De Viana do Castelo para o Mundo, esta empresa familiar fatura 70 milhões

Há 31 anos que a Sanitop conquista a pulso cada cliente, com soluções inovadoras. É a marca em que os profissionais confiam.

Um diretor-geral com “visão e vontade de crescer e fazer diferente”. É esse o segredo, juntamente com uma “equipa empenhada e dedicada”, do sucesso da Sanitop, uma empresa familiar portuguesa, que nasceu em Viana do Castelo há 31 anos e que hoje emprega mais de 250 pessoas e fatura 70 milhões de euros por ano. A inovação faz parte do ADN da marca que se tornou Escolha dos Profissionais. A caminhada é longa e cheia de orgulho, como se percebe da entrevista do Coordenador de Marketing ao Escolhas, Alberto Miranda.

 

O que significa para a empresa ser eleita Escolha dos Profissionais na categoria “Climatização e Sistemas Sanitários”?

Este é no fundo o reconhecimento daquilo que sempre foi o objetivo da Sanitop, que sempre ambicionou ser o melhor parceiro dos instaladores profissionais. É um reconhecimento e um orgulho, pois todo o nosso percurso e história foram encaminhados para este grande objetivo. Procuramos criar as melhores condições para que tal acontecesse, quer ao nível da oferta de produtos e serviços, quer na manutenção de uma cultura altamente focada no cliente.

Há 31 anos que a Sanitop trabalha na distribuição de materiais para instalações sanitárias e de climatização. Como olham para este caminho feito ao longo das três décadas?

A Sanitop começou por ser um distribuidor de marcas europeias no mercado português, muito ligadas aos sistemas sanitários, à canalização destinada às águas numa habitação. Estas marcas foram tendo grande aceitação e os instaladores começavam a pedir novas soluções. E então foram surgindo os sistemas de climatização, as louças sanitárias e sucessivamente todas as outras áreas. Todos estes produtos foram sempre complementados por formação e por suporte técnico permanente especializado, o que nos tornou também num parceiro próximo, disponível e de confiança. Procuramos sempre inovar e estar a par das necessidades dos profissionais e estar cada vez mais perto deles. Hoje temos uma rede de 21 lojas para instaladores, os centros de atendimento a profissionais.

É uma grande caminhada…

Sim, é. Olhar para todo este percurso é extraordinário. Obviamente toda a equipa envolvida, faz parte do segredo deste sucesso, mas também a grande liderança do nosso diretor-geral teve e tem um papel fundamental. Uma visão estratégica sem igual, humana, com ambição e humildade, sempre focada na inovação.

Alberto Miranda, Coordenador de Marketing da Sanitop.

“Temos orgulho nas nossas raízes”

Uma empresa que emprega mais de 250 pessoas e que fatura 70 milhões de euros é muito mais do que uma empresa familiar. Mas essa realidade continua a fazer sentido?

Claro que sim. Temos orgulho nas nossas raízes e uma grande preocupação com a vertente relacional entre colaboradores. Procuramos fomentar momentos de encontro e interação para que se possam conhecer, além do telefone e email. Todos os dias comunicam uns com os outros e precisam de se conhecer efetivamente, perceber o lado uns dos outros. Por outro lado, temos uma grande atenção à nossa cultura e valores, procurando manter a equipa alinhada com os mesmos, para que essa visão familiar perdure.

A empresa está a crescer, está mais forte, comprou outras empresas no último ano. Essa expansão teve que objetivo? É para continuar essa política de expansão?

Estas aquisições que têm vindo a ocorrer desde 2023 tiveram um objetivo muito concreto, que foi o de alargar a oferta de produtos e serviço de material elétrico, aos instaladores profissionais. Cada vez mais as soluções que temos em casa são conectáveis e esta necessidade de uma casa mais inteligente traz este “casamento” entre o mundo da eletricidade e da água. Além disso, muitas das soluções de vanguarda, eficientes e com maior procura atualmente, como é o caso, por exemplo, do ar condicionado e das bombas de calor, são equipamentos que necessitam muitas vezes de alterações nas instalações elétricas. Neste sentido, vamos não só alagar a oferta de produtos e serviços, como entrar num novo mercado que, até agora, não tínhamos expressão. Integramos empresas conceituadas e credíveis no mercado, com equipas altamente especializadas que vão também ajudar-nos a fazer uma aposta mais sustentada e profissional junto dos instaladores.

Qual é o valor acrescentado que a Sanitop, nascida em Viana do Castelo, traz aos consumidores?

Temos uma proposta de valor sem igual. Temos uma gama alargada de soluções para sistemas sanitários, climatização e material elétrico, domésticas e para a indústria, disponível em todo o país, através de uma rede de lojas e de uma vasta equipa de comerciais, com todo o suporte necessário para os profissionais, como por exemplo, apoio técnico em obra e na orçamentação, serviço após venda, formação, entregas em todo o país, etc. Um cliente Sanitop tem um acesso próximo em qualquer zona do país aos nossos produtos e serviços.

A variedade de produtos e a diversidade de áreas são o segredo do sucesso da Sanitop?

Não só. Todas as soluções são complementadas por um serviço sem igual. E, mais importante do que isso, pela nossa equipa. O segredo está também nas pessoas que fazem parte da equipa Sanitop e que, todos os dias, procuram prestar o melhor suporte aos nossos clientes.

Como é que nestes 30 anos, a Sanitop soube resistir ao avanço, natural num mercado global, de multinacionais ligadas à construção civil, que têm mais marketing e notoriedade e que também alguns dos serviços que vocês prestam?

A Sanitop tem, desde sempre, procurado crescer (com resultados comprovados), de uma forma sustentada. Temos um grande foco na inovação e no crescimento no nosso mercado e temos alguns projetos de internacionalização em vigor, também eles com resultados positivos. Estas aquisições recentes são também um exemplo dessa necessidade de crescimento e inovação dentro do nosso setor. Temos a sorte de ter um Diretor Geral com um vasto networking a nível nacional e internacional, de ser uma pessoa com visão e vontade de crescer e de fazer a diferença, mantendo sempre um lado humano que não pode ser descurado. A Sanitop tem, ao longo da sua história, de crescimento, inserido no mercado soluções inovadoras, resultado desta atenção redobrada a outras realidades e a tendências para o futuro.

Carregue na galeria e conheça mais da Sanitop: instalações, produtos e soluções.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS