É possível casar as palavras pneus e sustentabilidade? É, a Continental é a prova disso. E é possível produzir pneus sustentáveis sem comprometer a segurança e o desempenho? Também é, assegura o diretor de Marketing da marca alemã, uma das principais do sector, e funada em Hanôver, em 1871.
“A resposta é o UltraContact NXT, o pneu mais sustentável disponível no mercado, que incorpora até 65% de materiais reciclados, reutilizados e de produção sustentável certificada, que obteve classificação de desempenho máxima na etiqueta europeia em todos os artigos da linha”, afirma Nuno Rebelo.
O responsável garante que a sustentabilidade é um dos “pilares estratégicos” da Continental. “Almejamos ser 100% neutros em carbono ao longo de toda a nossa cadeia de valor até 2050, o mais tardar. Este caminho passa por, nas unidades de produção, utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis, substituir combustíveis fósseis, reduzir a emissão de CO2 através de projetos de eficiência energética e neutralizar as que não puderem ser evitadas. Adicionalmente, reduzir a emissão de CO2 relacionada com a utilização dos nossos produtos”.
Cada uma destas metas, prossegue o diretor de Marketing, “tem indicadores objetivos que são monitorizados e validados em conjunto com entidades externas especializadas”. “No decorrer de 2023 reduzimos a emissão de CO2, direta e indireta, em 3,32 milhões de toneladas métricas, de acordo com o Protocolo GHG”.
Produção de pneus neutros já é testada em Portugal
“Temos um excelente exemplo na fábrica da Continental, em Lousado. A produção de pneus neutros em termos de CO2 está a ser testada e este ano já se estão a produzir pneus neutros. É um passo importante em direção ao objetivo de produção completamente neutra em CO2. Até 2040, o mais tardar, a Continental pretende mudar completamente todas as fábricas de pneus para processos de produção neutros em CO2”, acrescenta Nuno Rebelo.
O objetivo é claro: aumentar a sustentabilidade dos produtos sem comprometer a fundação mais elementar, que é a segurança. “Porque a sustentabilidade tem que se concretizar, em 2023 lançámos a já referida linha UltraContact NXT, o único pneu a ser produzido em série que incorpora até 65% de materiais reciclados, reutilizados ou de produção sustentável com certificação ISCC+ pelo método de balanço de massa, provenientes de fontes biológicas, bio circulares e/ou de ciclo fechado”, explica o responsável.
Um pneu que ‘fala’ português
Este pneu incorpora vários materiais sustentáveis, incluindo aço reciclado, borracha granulada reciclada, garrafas PET recicladas, negro de fumo sustentável, borracha sintética sustentável, aditivos de matérias-primas renováveis, silicato das cinzas da casca do arroz, resinas de origem biológica e borracha natural sustentável.
“O UltraContact NXT é exclusivamente produzido na nossa fábrica em Portugal, que é a primeira fábrica de produção de pneus certificada pelo ISCC+ e conseguiu introduzir, com sucesso, as alterações necessárias ao processo produtivo para incorporar os novos materiais”, afirma o quadro da Continental.
A marca, que opera em Portugal há mais de 30 anos, recebeu no início de 2024 o prémio Escolha do Consumidor na categoria “Pneus”, o que deixou a Continental “absolutamente orgulhosa”. E Nuno Rebelo explica porquê: “É a primeira vez que este importante selo é atribuído a uma marca de pneus. Esta distinção valida e reconhece as características dos nossos produtos, baseada no grau de satisfação e aceitação dos consumidores. Para nós, enquanto marca, é um statement muito relevante que reforça a nossa notoriedade, credibiliza os nossos produtos e valida o nosso percurso. Não há melhor reconhecimento do que aquele conferido por quem utiliza os nossos pneus. É, pois, mais um argumento de peso para potenciar a opção pelos nossos produtos”.
Carregue na galeria e conheça mais pormenores sobre a marca e alguns dos pneus comercializados.