Sim, sabemos que ainda não quer pensar nisso, mas é mesmo verdade, o Natal está quase a chegar e há já quem comece a pensar nos presentes para os amigos e familiares mais chegados, de modo a não deixar tudo para as últimas semanas. Se tem um tio que adora os sabores regionais portugueses, que tal preparar-lhe um cabaz com um sortido de alguns dos nossos melhores produtos locais? Não precisa de grandes deslocações, já que no Lidl encontra tudo o que quer – e, neste caso, a marca Produtos da Minha Terra está mesmo à mão de semear.
Claro que no cabaz não poderão faltar queijos e enchidos, para que o seu tio prepare uma boa tábua para saborear em família. E não se esqueça que os olhos são os primeiros a comer, por isso o segredo está numa boa diversificação. Entre os queijos a incluir devem estar produtos com diferentes sabores, intensidades e texturas, desde o amanteigado ao de pasta dura, passando pelos aromatizados.
Já no que toca a enchidos, deve misturar os enchidos cozinhados (chouriço, alheira e farinheiras, por exemplo) com enchidos ao natural (como presunto, chourição e paio), de modo a que a sua tábua de queijos e enchidos possa conter também alguns alimentos quentes. Nas lojas da marca alemã Lidl, encontrará uma grande variedade de enchidos portugueses, oriundos de várias regiões do país, d a chancela Da Minha Terra.
Mas também precisa de outros sabores secundários que contrastem e acentuem os principais, pelo que deve adicionar outros alimentos ao cabaz, como frutos secos (miolo de noz, amendoim, caju ou pistácio, por exemplo), fruta fresca (ficam sempre bem umas uvas ou umas fatias de pera ou maçã), uma compota – de preferência de um sabor que faça um bom contraste com o queijo, como abóbora ou tomate –, mel e ainda tostas e bolachas de água e sal. Por fim, não se esqueça de colocar um cesto de pão, com vários tipos de pão e broa. Se quiser o cabaz bem regado, tem também muito por onde escolher no que toca ao vinho.
As marcas próprias fazem parte da estratégia de atuação e são um dos pilares do modelo de negócio do Lidl. Segundo o mais recente Estudo de Impacto Socioeconómico do Lidl em Portugal, realizado pela consultora Forvis Mazars, as marcas próprias da cadeia contribuíram de forma muito positiva para a criação de riqueza e geração de emprego em Portugal, no ano de 2023.
De forma direta, indireta e induzida, as marcas próprias do Lidl geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para o país só no último ano (aproximadamente um terço do impacto económico de toda a atividade do Lidl em Portugal em 2023), o que faz com que, por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia portuguesa 1,84 euros.
Segundo a cadeira de retalho, o Lidl inova e investe constantemente na sua oferta de marca própria, que representa cerca de 80% do seu sortido, tendo em conta as tendências de mercado e a constante preocupação de certificação dos seus artigos, privilegiando sempre que possível os produtos nacionais, como garantia de qualidade e num claro compromisso com os produtores locais – em 2023 cerca de metade dos produtos destas marcas no sortido permanente da insígnia, foram provenientes de fornecedores portugueses.
Apoio à produção nacional
A marca própria Da Minha Terra resultou de um desafio lançado pelo Lidl, em setembro de 2020, aos produtores nacionais e regionais portugueses, de modo a reforçar o apoio à produção do país em plena pandemia de Covid-19, numa época onde se sentia alguma dificuldade em escoar produto. Com este projeto, a retalhista abriu assim um canal direto para que mais produtos locais pudessem estar à venda nas lojas da cadeia.
O apoio à produção nacional era já uma das prioridades do Lidl (através, por exemplo, da iniciativa Portugal Fresh, com foco na exportação de frutas e legumes), que ao longo dos anos vinha já a intensificar o seu compromisso apostando num trabalho de proximidade e relações de verdadeira parceria com produtores e fornecedores portugueses. Entretanto, com o contexto provocado pela pandemia, o Lidl sentiu uma responsabilidade acrescida e por isso deu mais um passo em frente, com o lançamento desta iniciativa.
O projeto “Da Minha Terra” abriu assim um canal direto destinado a produtores nacionais, tendo começado por abranger as áreas da Charcutaria, Queijos, Doces e Bolos Secos, desafiando-os a apresentarem as suas empresas e produtos através de candidaturas – sendo depois eleitos os vencedores, com os seus produtos à venda em pelo menos 50 lojas Lidl – a nível regional ou nacional, dependendo da capacidade de fornecimento do produtor.
Esta marca própria do Lidl tem vindo a crescer e já se alargou a todas as categorias de produto – exceto frutas e legumes, pelo facto de a cadeia já ter em Portugal um leque significativo de fornecedores neste segmento –, tendo este ano sido distinguida com os prémios Escolha do Consumidor nas marcas da distribuição (MDD), atribuídos pelo Consumer Choice, nas categorias de “Charcutaria Regional” e de “Bolos Secos Regionais”.
Na categoria “Charcutaria Regional, a marca Da Minha Terra destacou-se pela “Textura”, “Prazo de validade” e “Qualidade das matérias-primas”. Na categoria “Bolos Secos Regionais” destacou-se pelo “Prazo de validade”, “Relação preço/quantidade” e “Sabor”.
Além de reforçar o compromisso do Lidl de apoio à economia nacional, sob a sua premissa de oferecer produtos com a máxima qualidade ao melhor preço, o projeto Da Minha Terra valoriza os sabores e o saber fazer de diferentes regiões de Portugal. Toda a oferta disponível é produzida por fornecedores certificados pelos melhores padrões de qualidade e sustentabilidade. Já está de água na boca? Então o melhor é começar a preparar o cabaz.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos Da Minha Terra.