Renting, crédito, ALD ou leading não são sinónimos para a mesma operação — por isso, é importante informar-se das diferenças e das particularidades financeiras de cada operação. E, sobretudo, aquela que mais se adequa a si. Mas, independentemente da sua escolha, uma coisa é certa: se quer comprar carro e precisa de uma solução de financiamento, não o faça sem falar com o líder de mercado.
O Volkswagen Financial Services é a financeira cativa das marcas do Grupo Volkswagen, que oferece uma variedade de serviços financeiros relacionados com a aquisição e utilização de veículos. E são 12, as marcas que integram o grupo alemão, fundado em 1937: Volkswagen, Audi, Seat, Škoda, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Man e Cupra.
Esses serviços incluem financiamento de veículos, leasing, seguros, gestão de frota e outros produtos financeiros relacionados com a mobilidade. Razões mais do que suficientes para que a WFS tenha sido eleita Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Financiamento e Renting – Marca Automóvel”.
As condições de pagamento; a existência de menos burocracia; o serviço de apoio ao cliente; a disponibilidade imediata do crédito; e a transparência e explicação dos procedimentos e documentos necessários são as cinco razões apontadas pelos clientes para a confiança na marca.
A questão da burocracia, da rapidez e da transparência são, aliás, imagens de marca da Volkswagen Financial Services, que encara a digitalização com uma das principais apostas da marca. “Neste momento oferecemos diferentes tipos de produtos digitais, que vão desde o pedido de aprovação do financiamento automóvel à simulação e subscrição de um seguro automóvel; da subscrição de um plano de manutenção para a sua viatura à possibilidade de fazer a assinatura do seu contrato de uma forma 100% digital. Estes são alguns dos serviços que já disponibilizamos aos nossos clientes”, afirma o Head of Marketing da WFS.
O responsável acrescenta que noutra esfera, “o consumidor dos dias de hoje é também cada vez mais sensível a questões ambientais”. “Nesse sentido, o Volkswagen Financial Services dispõe de soluções de mobilidade com viaturas elétricas e híbridas e, enquanto grupo Volkswagen assumiu um compromisso em termos de medidas de descarbonização”, sublinhou.
O maior fornecedor de serviços financeiros para automóveis na Europa
O Volkswagen Financial Services é o maior fornecedor de serviços financeiros para automóveis na Europa. Opera internacionalmente e é afiliado a empresas de 51 países em todo o mundo por meio de participações e contratos de serviço. O Volkswagen Financial Services “está consistente e sistematicamente à procura de alcançar os objetivos da sua nova estratégia ROUTE2025 e, portanto, reconhece e de boa vontade assume a sua responsabilidade para com os seus clientes, os seus funcionários e a sociedade em geral.
Os principais campos de negócio do Volkswagen Financial Services envolvem o financiamento, renting e seguros de veículos para os clientes do grupo Volkswagen, juntamente com a prestação de serviços de mobilidade. Aproximadamente, um em cada três veículos vendidos pelo Grupo Volkswagen em todo o mundo é financiado pelo Volkswagen Financial Services.
A empresa de financiamento de grupo nasceu em 1949 e opera hoje em mais de 50 países e tendo no seu seio mais de 16 mil colaboradores. Ainda a nível global, mais de 11 milhões de viaturas estão sob gestão da Volwkswagen Fiancial Services.
Portugal faz parte desse ecossistema mundial: “no Volkswagen Financial Services Lisboa temos opções de Financiamento, Renting e Gestão de Frotas, sem complicações. Desde Viaturas Ligeiras, de Passageiros ou Comerciais, Camiões e Autocarros, seja uma Grande Frota ou uma PME, temos a solução ideal de mobilidade para o seu negócio. Atualmente, o Volkswagen Financial Services conta em Portugal com mais de 130 colaboradores, 50.000 viaturas financiadas e um vasto leque de serviços, desde o renting, financiamento tradicional, auto crédito, manutenção e seguros”, descreve a marca.
Financiamento bate recordes em 2023
As três áreas de negócio representadas na Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting financiaram a economia em 47.800 milhões de euros em 2023, mais 5,9% em termos homólogos e um máximo histórico, revelou a associação do setor, citada pela agência Lusa.
O financiamento dos três setores (leasing, factoring e renting), que representa mais de 90% do mercado português, mostraram em 2023 “um crescimento homólogo de 5,9% no apoio dado à economia nacional”, refere a ALF em comunicado, adiantando que, no ano em análise, o “somatório de 47.800 milhões de euros equivale a cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) português” e constitui um novo máximo histórico.
A nota divulgada refere ainda que os três setores fecharam 2023 com ganhos, desde os 5% do valor de créditos tomados do factoring, aos 53% do valor das viaturas novas contratadas em renting, passando ainda pelos 8,5% do reforço do valor dos investimentos em leasing. “Os 47.800 milhões de euros resultantes da soma dos contratos de leasing e renting, juntamente com as faturas adquiridas pelas factors em 2023, representam um aumento de quase 2.700 milhões de euros, face a 2022”.
Mais de 35 mil viaturas em renting
“Este aumento é composto por um crescimento de 350 milhões de euros na produção de renting, 200 milhões no leasing e uns expressivos 2.100 milhões de euros no factoring”, adianta. O presidente da ALF, Luís Augusto, considerou que “o ano 2023 desafiou todas as previsões, conjugando um segundo conflito com impacto na Europa, a incerteza na política monetária do Banco Central Europeu (BCE), e, em Portugal, a queda de um Governo com maioria e convocação de eleições antecipadas”.
Em 2023, o renting colocou 36 mil viaturas novas em circulação nas estradas portuguesas, num valor que superou os mil milhões de euros, um crescimento de 53% face aos 667 milhões de euros de contratos novos em 2022.
A atual frota em circulação contratada através de renting alcançou os 2.480 milhões de euros em valor, crescendo 18% face 2022, sendo que em número de viaturas são agora 133.748 unidades ligeiras a circular nas estradas portuguesas, das quais mais de 80% da categoria de passageiros.
Carregue na galeria e conheça alguns das novidades da Volkswagen.