Venda de automóveis usados está a crescer em Portugal. E nós sabemos de quem é culpa

Em 20 anos de vida, o Standvirtual, líder na venda de automóveis usados, já anunciou cerca de 5 milhões de carros.

A vendas de carros usados registou um aumento de 4,4% no primeiro semestre de 2024, face ao mesmo período de 2023, tendo sido identificadas cerca de 390 mil transferências de propriedade de automóveis em segunda mão, de acordo com a informação apurada pelo portal Standvirtual.

Estes números mostram a vitalidade do mercado de veículos usados em Portugal. Com uma procura consistente, motivada por preços mais acessíveis em relação a veículos novos e pela oferta diversificada, este mercado tem apresentado evolução nas plataformas de compra e nas preferências dos consumidores.

Ainda em relação ao primeiro semestre de 2024, quanto ao tempo médio espera para venda, o Standvirtual conclui que é de 40 dias para carros com mais de 16 anos e de 70 dias para os carros mais recentes, sobretudo com menos de um ano. Ao nível do combustível, são os híbridos a gasóleo que demoram menos tempo a serem vendidos (40 dias).

Em 20 anos de atividade, o Standvirtual tem sido uma ferramenta essencial quer para os clientes, quer para a sustentabilidade ambiental, dado o facto de a empresa estimular a economia circular.

Estimamos que já tenham sido anunciados cerca de 4 a 5 milhões de carros no Standvirtual, que reflete a dimensão e como ajudámos a dar nova vida a todos estes veículos”, afirma o Marketing Manager da marca.

Novas funcionalidades no portal

Ricardo Cardoso sublinha que o Standvirtual está “atento à evolução do mercado e adapta-se a todas estas mudanças, estando agora muito focado de que forma a Inteligência Artificial pode ajudar ainda mais a jornada de compra e venda de um automóvel”.

Para isso, o portal tem vindo a investir em novas funcionalidades para tornar essa experiência de compra e venda melhor.  “Destacaria as cotações de preço que permitem ao comprador perceber se o carro em vista está abaixo, dentro ou acima da média de mercado e as classificações de stands ou os chamados “ratings”, lançadas recentemente. “São duas ferramentas que simplificam as escolhas e decisões de quem está na jornada de compra”, afirma Ricardo Cardoso.

O Marketing Manager acrescenta: “Do lado de quem vende, a leitura da matrícula com preenchimento automático dos campos do anúncio, assim como a ferramenta de avaliação do carro, são sem dúvida mais-valias para quem vai vender o carro. No entanto, a maior parte da nossa inovação é invisível ao público em geral, porque é desenvolvida para os nossos profissionais, muito ao nível dos indicadores de mercado, que ajudam a comprar e vender melhor, assim como a identificar tendências”.

Escolha do Consumidor há 12 anos consecutivos

O Standvirtual, pertencente ao grupo OLX, é o portal n.º 1 em carros e líder em Portugal. Criado em 2004, disponibiliza uma oferta de viaturas ligeiras, comerciais, autocaravanas, motos, barcos e peças. Conta com cerca de 2 milhões de visitas mensais e mais de 60.000 anúncios ativos.

A sua experiência e credibilidade junto dos consumidores está bem patente na conquista da distinção Escolha do Consumidor 2024, o que aconteceu pelo 12.º ano consecutivo. É obra.

Ricardo Cardoso admite que “o mercado de carros usados”, apesar da evolução e do “esforço e competência dos operadores”, “ainda gera alguma desconfiança nos consumidores”. Por isso, para o responsável, “prémios como a Escolha do Consumidor são mais argumentos para ajudar na confiança durante a jornada de compra e no posicionamento da marca”.

Carregue na galeria e veja algumas das dicas que o Standvirtual tem para si e descubra as respostas no Instagram da marca.

 

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS