Ser um condutor responsável não é apenas tirar o pé do acelerador e não andar a 180 km/hora. Ser um condutor responsável é adaptar a sua condução às condições climatéricas e da estrada, e manter o carro em condições de segurança. Aqui estão algumas dicas importantes:
Reduza a velocidade: A chuva pode tornar as estradas escorregadias. Diminua sua velocidade para ter mais controle sobre o veículo.
Aumente a distância de segurança: Mantenha uma maior distância do veículo à sua frente. Isso dá mais tempo para reagir em caso de travagens bruscas.
Use os faróis: Ligue os faróis para aumentar a visibilidade, tanto para si quanto para os outros motoristas. Em muitas regiões, é obrigatório utilizar os faróis em condições de chuva.
Cuidado com poças de água: Evite conduzir sobre poças profundas, pois elas podem ocultar buracos ou fazer com que o veículo perca aderência.
Verifique os equipamentos do veículo: Certifique-se de que as escovas para-brisa estão em bom estado e que os pneus têm boa profundidade de piso. Pneus desgastados aumentam o risco de aquaplanagem.
Evite travagens abruptas: O chão molhado pode fazer com que seu veículo derrape. Se precisar parar, faça isso lentamente e com cuidado.
Evite manobras rápidas: Direcionar e mudar de faixa rapidamente pode levar à perda de controlo do carro. Faça essas manobras devagar e de forma suave.
Use o ar-condicionado: O ar-condicionado também ajuda a desembaciar os vidros, melhorando a visibilidade.
Mantenha a calma: Se as condições estiverem muito duras, com chuva forte e granizo ou nevoeiro cerrado, considere parar num local seguro até que as condições melhorem. Se isso não for possível, ligue os quatro piscas e continue a marcha devagar.
Fique atento a outros motoristas: Preste atenção aos outros veículos na estrada, pois alguns podem não estar a conduzir com a cautela necessária.
Ao seu lado numa condução mais segura
A Glassdrive, especialista em vidro automóvel em Portugal, com mais de 140 centros no nosso país, está preparada para facilitar a vida aos condutores. Normalmente, pensamos na marca, que pertence ao Grupo Saint-Gobain, que opera em 11 países, para a reparação e substituição de vidros nos automóveis. E faz sentido. Mas a Glassdrive é muito mais do que isso.
Com uma forte filosofia de apoio ao cliente, a Glassdrive conta com profissionais formados e experientes, distinguindo-se dos seus concorrentes na rapidez, qualidade do serviço e proximidade ao cliente. Utiliza apenas produtos de elevada qualidade na realização dos seus serviços e tem acordos com as principais companhias de seguros.
Um dos serviços prestados pela marca é precisamente a substituição das escovas limpa para-brisas, um processo essencial nesta altura do ano, para encarar com tranquilidade e segurança a condução automóvel em tempo de chuva.
O desempenho dos limpa para-brisas condiciona a sua visibilidade e a sua segurança na estrada: é essencial verificar regularmente o seu correto funcionamento. Esta verificação é parte integrante do serviço prestado pela Glassdrive.
Conduzir com as escovas em condições degradadas pode expor o condutor a erros que podem comprometer a sua segurança, a segurança dos seus passageiros e de todos os outros na estrada.
Além disso, em caso de mau tempo, uma falha no limpa para-brisas detetada durante um controlo policial é punível com uma multa, ou até mesmo com a imobilização imediata do veículo, se a situação meteorológica for demasiado perigosa. Outro ponto a ter em conta, que não deve mesmo ser ignorado, é que o desgaste das escovas pode danificar a superfície do seu para-brisas ou dos seus vidros, provocando arranhões.
Durante o processo de limpeza, a borracha da lâmina, se rasgada ou carregada com impurezas, pode causar fricção no vidro. Todas estas anomalias são eliminatórias no momento da inspeção técnica, e implicam uma substituição obrigatória do equipamento.
Os limpa para-brisas têm uma duração de vida muito curta. As peças de borracha, que são usadas particularmente no Inverno, são também sensíveis às altas temperaturas e às partículas poluentes que se depositam no para-brisas. A frequência de utilização dos limpa para-brisas é também um parâmetro que acelera o seu desgaste – em zonas onde as condições climáticas são mais extremas, as escovas ficam desgastadas mais rapidamente.
Muitos profissionais do sector automóvel estimam que após 500.000 ciclos de limpeza, o equivalente a cerca de um ano, o equipamento ultrapassou a sua utilidade e necessita de ser substituído.
O condutor, no entanto, deve estar atento a certos sinais de aviso: o aparecimento de áreas por limpar, apesar do movimento de limpeza, indica que o limpa para-brisas não está a exercer uma pressão uniforme sobre o vidro, talvez devido a um braço mecânico deformado por um impacto.
A presença de uma névoa na superfície do limpa para-brisas pode indicar endurecimento ou rasgamento do limpa para-brisas. Além disso, os rangidos ou vibrações são sintomas de demasiada pressão sobre a vassoura.
Em todas as circunstâncias, a Glassdrive aconselha-o a mudar os seus limpa para-brisas todos os anos. Alguns condutores tomam a iniciativa e substituem os seus limpa para-brisas de seis em seis meses, ou em momentos estratégicos: no início da Primavera, após as fortes chuvas de Inverno, e no início do Outono quando as lâminas mostram sinais de fadiga após o calor do Verão.
Há 12 anos é a preferida do consumidor
A Glassdrive foi escolhida pelos consumidores em 2024, mais uma vez, como a sua marca favorita. E aconteceu pelo 12.º consecutivo, uma proeza impressionante, que reflete bem o reconhecimento dos portugueses pela excelência no serviço de “Reparação e Substituição de Vidro Automóvel”, categoria na qual tem vindo a vencer.
Os consumidores foram convidados a participar em dinâmicas de grupo, onde se questionou, através de diversos exercícios, os atributos e benefícios mais valorizados na escolha do serviço.
Os atributos mias valorizados, nesta categoria, foram: pouca burocracia, orçamento gratuito, material dos vidros, descontos, rapidez, serviço de reparação rápida de pequenos danos e serviço de reparação e substituição imediata.
Os benefícios mais valorizados foram a manutenção da integridade estrutural do veículo, segurança, evita agravamento de danos, satisfação e tranquilidade.
Carregue na galeria para conhecer mais da Glassdrive.