Está contratado. Começa para a semana.

As melhores empresas têm os melhores colaboradores. E o GI Group sabe quem são

Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário, Formação e Carreira. Esta holding ganhou o Quality Award.

O salário, o ambiente de trabalho e os benefícios são as três principais razões para os profissionais mudarem de emprego, ou, pelo contrário, manterem as suas funções nas empresas onde trabalham.

Os tempos mudaram e a pandemia veio acelerar essa mudança. Mas a retenção de talento continua a ser fundamental para as empresas, defende o Marketing Director do GI Group Holding, um ecossistema global de soluções integradas de Recursos Humanos que tem como o objetivo criar um ambiente de trabalho sustentável e agradável para candidatos e empresas, disponibilizando soluções que contribuem para a evolução do mercado de trabalho.

Tiago Varanda explica que “há inúmeras formas de abordar a questão da retenção de talento”. Algumas delas, no entanto, “são quase como tentar parar o vento com as mãos: as pessoas vão sempre querer mudar de emprego, mudar de ambiente, ganhar novas competências, conhecer novas pessoas, sair do seu lugar de origem”, acrescenta o profissional.

“Salário e benefícios são, normalmente, a dupla vencedora. Se no caso do salário é fácil de entender por que razão é capaz de reter talento, a parte dos benefícios desempenha um papel muito relevante”, sublinha o quadro do GI Group Holding. E aponta a título de exemplo num estudo realizado em 2022 que revela “como o ambiente na empresa ou a oferta de lugar de estacionamento era importante para quem trabalhava no sector e das variáveis mais bem classificadas”.

“Isto mostra que os benefícios são fundamentais não apenas para manter as pessoas e aumentar a satisfação com o trabalho como também são específicos à indústria ou até mesmo à empresa: quando o parque logístico está localizado numa zona distante, com dificuldade de acesso pela rede de transportes, ter um local para estacionar o carro é muito importante”, aponta Tiago Varanda.

Pensar nas pessoas

Graças à presença direta em mais de 40 países, o Gi Group, fundado em 1998, conta com mais de 4.000 colaboradores, distribuídos por mais de 500 filiais.

Considerada a nível global como uma das maiores empresas de recrutamento pela Staffing Industry Analysts, o grupo é também Global Corporate Member (Membro Empresarial Global) da WEC, Confederação Internacional das Agências de Emprego Privadas.

Através da diversidade de clientes, o Grupo, que chegou a Portugal em 2015, desenvolveu um forte conhecimento e especialização em necessidades globais de recrutamento para organizações multinacionais e de grande dimensão, nas quais implementou soluções diferenciadoras – Site Managed Services e Assessment Center, entre outras – através de departamentos especializados e equipas dedicadas, tanto a nível local como internacional.

Trabalho temporário, Recrutamento e Seleção dos melhores profissionais, Incremento de produtividade e eficiência, Formação e Desenvolvimento, Talentos na área de IT são alguns dos serviços prestados pelo GI Group, que recebeu este ano o “Quality Award”, instituído pela Consumer Choice.

“Esta distinção significa o reconhecimento de um trabalho feito de forma profissional, sistemática, próxima. Significa que ter inscrito na nossa matriz uma abordagem particularmente humanizada, sobretudo numa era de estatística – descritiva e prescritiva – é um valor maior, reconhecido por quem trabalha connosco e com quem nos cruzamos”, sublinha Tiago Varanda.

O Marketing Director do GI Group Holding garante que o compromisso é para continuar, até porque esta é “uma empresa de pessoas para pessoas”. “Seria fácil montar um algoritmo de classificação que listasse os candidatos com as características x, ou que os ordenasse por maior probabilidade de match com determinada oferta de emprego. Isso é feito extensamente por job boards e redes sociais. Mas mais difícil é incluir o input de quem trabalha no terreno, de quem entrevista pessoas e de quem conhece as empresas. Esse salto é muito complexo e é por aí que nos queremos diferenciar”, prometeu.

Carregue na galeria e conheça mais do posicionamento da GI Group.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS