Lá em casa tem um jovem DJ em potência? No Natal ofereça-lhe formação certificada

A ProDJ tem uma série de cursos para quem é amante de música. E até há workshops rápidos de seis horas.

Não é uma moda, mas é um sonho cada vez mais concretizado. Ser DJ está em alta e tornou-se uma das carreiras mais desejadas à escala global, sobretudo entre os jovens. E Portugal não é exceção. A popularidade do papel de DJ está relacionada com o impacto crescente da música eletrónica e dos festivais globais, bem como com o protagonismo de DJ famosos no cenário musical e cultural.

Há vários fatores que têm contribuído para isso:

Ascensão da Música Eletrónica – Géneros como EDM, techno, house e outros estilos eletrónicos têm ganhado destaque em festivais, clubes e plataformas de streaming.

Festivais e Eventos de Grande Escala – Festivais como Tomorrowland, Ultra Music Festival, Sound Waves e Boom Festival, por exemplo, colocam os DJ no centro das atenções, tornando-os grandes atrações e até celebridades.

Acessibilidade de Equipamentos e Software – Equipamentos modernos, como controladoras e softwares como Serato, Rekordbox e Virtual DJ, tornaram o início na profissão mais acessível.

Influência de Redes Sociais – DJ famosos como David Guetta, Martin Garrix e Charlotte de Witte atraem milhões de seguidores, inspirando novos talentos. Também em Portugal, nomes do Diego Miranda, Kura ou Pete Tha Zouk são nomes incontornáveis.

Cultura de Entretenimento – A profissão combina música, performance e visibilidade social, o que é atrativo para quem deseja uma carreira criativa.

Apostar na formação

Apesar de ser uma carreira desejada, ser DJ requer habilitações técnicas, criatividade e trabalho intenso. Construir uma reputação leva tempo, e a concorrência é alta. Seja como um hobby ou uma carreira, ser DJ representa não só um trabalho, mas também um estilo de vida que combina paixão pela música com inovação tecnológica.

No mercado há 16 anos, desde fevereiro de 2008, a ProDJ é a única escola DJ e Produção Musical portuguesa certificada pela DGERT. Conjuga aulas físicas com online e reúne um lote de formadores onde pontificam alguns dos grandes valores da música portuguesa.

Em 2024, e pela segunda vez consecutiva, a escola recebeu o prémio Escolha do Consumidor 2024, na categoria “Escolas de DJ”, o que para o seu CEO, António Carlos,

“é um reconhecimento que todos gostam de receber, até porque, como o nome indica, é o consumidor que nos escolhe”. “Mas é também uma responsabilidade acrescida que acaba por ser um grande incentivo para toda a nossa equipa e nós gostamos de desafios”, afirma.

O responsável sublinha que a ProDJ “é um espaço de descoberta e desenvolvimento pessoal”. “Na nossa escola, os alunos elevam não só o seu bem-estar como também como o seu autoconhecimento. Pode ser mesmo uma experiência surpreendentemente positiva para quem procura uma atividade divertida e relaxante”, garante António Carlos, acrescentando que nos cursos de DJ, “são os próprios alunos a marcarem ou a desmarcarem as aulas, com antecedência de até uma hora”. “É um pequeno detalhe que faz com que potencialmente qualquer pessoa possa ser aluno da escola, uma vez que os horários são totalmente flexíveis”.

Faltam ideias para o Natal? Eis um excelente presente

Se o seu filho ou filha, sobrinho ou sobrinha, gosta de música e revela vontade em seguir nesta área, seja profissionalmente ou como hobby, talvez esteja aqui um belo presente de Natal. Seguramente, diferente do habitual. Mas não só os jovens podem entrar na ProDJ. Não se esconda. Se esta é a sua praia, também está apto a participar.

Para além de uma grande oferta pedagógica, com cursos até seis meses, de acordo com as suas áreas de interesse, tem também Workshops rápidos. É o caso, por exemplo, do Workshop DJ, com duração de seis horas, e que pode ser feito em dois ou três dias. Por exemplo, durante as férias de Natal.

Mesmo que não tenha qualquer experiência, este pode ser o workshop certo. Vai aprender com gira-discos e vinil, tal como todos os grandes DJ aprenderam, e desenvolver técnicas de mistura fundamentais que poderá aplicar a qualquer sistema que escolha no futuro, do vinil, ao CD até ao MP3.

O Workshop DJ é uma forma de aprender a arte do DJ sem se comprometer com um curso completo, embora exista facilidade de acesso à continuidade da formação com os módulos seguintes, até conseguir dominar a arte e alcançar o seu certificado profissional. Divirta-se e aprenda em aulas 100% práticas, com colegas, num horário de agendamento flexível de segunda a sábado entre as 11h e as 21h.

Introdução ao equipamento digital, Mistura de estilos, Analógico versus digital, Processador de efeitos, Sync em tempo real, Estrutura musical, Equalização dinâmica são alguns dos módulos que vai aprender numa escola que certificação DGERT, o que é uma garantia de qualidade.

“Continuamos a ser a única escola DJ e produção Musical certificada pela DGERT em Portugal, o que para além dos procedimentos pedagógicos e administrativos, significa uma enorme mais-valia em termos de desconto em IRS. Os nossos cursos são considerados para efeitos de imposto, ou seja, são dedutíveis no IRS, como despesa de educação. Trinta por cento do valor investido poderá descontar no imposto a pagar. É uma fatia considerável, mas que dependerá sempre da situação fiscal de cada um”, conclui o CEO da escola.

Carregue na galeria e conheça mais da ProDJ.

 

 

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS