Os automóveis elétricos já não são o futuro — são o presente. Não há volta a dar. A venda em Portugal de veículos elétricos e híbridos Plug-in continua a mostrar uma saúde notável, com crescimentos de dois dígitos em 2024 e até em contraciclo nos primeiros meses deste ano de 2025.
De acordo com os dados oficiais da ACAP — a Associação Automóvel de Portugal, o mercado de ligeiros de passageiros elétricos cresceu no ano passado 14,7% relativamente a 2023. No total, foram matriculados 41.757 novos automóveis elétricos a bateria ao longo do ano.
No que diz respeito ao mercado dos híbridos plug-in, o crescimento anual, embora não tão elevado, também foi significativo. Os 28.346 veículos PHEV matriculados entre janeiro e dezembro representaram uma subida de 4,4% comparativamente ao ano anterior.
Tudo somado, considerando o mercado dos veículos recarregáveis, composto pelos elétricos a bateria e pelos híbridos plug-in, cujo volume acumulado foi de 70.103 unidades, a subida registada em 2024 foi de 10,3%.
Já no mercado dos chamados HEV – full hybrid, a subida foi mais significativa, tendo sido registados 35.020 novos veículos, representando um crescimento de 21,3% em relação a 2023.
Primeiros dois meses do ano em alta
E a tendência dos elétricos em 2025 continua em alta e até em contraciclo com o resto do mercado. Entre os ligeiros de passageiros elétricos, registou-se uma subida de 23,7% em fevereiro, para 3.946 unidades. Este desempenho eleva o total de carros elétricos matriculados este ano para 7.211 unidades, mais 26,8% do que em igual período de 2024.
A Tesla foi superada pela Peugeot nas entregas em fevereiro, com a “marca do leão” a somar 630 unidades, uma subida de 697,5%, enquanto a fabricante liderada por Elon Musk sofreu uma quebra de 52,6%, para 547 veículos.
Os elétricos ganham peso entre as vendas totais de ligeiros de passageiros, representando 21,23% dos automóveis matriculados nos dois primeiros meses do ano.
Recorde-se que a Peugeot voltou a ser em 2024 a líder do mercado automóvel nacional pelo quarto ano consecutivo. A marca francesa liderou o mercado português de veículos de passageiros, bem como entre os comerciais ligeiros. Além disso, conquistou, pelo 12.º ano consecutivo, o título de Escolha do Consumidor na categoria “Marca Automóvel”.
No total, segundo os dados da ACAP, a Peugeot vendeu 27.329 automóveis aos seus clientes, um volume que a levou a conquistar uma quota de 11,3%. Considerando apenas o mercado de veículos de passageiros, foram vendidas 21.611 viaturas, o que representa uma quota de 10,3%. No que diz respeito ao mercado de comerciais ligeiros, a Peugeot comercializou 5.718 veículos, assegurando uma quota de 17,7%.
No que toca aos automóveis elétricos, a Peugeot assegurou uma posição no pódio de vendas nacional. No total, a marca francesa vendeu no nosso país um total de 3.436 elétricos, conquistando uma quota de 7,8%.
Aproveite a campanha até 22 de março
E se o leitor quer um veículo elétrico, a Peugeot quer possibilitar-lhe esse sonho. É o match perfeito. E por isso, a marca automóvel lançou os Electric Days Peugeot, até 22 de março. Uma semana de loucura, com promoções exclusivas para os veículos das gamas híbrida, híbrida plug-in e 100% elétrica.
Procura um SUV 100% elétrico? Um citadino híbrido gasolina? A liberdade de um Plug-In Hybrid? Seja qual for a sua preferência, há um Peugeot para si nos Electric Days.
Entre outras ofertas não perca o citadino Peugeot E-208 100% elétrico com desconto até 5.000€, para encomendas que se concretizem até 31 de março deste ano. Aproveite ainda a oferta da Easy WallBox Free2Move Charge e do Charging pass, nas mesmas circunstâncias.
Se a sua escolha recair sobre o Peugeot 208 Hybrid /Gasolina, o desconto da campanha será até 2.500€. Para conhecer em rigor a campanha, com esta e outras ofertas, visite um concessionário Peugeot.
Carregue na galeria e conheça a gama eletrificada da Peugeot.