A esperança está sempre presente.

Make-A-Wish: “Em setembro estamos juntos contra o cancro infantil e juvenil”

Presente em Portugal desde 2007, a Make-A-Wish já concretizou mais de 2000 sonhos de crianças e jovens com doenças graves.

O norte-americano Chris Greicius já aos 7 anos tinha um sonho: vir a ser polícia na sua terra natal, em Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos da América. Mas um diagnóstico de leucemia em estado avançado mudou tudo.

Toda a comunidade se juntou ao Departamento de Polícia local e Chris “foi” polícia por um dia, a 29 de abril de 1980. Neste dia especial, o pequeno Chris fez uma viagem de helicóptero, “conduziu” um carro de polícia, e jurou como o principal e único oficial honorário do Departamento de Polícia do Arizona. Mas o sonho não ficou por aqui: a 1 de maio, uma equipa da polícia visitou o hospital onde Chris estava internado e entregou-lhe um uniforme oficial com o seu tamanho, que o miúdo usou com muita alegria.

Dois dias depois, Chris perdeu a sua batalha contra a leucemia, mas este sonho concretizado serviu de mote à criação da Make-A-Wish, que continua a assinalar o 29 de abril como o “seu” dia.

Reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), como a maior instituição de wish granting do mundo, a Make-A-Wish foca a sua atividade na realização de desejos de crianças com doenças graves, progressivas e/ou degenerativas, que colocam as suas vidas em risco.

Atualmente, a Fundação Make-A-Wish está presente em mais de 50 países, nos 5 continentes, e conta com milhares de voluntários, que partilham a missão da Make-A-Wish diariamente e apoiam a sua concretização.

Portugal com mais de 2000 desejos realizados

Um dos países onde a Make-A-Wish é mais ativa é Portugal, onde em abril deste ano alcançou a marca histórica da concretização do desejo 2000. Desde o início da sua missão, em 2007, a Make-A-Wish Portugal tem-se dedicado incansavelmente a realizar desejos e a levar força, alegria e esperança às crianças e jovens que têm doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas que colocam em risco a sua vida.

“São 2000 desejos realizados em Portugal e muitas vidas transformadas pela Make-A-Wish! Estamos muito orgulhosas deste caminho feito até aqui e que permitiu que chegássemos a 2024 com uma grande comunidade que, todos os dias está lado a lado com a Make-A-Wish a transformar vidas, um desejo de cada vez”, sublinhou a organização.

A Make-A-Wish foi distinguida com os Happy Awards 2024,
atribuídos pela Consumer Choice

“Este marco significativo dos 2000 desejos representa não apenas um número, mas sim histórias de esperança, força e transformação. Agradecemos o apoio de todos os WishMakers, desde voluntários, parceiros, equipa, doadores, profissionais de saúde, comunidades escolares e tantos outros que acreditam no poder transformador de um desejo realizado. Estamos comprometidas e ambicionamos chegar a todas as crianças elegíveis em Portugal. Obrigada por nos ajudarem a tornar o impossível, possível”, sublinhou a Make-A-Wish.

Setembro contra o cancro infantil e juvenil

O cancro continua a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo, Portugal incluído, onde surge logo a seguir às doenças cardiovasculares. A doença oncológica é um drama para quem o vive, mas também para quem acompanha de perto o evoluir da doença. Mais ainda quando falamos de crianças e jovens, embora a esperança associada ao evoluir da medicina obrigue a um pensamento positivo permanente.

Durante o mês de setembro, a Make-A-Wish assinala o mês da Sensibilização do Cancro Infantil e Juvenil, celebrando a resiliência de crianças, jovens e famílias que são os verdadeiros heróis na batalha contra a doença.

No mundo, já foram realizados mais de 585.000 desejos a crianças com doenças graves, mas ainda existem milhares de crianças a contar ansiosamente os dias até que o seu desejo seja concedido.

Neste momento, na Make-A-Wish Portugal, encontram-se mais de 200 crianças a aguardar a realização do seu maior desejo. Cada dia de espera é um dia a mais.

O Mês de Sensibilização para o Cancro Infantil e Juvenil foi assinalado pela primeira vez nos EUA em 1992 e, desde então é celebrado por todo o mundo.

No mês de setembro, enquanto crianças, em muitas partes do mundo, regressam à escola, para as crianças em tratamento contra o cancro, não há regresso à normalidade. Não há reencontros com os amigos nem partilhas das suas aventuras nas férias. Em vez disso, há incerteza e visitas intermináveis ao hospital. Há preocupação nos olhos dos pais e incerteza quanto ao futuro.

Neste mês, estima-se que 13.600 crianças sejam diagnosticadas com cancroem todos os países com afiliadas Make-A-Wish A realização de um desejo leva a força necessária para as crianças e jovens que lutam contra o cancro, ajudando-as a criar resiliência durante os tratamentos. Com a realização do seu maior desejo, a ansiedade e o medo são substituídos por alegria, sorrisos e esperança para o futuro!

Para uma criança gravemente doente, um desejo significa esperança e ajudar mais crianças a encontrá-la, a senti-la, é algo que todos nós temos o poder de fazer.

A sua ajuda é essencial

Por detrás da felicidade de uma criança Make-A-Wish que realiza o seu desejo, existe um apoio (financeiro) que garante o apadrinhamento desse desejo. Neste caso, cada donativo corresponde a um ato de esperança, de amor, de generosidade. O donativo é parte da curva do sorriso daquela criança. Por isso, a organização apela à sua ajuda, que pode ser feita de várias formas: MBWay, transferência bancária, entre outras formas.

Carregue na galeria e conheça mais da atividade da Make-A-Wish.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS