipercorreção cirúrgica,) ou sem causa detetável (HD idiopática), etc. Se sente necessidade de ir à casa de banho mais de oito vezes por dia ou tem de se levantar mais de uma vez durante a noite, é possível que sofra de bexiga hiperativa.
A incontinência por extravasamento afeta mais frequentemente os homens do que as mulheres. Ocorre quando a bexiga é incapaz de se esvaziar completamente devido a uma obstrução ou um enfraquecimento muscular, fazendo com que transborde quando está cheia sem que a pessoa afetada sinta a necessidade de ir à casa de banho.
Como viver com incontinência urinária?
Ter incontinência pode ser um problema, mas também não é a pior coisa do mundo, uma vez que pode ser controlada. A incontinência urinária pode ser tão assustadora para algumas mulheres, ao ponto de nem se atreverem a viver a sua vida normalmente, evitando as atividades de que antes gostavam de desfrutar e procurando remédios caseiros para lhe dar solução.
A incontinência urinária é comum em todos os grupos etários e afeta um terço das mulheres com mais de 18 anos. Por conseguinte, é um problema que também as mulheres jovens, dinâmicas e ativas enfrentam. Esta situação muitas vezes não se enquadra com a imagem que muitas pessoas têm de alguém que sofre de incontinência urinária. Passar por cima deste tabu pode ser um passo importante no sentido de abordar eficazmente o problema e procurar o tratamento adequado.
Além dos remédios caseiros para a incontinência urinária, também pode adotar medidas de proteção. Os salvaslips, os pensos e a roupa interior especialmente criados para a incontinência proporcionam-lhe comodidade e proteção para os momentos em que não consegue chegar à casa de banho a tempo, por muito que tente. Mas nem todos os pensos e roupa interior são iguais. Algumas mulheres sentem-se desconfortáveis em ter de comprar produtos para a incontinência, pelo que optam por usar pensos higiénicos para controlar a incontinência urinária, que não foram concebidos para absorver a urina, podendo deixar uma sensação de humidade.
Os salvaslips, os pensos e a roupa interior Ausonia Discreet foram especificamente concebidos para a incontinência urinária. O seu núcleo superabsorvente transforma o líquido em gel e neutraliza os odores e, além disso, são surpreendentemente finos, confortáveis e mantêm-se sempre no lugar para que possas passar o teu dia com toda a confiança e focar-te nas coisas de que gostas de fazer sem preocupações.
A experiência da Ausonia
Absorção, discrição e conforto. Na hora da higiene íntima da mulher, é fundamental que tudo seja natural e eficaz. Desde 1977 que a Ausonia é uma referência na casa das portuguesas. Mas as palavras menstruação e incontinência continuam a agitar ainda muitos fantasmas. Ana Oliveira, gestora de marcas de Cuidado Feminino da P&G Portugal, que detém as duas insígnias de higiene íntima – Ausonia e Ausonia Discreet, quer acabar de vez com o preconceito. “Queremos ajudar as mulheres a viver em pleno”, assegura.
A gama Ausónia é composta por soluções para a menstruação, enquanto Ausonia Discreet incorpora uma gama dedicada à incontinência, para diferentes níveis de necessidade – de pensos a pants/cuecas de pants simples, a pants boutique, que se distinguem esteticamente por parecerem roupa interior.
Ausonia Discreet voltou a ser Escolha do Consumidor 2025 na categoria “Produtos de Incontinência”, repetindo os prémios dos últimos anos. A marca não podia estar mais satisfeita com as distinções: “o reconhecimento dos nossos consumidores é, de facto, a mais importante distinção para a nossa marca porque é o objetivo e o resultado do nosso trabalho – estamos determinados em oferecer a melhor tecnologia para ter um verdadeiro impacto no dia a dia e na confiança de quem usa os nossos produtos – numa categoria em que esta performance é determinante para que as pessoas se sintam seguras e confortáveis, para viver sem barreiras”, afirmou ao Escolhas Ana Oliveira.
Por exemplo, sabendo que a componente estética é essencial para muitas consumidoras, Ausonia Discreet lançou a linha Ausonia Boutique, um lançamento de sucesso que responde a esta necessidade ao ser muito parecida com roupa interior feminina.
Carregue na galeria e conheça os produtos Ausonia Discreet.