Que valor dá à confiança, leitor? Quanto vale ter uma marca em quem confia? Em que sabe que, num momento de aperto, os seus profissionais estão lá para si — ou para resolver um problema, ou, simplesmente, para o aconselhar? São perguntas simples, não são? Talvez até tão simples e de resposta tão fácil, que nem as valorizamos, ou refletimos sobre a sua real importância.
A maioria dos portugueses não é um mecânico em potência, embora haja quem tenha opinião para tudo e que ache logo que “aquele barulho que se ouve no carro deve ser do alternador”. Deve ser? Ou é ou não é. E nesse particular não há nada como ter um diagnóstico certo e o arranjo feito pelos profissionais que sabem do ofício.
O mesmo se passa com os pneus. “Ah, isto ainda aguenta mais um pouco”, ou “Arranjei um sítio que vendem uns pneus em segunda mão que ainda fazem uns bons quilómetros” ou ainda “isto é tudo a mesma coisa”. Não, não é. Com a condução e com o estado do automóvel não se brinca. Afinal, é a sua segurança, e a dos que lhe são mais próximos, que está em jogo.
Pneus em bom estado são essenciais para garantir uma boa performance do seu carro e, acima de tudo, a sua segurança. Por este motivo, é essencial saber quando mudar os pneus na altura certa para evitar problemas maiores. No seu caso, sabe quando deve mudar os pneus? Sabe o que diz a lei? Sabe se os pneus que tem no carro o defendem de pisos chuvosos?
Nas próximas linhas vai ficar a saber quais os sinais a que deve estar atento, bem como algumas dicas para prolongar a vida útil dos pneus.
Sinais que não deve desprezar
É difícil prever a vida útil dos pneus. Afinal de contas, estes não têm propriamente uma data de validade. Contudo, existem alguns sinais indicadores de que é hora de mudar os pneus.
Em Portugal, a profundidade mínima legal da banda de rodagem do pneu é de 1,6 mm. Este limiar é normalmente indicado nos pneus através de umas marcações ao longo do piso, uns indicadores de desgaste, que permitem identificar até onde se desgastou a profundidade do pneu.
Para medir o desgaste com mais precisão, o melhor é mesmo recorrer a profissionais que utilizam um medidor de profundidade de pneu, uma ferramenta concebida especialmente para o efeito. Apesar do limite legal ser 1,6 mm, é aconselhável substituir os pneus bem antes de chegarem próximo deste nível.
Quantos mais quilómetros fizer com os pneus, maior a exposição a diversos elementos que os podem desgastar e danificar. É por isso importante estar atento a furos, fissuras, cortes, manchas ou bolhas, entre outras coisas fora do normal. Conduzir com os pneus em mau estado pode tornar irreversível a sua reparação, além de colocar em risco a sua segurança. Caso tenha um ou mais pneus nestas condições, procure imediatamente ajuda de profissionais especializados.
Um desgaste irregular da banda de rodagem poderá significar problemas mecânicos associados à suspensão, transmissão ou equilibragem. Pode também ser motivado por uma pressão inadequada ou pelo tipo de condução. Esteja atento a estes sinais, pois poderá ser necessário mudar os pneus!
Apesar de, como foi referido, não terem uma data de validade, os pneus mesmo que sejam pouco utilizados também envelhecem. Provocado por fatores como: condições de armazenamento, tipo de condução (excesso de velocidade e/ou travagens), exposição a temperaturas muito baixas e/ou altas e pressão de enchimento errada. Este tipo de tratamento com o passar dos anos começa a traduzir-se na perda das propriedades do pneu e consequente redução da sua durabilidade.
Por este motivo, os pneus devem ser substituídos no máximo 10 anos após a sua data de fabrico. Esta data é gravada no pneu, sendo composta por 4 dígitos: os 2 primeiros referem-se à semana e os outros 2 ao ano de fabrico.
