A sexta-feira mais esperada do ano, que este ano calha a 29 de novembro, está de regresso e com ela a possibilidade de poupar no momento de compra de diversos artigos. E os portugueses sabem bem disso, até porque a maior parte das lojas não limita a sua Black Friday a uma simples sexta-feira — antes, um novembro inteiro.
Mais de metade dos portugueses (51%) vão aproveitar os descontos para comprar já os presentes de Natal e 45% optam por artigos de moda, acessórios e beleza e cuidados pessoais, ou seja, coisas que fazem bem à alma e à autoestima.
Os dados fazem parte de um estudo que a Escolha do Consumidor divulgou na quarta-feira, 30 de outubro, para conhecer o comportamento, as estratégias e as tendências dos consumidores durante a Black Friday e a Cyber Monday.
Para este ano, 25% dos inquiridos pretende comprar artigos de moda e acessórios, 20% revela que têm mais interesse em beleza e cuidados pessoais e 16% aproveita para comprar produtos tecnológicos nestes dias. Eletrodomésticos (12%) e casa/decoração (11%) registam ainda uma procura significativa por parte dos consumidores. Em oposição, as categorias de brinquedos e jogos (8%), viagens e experiências (5%) e equipamento desportivo (3%) não são avaliadas com interesse prioritário durante este período de promoções.
O Natal é já ali
Há quem pense já na época natalícia, pois 51% dos portugueses afirma que vai aproveitar os descontos destes dias para comprar presentes de Natal. 40% considera a hipótese de antecipar as suas compras, caso encontrem boas oportunidades, enquanto 10% prefere adiar as compras de Natal para uma fase posterior.
Quando questionados sobre quanto preveem gastar na Black Friday e Cyber Monday este ano, 32% dos consumidores pretende gastar nas suas compras entre 50 a 100 euros, 31% entre 100 a 250 euros, 19% indica que prevê gastar entre 250 e 500 euros e apenas 7% prevê um gasto acima dos 500 euros. Por outro lado, 12% planeia gastar até 50 euros. 31% faz a maioria das suas compras online, com 28% a manifestar a intenção de adquirir produtos exclusivamente em plataformas digitais. Já 20% dos entrevistados, prefere ir às lojas físicas e fazer as suas compras presencialmente. Por fim, uma percentagem mais reduzida (5%) ainda não tomou uma decisão relativamente ao local de compra.
De acordo com o estudo, as compras online são maioritariamente motivadas pelos descontos e promoções atrativas (27%), seguindo-se fatores como a comodidade e o conforto (16%) e a rapidez de entrega (14%). A facilidade de navegação no website (11%) e a variedade de produtos disponíveis (10%) também são algumas das principais causas que influenciam as compras online. Aspetos como opções de devolução gratuita (7%) e reputação da marca (4%) revelam um menor impacto.
No geral, o MB Way destaca-se como o método de pagamento mais utilizado pela maioria dos inquiridos (46%). O cartão de crédito/débito é também uma das opções preferidas para 30% dos consumidores. Com menor expressão surgem as opções de pagamento em dinheiro nas lojas físicas (10%), o Paypal (10%) e a transferência bancária (4%).
Este questionário foi respondido por 951 portugueses, 51% de pessoas do sexo feminino e 49% do masculino, com idades entre 18 e 64 anos. A maioria dos participantes está localizada na área da Grande Lisboa (32%), região do Norte (23%), Centro (21%), Grande Porto (13%) e a restante percentagem encontra-se distribuída em outros pontos do país.
Perfumes & Companhia tem descontos e mais descontos
Quem sabe bem o que a casa gasta é a Perfumes & Companhia, que abriu a sua primeira loja em 1997, no Arrábida Shopping, na cidade do Porto. De lá para cá, a marca, impôs-se no mercado e é Escolha do Consumidor consecutivamente desde 2018. Este ano, voltou a conquistar o galardão pelo sétimo consecutivo na categoria “Perfumarias”.
E no que toca a descontos, os clientes bem sabem que a marca não pede meças a ninguém. Mas novembro é um mês especial. É o mês do Black Month, que promete até 40% de desconto numa seleção de perfumes e produtos e ainda 10% de desconto adicional na compra do segundo coffret.
Uma outra campanha, não acumulável com a anterior, chama-se “Envolva-se na Magia do Natal”, com descontos também até 40% numa seleção de perfumes para homem e senhora, mais 5€ de desconto numa compra acima de 100€ e 10€ numa compra acima de 150€.
E não são marcas quaisquer. No cabaz estão marcas como Prada, Giogio Armani, Lancôme, Azzaro, Ralph Lauren, Cacharel, entre outras.
Mas a marca não é só perfumes. Carregue na galeria e veja que mais a Perfumes & Companhia tem para si.