O prazer de um gin de qualidade.

Não se ria. O gin mais premiado da Europa é mesmo alentejano

Não acredita? Em todo o mundo já se bebe Black Pig, um gin feito em Portugal. O diretor-geral, Miguel Ângelo Nunes, diz porquê.

Como é que nasceu a ideia de lançar um gin português de qualidade feito no Alentejo? Foi o seu lado empreendedor a funcionar ou o seu gosto por gin e aguardente de medronho?

O empreendedorismo e um grande entusiasmo pelo território iniciou a vontade de criar um produto e um conceito totalmente diferenciado. A ideia de lançar um gin português partiu de um conjunto de vários fatores, nomeadamente o facto de em 2007 já ter iniciado um projeto de plantação de pomares de medronheiros, que visava a construção de uma destilaria. Assim, juntou-se a grande vontade de criar um gin que fosse a representação da Costa Alentejana e o mesmo foi então lançado em 2018.

O Alentejo é uma paixão da sua infância?

A Black Pig é efetivamente um projeto de paixão, que representa na íntegra um território que combina um ecossistema incrível e verdadeiramente apaixonante, que nos dá os botânicos de qualidade para a produção das nossas bebidas, com todo um património cultural que pretendemos valorizar a cada garrafa que é consumida. É esta combinação que nos traz à lembrança o local onde fomos e onde somos felizes.

O Black Pig foi eleito Escolha do Consumidor 2024 na categoria “gin” pelo segundo ano consecutivo. Como encara este reconhecimento?

Este é o maior prémio de notoriedade de marca em Portugal, onde as marcas são avaliadas pelos consumidores e são eles que ditam as suas escolhas. É um orgulho para nós fazer parte do leque dos escolhidos, onde se encontram as maiores marcas do mercado. Sermos novamente vencedores reforça a nossa responsabilidade para com o nosso cliente, no desenvolvimento de uma diferenciação no mercado. As marcas são feitas de escolhas e a nossa escolha são as pessoas, seja na qualidade que lhe oferecemos no produto, seja como em todas as experiências que proporcionamos no Parque Temático – Vila do Gin.

Selo de qualidade.

O que é que diferencia o Black Pig de outros gins que existem no mercado?

A Black Pig é mais do que um produto, é um conceito que eleva toda uma experiência em torno da marca, para além da autenticidade em utilizar botânicos exclusivamente locais e portugueses. A combinação de toda uma experiência com o primeiro parque temático de gin do mundo é algo singular e único em todo o mundo.

Qual é a quota de mercado que a Black Pig tem no mercado do gin em Portugal? Satisfaz-vos ou há objetivos mais ambiciosos?

Neste momento a Black Pig já se encontra com uma grande fatia da quota de mercado do segmento de gin português, sendo uma das marcas de gin mais comercializada em Portugal. A nossa estratégia passa por alcançar a curto prazo a liderança e ser a marca nacional de gin com mais representatividade no sector. É um trabalho que tem vindo a ser feito pela marca: reforçámos a nossa presença em todo o território, temos um maior contacto comercial e, sobretudo, maior trabalho de proximidade, tanto no on-trade como no off-trade.

A criação da Vila do Gin foi uma forma de estabelecer laços de afetividade entre a bebida e os seus consumidores? Permite aproximar os clientes de todo o processo de produção…

Sim, a Vila do gin torna-se no local perfeito para as famílias. É um projeto que já em 2023 obteve mais de 120.000 visitantes e com tudo isto o ponto mais visitado da costa alentejana. Com entrada gratuita, funciona 365 dias por ano, e é o primeiro parque temático de gin do mundo com a marca a “Vila do Gin”. Com um total de 15 hectares, o parque temático foi desenvolvido para um segmento de famílias onde podem viver uma experiência imersiva na Costa Alentejana e saber mais sobre a produção dos destilados.

O que é que o parque oferece aos visitantes?

Sendo as famílias o centro deste projeto, a oferta é diversificada na Vila do Gin e conta com várias atividades, como por exemplo os Safaris pelo parque animal, visitas técnicas à destilaria, workshops com equipas de barman, parque aventura com arborismo e slide, bem como os espetáculos que fazem alusão ao fogo e ao processo de destilação, podendo desta forma homenagear a dádiva da botânica na produção dos produtos Black Pig.

Na realidade, temos como objetivo que todos nossos visitantes criem boas memórias em família e que desfrutem tempo de qualidade no nosso parque.

 Vamos recuar 15 anos. Se lhe dissessem que no litoral alentejano nasceria o Gin mais premiado da Europa, o que é que pensaria? E no entanto foi possível? Porquê?

Nós portugueses temos uma natural tendência para acharmos que não somos tão bons quanto outras marcas internacionais, mas na verdade tudo é possível.

Se me dissessem que o gin mais premiado da Europa iria nascer no litoral alentejano, iria certamente sorrir e pensar em tudo o que teriam conseguido fazer de diferente e inovador para que isso tivesse sido possível.

Na realidade, para chegar a este nível de notoriedade foi e é necessário muito trabalho, o verdadeiro júri de um produto é sempre o cliente e é fundamental que ele compreenda o produto e se reveja nele.

O gin Black Pig foi concebido para interpretar um território, onde as fragrâncias de uma região fossem traduzidas através dos seus botânicos, como se de um perfume se tratasse.

Colhendo botânicos selvagens na sua origem e assim trazer à memória as lembranças e os cheiros de uma região, os métodos de produção também foram diferentes do que outras marcas utilizavam.

Sempre vi este setor de uma forma diferente, fazemos destilados é certo, mas na Black Pig capturamos fragrâncias que nos trazem a nós memórias e recordações. Como eu costumo dizer, um produto tem que ser sempre mais do que um produto.

A sustentabilidade é uma preocupação de todas as marcas e também da Black Pig. Como é que ela se materializa na prática?

O nosso processo produtivo tem por base o ciclo 360º é na Natureza que tudo começa. É dela que colhemos os botânicos selvagens para a nossa produção. Após a destilação, os botânicos colhidos na natureza voltam a ser integrados na forma de fertilizante ou para alimentação dos animais.
Cumprindo assim o nosso ciclo sustentável. Ou seja, volta à Natureza, o que a Natureza nos dá.

Carregue na galeria e saiba mais sobre este premiado gin português.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS