Liberdade para sonhar.

O maior desejo das crianças? Estarem “juntos em família”. Vamos lá concretizar

Se o melhor do mundo são as crianças, não há maior prazer do que vê-las felizes. Todos os dias há quem lute para isso.

Mais do que o Dia do Pai, que acabámos de viver, ou do Dia da Mãe, que este ano se assinala a 5 de maio, o importante é mesmo a família junta. Esse é o maior desejo das crianças: ter uma família de amor, de acolhimento, de proteção, de carinho. A Fundação Make-A-Wish, que está presente em Portugal desde 2007, e conta com quase 2000 desejos realizados, tem ativa a campanha “Juntos, em família, podemos semear, cuidar e fazer crescer”.

Para esta campanha, que celebra o significado, a importância e o papel da família, a Make-A-Wish desafiou a artista Melga.Maria para ilustrar o significado de “juntos, em família”. Este conceito é composto por 2 ilustrações – uma dedicada ao dia do Pai, outra dedicada ao dia da Mãe – que “juntas” plantam e fazem crescer as sementes de um desejo. As duas ilustrações contam uma história sobre o poder de “semear, cuidar e fazer crescer” e, quando “juntas”, complementam-se e contam uma história ainda mais rica sobre o significado de o fazermos “juntos, em família”.

A Make-A-Wish foi distinguida com os Happy Awards 2024,
atribuídos pela Consumer Choice

Para a Make-A-Wish, o foco é a criança, mas a família é sempre envolvida em todo o processo e o dia da realização do desejo é construído em conjunto com os wish kids e as suas famílias. Estas ilustrações impressas podem ser encomendadas de forma individual (8€) ou em conjunto através do Pack Família que inclui 2 ilustrações por 15€ na Montra Solidária. Todas as ilustrações são acompanhadas por sementes para poderem ser plantadas em família.

“Estas ilustrações foram feitas a pensar em conjunto, tanto para o dia do pai como para o dia da mãe. A ilustração do dia do pai captura o afeto entre pai e filho a plantarem juntos as sementes de um desejo. O foco principal reside na expressão “juntos”. Este tema estende-se à segunda ilustração que celebra o dia da Mãe.

Nesta, a mãe e o filho continuam a cultivar e a fazer crescer este sonho em conjunto. Juntas, estas duas representações formam um retrato familiar dedicado à realização de um desejo comum”, explica a artista Constança Lino, conhecida no mundo artístico como Melga.Maria.

O seu IRS concretiza desejos

A missão da Make-A-Wish é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança.

Em Portugal, com o apoio de mais de 250 voluntários, foram realizados mais de 1900 desejos e, neste momento, cerca de 190 crianças estão a aguardar pela realização do seu desejo. 2023 foi o ano em que a Make-A-Wish Portugal conseguiu realizar o maior número de desejos desde sempre.

A nível global a Make-A-Wish já realizou mais de 550 000 desejos no mundo desde 1980, com o apoio de mais de 30 mil voluntários. No último ano, a Make-A-Wish realizou aproximadamente 27 000 desejos a nível global, em seis continentes: em 40 afiliadas internacionais e 58 filiais nos Estados Unidos da América.

Para lá dos voluntários, a sua ajuda é essencial. E pode manifestar-se de várias formas, quer através der donativos por IBAN, ou MB Way, quer através da consignação dos 0,5% do seu IRS para a Make-A-Wish. E está a chegar a hora.

Com o mote “Tudo Começa com um Desejo“, a Campanha de IRS da Make-A-Wish destaca o impacto transformador de uma criança gravemente doente realizar um desejo, que significa muito mais do que “simplesmente” realizar um desejo.

O spot de vídeo conta a história de crianças e jovens gravemente doentes a fecharem os olhos e a pedirem um desejo, enquanto revivem os seus dias inesquecíveis através de rápidos flashbacks de desejos reais realizados pela Make-A-Wish. O Rodrigo, que realizou o seu desejo em 2021 e que hoje dá a cara e a voz pela Make-A-Wish, representa todos os Wish Kids que já realizaram o seu desejo e cujas vidas foram transformadas para sempre.

Partilhando a sua história real de impacto, o Rodrigo apela aos portugueses para fazerem a consignação do IRS à Make-A-Wish, sem custos e sem perderem benefícios, enquanto ajudam a realizar desejos como os dele e os de tantas outras crianças gravemente doentes.

O objetivo da campanha é mostrar que um desejo não só proporciona momentos de alegria no dia da sua realização, mas também significa que não há impossíveis e serve como força e esperança para as crianças e jovens seguirem os seus sonhos e aspiraçõestal como o Rodrigo, a Matilde, o Filipe e tantas outras.

Carregue na galeria e conheça alguns dos sonhos realizados.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS