Os animais de companhia desempenham um papel cada vez mais fundamental nas famílias, trazendo benefícios que vão além da simples convivência. Eles oferecem apoio emocional, criam laços profundos e positivos para a qualidade de vida de seus tutores.
Vão longe os tempos em que os cães ficavam nas suas casotas no quintal, presos a uma corrente — essa realidade ainda existe em alguns pontos do país, e nunca é demais denunciar esses casos e sensibilizar os tutores para o bem-estar animal — mas é indiscutível que os pets passaram a fazer parte das logísticas familiares.
A mudança começou antes, mas há uma data histórica em Portugal: 22 de dezembro de 2016, quando o Parlamento português deixou de os considerar coisas à luz da lei e aprovou um texto da Comissão de Assuntos Constitucionais que passou a atribuir aos animais um estatuto de “seres vivos dotados de sensibilidade” e “objeto de proteção jurídica em virtude da sua natureza”.
A pandemia, em 2020 e 2021, com os respetivos confinamentos aumentou em muito a presença de animais de companhia em casa — às vezes, pelas piores razões, só como pretexto para que as pessoas pudessem sair de cada para passeios higiénicos — e a perceção pública da importância dos pets está hoje, felizmente, generalizado. E são muitos os benefícios.
Apoio emocional e psicológico
Animais de companhia, como cães e gatos, são fontes importantes de conforto emocional. Eles ajudam a reduzir sentimentos de solidão, ansiedade e depressão, conforto companhia e apoio incondicional. A presença de um animal pode aliviar o stress e aumentar os níveis de bem-estar
Estímulo à atividade física
Os cães, especialmente, incentivam seus tutores a manterem uma rotina ativa, seja por meio de caminhadas diárias ou brincadeiras ao ar livre. Esse estímulo à atividade física contribui para a saúde cardiovascular e para o bem-estar geral, além de ser uma forma de fortalecer o vínculo entre tutor e animal.
Desenvolvimento de responsabilidade em crianças
Para as crianças, ter um animal de estimação pode ensinar lições valiosas sobre responsabilidade, empatia e cuidados. Eles aprendem a importância de cuidar de outro ser vivo, alimentando-o, limpando e garantindo sua saúde, além de desenvolverem uma relação de respeito e carinho.
Benefícios para a saúde mental
Estudos demonstram que conviver com animais pode liberar endorfina e oxitocina, hormonas associadas à felicidade e ao bem-estar. Isso faz com que os animais de estimação sejam considerados até mesmo uma forma de “terapia natural”, especialmente para pessoas com problemas emocionais ou psicológicos.
Fortalecimento de laços familiares
Os animais de trabalho como situações de interação familiar. Muitas vezes, são o centro de atenção em momentos de lazer e descanso, proporcionando entretenimento e criando momentos de união e alegria. Eles ajudam a criar uma rotina comum.
Companhia de idosos
Para os idosos, os animais de estimação são uma excelente fonte de companhia, ajudando a combater a solidão e a perda de sentido comum na terceira idade. Além disso, a responsabilidade de cuidar de um animal pode manter os idosos mental e fisicamente ativos.
Benefícios terapêuticos
Animais de companhia são amplamente utilizados em terapias assistidas, em que ajudam pessoas com deficiências, transtornos emocionais ou dificuldades de desenvolvimento. Uma simples interação com animais pode melhorar a autoestima, diminuir a rejeição e a responsabilidade.
Sentimento de pertencimento e propósito
Muitos tutores relatam que seus animais trazem um sentido de propósito para sua vida. Cuidar de um animal e ser responsável pelo seu bem-estar oferece uma sensação de realização e afeto, criando uma conexão especial entre o tutor e o animal.
Descontos até 25% na Feira do Animal
Há muito que a Agriloja, uma marca do Grupo Agris e a maior rede nacional de lojas para animais e plantas, com soluções destinadas aos amantes do campo, do jardim e de animais de companhia, sabe da importância dos patudos na vida das famílias.
Com 38 lojas espalhadas pelo país, mais de 28 anos de experiência no mercado e mais de dois milhões de visitas de clientes por ano, a Agriloja lançou a Feira do Animal neste mês de outubro, que assinala o mês do animal — o dia mundial é comemorado a 4 de outubro.
A feira, que decorre até 3 de novembro, reúne dezenas de produtos e serviços a preços muito competitivos, com descontos até 25%. E lá encontra artigos para cães, gatos, pássaros, peixes e outros animais de companhia. Brinquedos, acessórios, ração, artigos de saúde e higiene estão entre a oferta à disposição dos clientes.
Desde um saco de 18 kg de ração Purina Frikies para cão (sabores variados) a 29,79€ a unidade, a 15% de desconto em comida seca Purina ProPlan e 10% em marcas como a Wegoo ou Royal Canin. Mas há mais: os dental-sticks da Purina estão com 25% de desconto e a comida de gato, de várias marcas, tem reduções de até 25%.
Casotas, caixas de viagem, arranhadores, acessórios de limpeza e higiene, gaiolas de pássaros e de coelhos, tartarugueiras e aquários de peixes estão à sua espera
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos para animais que pode encontrar na Agriloja, marca eleita Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Loja de Agricultura e Animais”.