Negócio fechado. Boa sorte com o seu carro novo.
Venda de carros elétricos dispara em 2024. Sabe onde encontra os melhores?
Em fevereiro deste ano, último mês com dados oficiais, a venda de elétricos, híbridos e plug-in cresceu 17,4%.
Não há volta a dar. Os portugueses estão apaixonados pelos carros sem combustão. Em rigor, não são apenas os portugueses. Esta é uma tendência global, materializada há um ano e meio com uma decisão histórica tomada pelo Parlamento Europeu: a morte dos automóveis que queimam combustíveis fósseis. A primeira proposta que propunha a proibição deste tipo de veículos ligeiros na Europa a partir de 2035 remonta a julho de 2021, foi redigida em junho de 2022, negociada nos meses seguintes com os diferentes Estados-Membros e aprovada pelos eurodeputados em setembro de 2022. Ou seja, é oficial: pelo menos no espaço europeu, os velhinhos carros a gasolina ou gasóleo deixam de poder circular em 2035.
Os portugueses parecem estar a compreender bem o que está a mudar. Se o mercado nacional automóvel em 2023 cresceu 26,1% em relação ao ano anterior, totalizando 236 053 unidades, a venda de veículos eletrificados — inclui 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos — cresceu muito mais: 60,4%, correspondendo a 95 253 unidades.
A tendência continua nos primeiros meses deste ano. Depois do melhor janeiro de sempre, seguiu-se fevereiro — o último mês cujos dados de venda de de automóveis já foram revelados. No segundo mês do ano foram matriculados em Portugal 8.406 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, o que corresponde a um crescimento de 17,4%, comparativamente com o mês homólogo de 2023.
Na tabela dos veículos 100% elétricos, no segundo mês de 2024, registou-se um aumento de 23,1 por cento em comparação com o mesmo mês de 2023, tendo sido matriculados 3.191 ligeiros de passageiros novos.
Na Matrizauto tem muito por onde escolher. Mas atenção: o laçarote é vermelho.
E usados, já há oferta?
O preço dos automóveis novos elétricos, mesmo contando com os benefícios fiscais que o Estado permite às empresas, continua a ser o principal obstáculo à compra por parte de todos os portugueses. Porque, apesar de tudo, os valores são, de facto, diferentes. Por isso, muitos colocam a perguntas: e quanto ao mercado de usados, já há oferta suficiente de veículos elétricos usados com qualidade e em condições? A resposta é óbvia: sim. Na
Matrizauto, considerada a maior megastore automóvel de Portuga, há diversos modelos 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos elétricos.
“O shopping dos carros”, como ficou conhecido pelos portugueses, chegou ao mercado em 2008, quando a Matrizauto abriu a sua primeira loja, em Braga. A qualidade das suas viaturas, aliada à missão de satisfazer o cliente, proporcionando o preço mais baixo do mercado, impulsionou o crescimento da marca. Uma década e meia depois, afirma-se como um dos líderes do mercado, tendo sido distinguida como Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Viaturas Seminovas e Usadas”.
A Matrizauto é parte do Grupo JAP, um grupo com mais de 100 anos de experiência no ramo automóvel, e conta atualmente com sete megastores no país: Porto, Braga, Sintra, Aveiro, Viseu, Leiria e, a mais recente, Loures, em setembro passado, num investimento que rondou os dois milhões de euros.
“Em apenas 15 anos, a Matrizauto já conta com a confiança de 80 mil clientes. Além das suas sete lojas, a marca também é um dos líderes no comércio automóvel online. Os clientes podem comprar carro em matrizauto.pt num processo 100% digital e recebê-lo à porta de casa”, detalha a marca, que conta com mais de 2.000 viaturas em stock, entre seminovos e usados certificados e zero quilómetros.
Carregue na galeria e veja alguns dos carros elétricos à venda e em campanha promocional. Apresse-se: há mais gente a ler este texto.
-
ver galeria