Dicas para prolongar a vida dos seus pneus
Pratique uma Eco-condução – também conhecido como condução eficiente, este é o ponto de partida quando o tema é preservar os pneus. Evite altas velocidades, travagens bruscas e passar em buracos ou sobre objetos estranhos na estrada. E na hora de estacionar, não coloque o carro com rodas sobre o passeio, óleos ou outros materiais prejudiciais para os pneus.
Tenha sempre uma Pressão adequada – verifique a pressão dos seus pneus regularmente! Conduzir com uma pressão inadequada é perigoso e provoca um desgaste irregular nos pneus, reduzindo a sua vida útil.
Confirme o alinhamento das rodas – este elemento é fundamental para uma condução segura e para prolongar a vida dos pneus. Se o carro desviar a direção para a esquerda ou para a direita, sentir algumas dificuldades anormais na condução, ouvir ruídos estranhos ou os pneus apresentarem um desgaste irregular, provavelmente é necessário alinhar o carro.
Verifique a equilibragem das rodas – tal como no ponto anterior, a equilibragem assume um papel importante na segurança e na conservação do estado dos pneus. Se sentir vibrações durante a condução, procure um especialista para calibrar o seu carro.
Tal como o alinhamento, este serviço deve-se fazer sempre que mudar os pneus e a cada 10.00 km aproximadamente.
Comece a colocar estas dicas em prática e certamente que os pneus do seu carro vão ter uma vida útil mais duradoura.
Na Norauto tem pneus das melhores marcas aos melhores preços
Se está na altura de mudar os pneus do seu carro, na Norauto encontra milhares de pneus online ao melhor preço. Basta colocar a matrícula do seu carro ou a dimensão dos pneus que procura e encontrará uma grande oferta de pneus baratos e pneus premium de diversas marcas (pneus Michelin, pneus Continental, pneus Goodyear, pneus Norauto, entre outras).
Caso precise de verificar algo, seja o desgaste dos pneus, um pneu furado ou até mudar os pneus, na Norauto poderá encontrar uma diversidade de serviços de oficina de pneus realizados por técnicos especializados!
Consulte o site da Norauto e vai encontrar um conjunto de promoções na compra de pneus ou na montagem dos pneumáticos no seu carro.
A Norauto não trata só de pneus. A marca, líder europeia em centros auto, nasceu em França há mais 50 anos, e está no mercado nacional, onde atua desde 1996, detém atualmente mais de 30 centros auto, 1 loja de Mobilidade Urbana e 2 Oficinas Móveis, dando continuidade também à sua expansão. E tem revisões oficiais com preços até menos 40% do que na marca.
O seu crescimento é acompanhado igualmente pelo reconhecimento dos portugueses. Por alguma razão, a marca voltou a ganhar em 2025 o prémio Escolha do Consumidor pelo sétimo ano consecutivo na categoria “Centros de Manutenção Automóvel”, e o prémio Escolha Sustentável, que distingue a sua EcoRevisão.
Os prémios são da responsabilidade da Consumer Choice, e resultam da avaliação e classificação de marcas por parte dos consumidores, determinadas com base no seu grau de satisfação e aceitabilidade.
A Norauto evidenciou-se em atributos como a reputação e credibilidade, preço / qualidade e pelo facto de ser uma marca que faz a diferença na vida das pessoas, conseguindo criar uma conexão autêntica e duradoura com os seus clientes.
Com a conquista destes prémios, a Norauto reafirma “a sua posição como referência no setor de manutenção automóvel”, destacando “a sua capacidade de alinhar inovação e sustentabilidade com um atendimento ao cliente de excelência, dando sentido à sua ação “Automobilista & Responsável””.
“É uma honra e um orgulho sermos reconhecidos pelos consumidores e especialistas do setor. Estes prémios representam o reconhecimento do trabalho da nossa equipa e a dedicação e compromisso da Norauto, como marca acessível, especialista, comprometida e inovadora, na promoção de soluções duráveis de mobilidade”, afirmou em comunicado Laurent Billery, CEO da Norauto Portugal.
Carregue na galeria e conheça mais sobre os serviços Norauto.