As marcas, por mais comerciais que sejam, são muito mais do que um negócio. O seu posicionamento junto do público, a sua capacidade de estarem ao lado dos consumidores — das suas necessidades e dos seus momentos de evasão — geram afeto e proximidade.
E, não esquecendo que as marcas têm uma vertente comercial, não há melhor forma de a motivar do que partilhar com ela os valores certos, proporcionando literacia, conforto, reconhecimento, apoio psicológico. Ou seja, marcas fortes geram parcerias fortes e estão próximas do seu público-alvo.
É isso que a Wells, marca líder de bem-estar em Portugal, tem vindo a fazer desde o ano passado, reforçando o seu compromisso com a saúde da mulher. Em 2024, a marca reafirmou a sua missão de sensibilizar, informar e normalizar conversas sobre temas que afetam a qualidade de vida das mulheres em todas as fases da vida, com especial enfoque na menopausa por ser uma das etapas da vida da mulher com menos informação e mais estigma em Portugal.
O compromisso da Wells com o tema do bem-estar da mulher tem sido visível ao longo do último ano, com ações que reforçam o compromisso da marca em combater o estigma e falta de informação: a campanha “Não Fica Bem”, focada no bem-estar da mulher nas várias fases da vida e na menopausa em Portugal; o videocast “Não fica bem falar de…”, número um em Portugal aquando do lançamento; a maior página online do país sobre a menopausa, em wells.pt/menopausa, com informação útil e simples em colaboração com profissionais de saúde, e ainda um guia de preparação para consultas médicas são disso flagrante exemplo.
Estreia mundial
E agora o voo é mais longo, com a Wells a apresentar em estreia mundial a peça de teatro “Menopausa”, uma produção humorística protagonizada pela aclamada atriz brasileira Claudia Raia. A peça, que aborda de forma leve e divertida a menopausa e os desafios associados a esta fase da vida da mulher, estreia no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no próximo dia 29 de janeiro, passando depois pelo Porto, Aveiro, Leiria, Figueira da Foz e Faro.
“Apresentar esta peça da Claudia Raia e levá-la a vários pontos do país é mais um contributo da Wells para sensibilizar as mulheres sobre a falta de informação existente à volta da menopausa, de uma forma acessível e leve. Em 2024, marcámos o início da conversa sobre a menopausa e, com esta iniciativa, queremos continuar a contribuir para o bem-estar das mulheres em todas as fases da vida, para que, com conhecimento, possam ser motores do seu próprio bem-estar”, refere Marta Castro, Head of Marketing & Brand da Wells.
Já a atriz brasileira afirma estar “muito feliz por trazer esta peça a Portugal, em conjunto com a Wells”. Nesta peça, Claudia Raia partilha a sua experiência, “e a de tantas outras mulheres”, que se viu confrontada com um momento de profunda transformação e autodescoberta”. “A menopausa não é o fim, mas o começo de uma fase poderosa, vibrante e cheia de coragem”, sublinha a talentosa atriz, de 58 anos.
Claudia Raia deu vida a personagens marcantes de várias novelas brasileiras que os portugueses bem conhecem, casos de “Roque Santeiro” (Maria do Carmo), “Sassaricando” (a célebre Tancinha), “Rainha da Sucata” (Adriana), “Torre de Babel” (Ângela), “Terra Nostra” (Hortência), “Celebridade” (em que fazia de si própria), entre outras.
A estreia da peça acontece no Teatro Tivoli BBVA, o mesmo local onde a Wells apresentou, em 2024, o estudo ‘Menopausa: Como é vivida pelas mulheres em Portugal’, o maior do país realizado sobre este assunto. Neste estudo, as inquiridas destacaram a informação como o principal fator para se sentirem mais preparadas para viver esta etapa.
O evento contou com a participação especial de Claudia Raia, que partilhou o seu testemunho, ao lado de especialista que também contribuíram para este debate. Agora, juntamente com o marido, Jarbas Homem de Mello, que é ator e encenador nesta peça, a atriz regressa a Portugal para dar vida a um espetáculo sobre esta fase de vida da mulher, que promete envolver e sensibilizar o público.
A peça “Menopausa”, com produção da Plano 6 e texto de Anna Toledo, vai subir aos palcos de cinco cidades portuguesas entre 29 de janeiro e 23 de março:
- Teatro Tivoli BBVA (Lisboa): 29 de janeiro a 2 de fevereiro
- CAE (Figueira da Foz): 27 de fevereiro a 3 de março
- Coliseu do Porto: 6 a 9 de março
- Teatro Aveirense (Aveiro): 13 a 16 de março
- Teatro José Lúcio da Silva (Leiria): 20 a 23 de março
- Teatro das Figuras (Faro): 4 a 6 de abril.
Carregue na galeria e veja algumas fotos de Claudia Raia e conheça a melhor as dicas de saúde da Wells, que voltou a ser eleita Escolha do Consumidor em 2025.