Vista cansada depois dos 40? Estas soluções podem mudar a sua vida

Com o avanço da Oftalmologia, já é possível corrigir a vista cansada de forma rápida e segura na CPO - Clínica Privada de Oftalmologia.

Se já deu por si a afastar o telemóvel para conseguir ler melhor ou a precisar de mais luz para ver ao perto, não está sozinho. Estes são alguns dos sinais típicos de Presbiopia, uma condição popularmente conhecida como “vista cansada”, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que surge especialmente a partir dos 40 anos.

Em causa está a perda gradual da capacidade de focar objetos próximos devido ao envelhecimento natural do cristalino, a lente natural do olho, e do músculo que controla a sua acomodação. Não é uma doença, mas uma consequência natural do envelhecimento ocular.

O problema é que pode afetar de forma significativa a qualidade de vida, dificultando tarefas simples como ler, escrever ou usar dispositivos eletrónicos.

Soluções para ver melhor

A boa notícia é que a Presbiopia tem solução e não faltam opções para escolher, conforme o estilo de vida e as necessidades de cada pessoa. Hoje em dia, os avanços na Oftalmologia oferecem soluções inovadoras, como a cirurgia de cristalino e implante de lentes intraoculares (LIOs) EDOF ou multifocais, que estão a revolucionar o tratamento da Presbiopia e que podem ser encontradas na Clínica Privada de Oftalmologia (CPO).

Em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, esta é uma referência nacional em cuidados oftalmológicos desde a sua fundação, em 2007. Aqui encontra serviços abrangentes em várias áreas da Oftalmologia médica e cirúrgica, incluindo cirurgias de LASIK, catarata, vitrectomia e tratamentos para glaucoma.

A importância de um diagnóstico preciso

Embora a Presbiopia seja uma consequência natural da idade, é essencial consultar um especialista para um diagnóstico correto. Isto porque, por vezes, outras condições oculares, como o início de cataratas, podem causar sintomas semelhantes.

A contínua inovação no campo da Oftalmologia promete ampliar ainda mais as opções terapêuticas à disposição dos pacientes, com o desenvolvimento de lentes mais sofisticadas, lasers de maior precisão e técnicas menos invasivas.

As lentes multifocais são outra escolha popular e eficaz no tratamento da Presbiopia já que possuem zonas óticas específicas, o que permite o foco em diferentes distâncias – longe, intermédio e perto – oferecendo uma solução abrangente.

A utilização do laser femtosegundo representa uma segurança adicional para o paciente e cirurgião, sendo usado em procedimentos como a cirurgia de catarata e cirurgia refrativa, incluindo casos de Presbiopia.

Investir nestas tecnologias é essencial para quem quer manter-se na vanguarda da inovação e oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes. E o investimento da Clínica Privada de Oftalmologia, bem como o seu compromisso com a qualidade e a inovação, foi reconhecido com a conquista do Prémio Escolha do Consumidor 2025 na categoria “Clínicas de Oftalmologia” — uma distinção que reforça a confiança dos portugueses.

“Para a CPO, receber este prémio é um reconhecimento do nosso compromisso diário com a excelência, inovação e cuidado pela visão dos nossos pacientes. Este prémio reflete a confiança e satisfação de quem nos escolhe, motivando-nos a continuar a oferecer serviços oftalmológicos de alta qualidade, tecnologia de ponta e uma abordagem humanizada”, destacou João Maria Braziel Pinheiro, presidente do conselho de administração / CEO da Clínica Privada de Oftalmologia.

Carregue na galeria para conhecer outros serviços disponíveis na CPO.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS