Já não há desculpas para a falta de produtividade. A Citroen acabou com elas. A nova frota de veículos comerciais da marca francesa chegou para dar cartas nas empresas, procurando soluções que vão encontro das necessidades dos empresários e das diferentes áreas de negócio.
A nova gama é moderna, completa e feita à medida das necessidades de cada um, não esquecendo nunca a transição energética, cada vez mais adotada pelas empresas que procuram, principalmente, soluções 100% elétricas, que, como se sabe, passaram a ter mais benefícios fiscais na aquisição de veículos elétricos..
Com uma quota de mercado de 8,3% no segmento europeu dos comerciais ligeiros no final de 2022, a gama de comerciais composta pelo Ami Cargo, Berlingo Van, Jumpy e Jumper é um caso de sucesso, representando atualmente cerca de 30% das vendas da marca.
Ao renovar, em simultâneo, os seus modelos Berlingo Van, Jumpy e Jumper, a Citroën pretende reforçar ainda mais as suas “sólidas” posições no mercado. A nova gama, “mais ampla e diversificada do que nunca”, responde às necessidades crescentes dos profissionais em matéria de mobilidade sustentável, com uma oferta 100% eléctrica ainda mais eficaz e eficiente.
“A Citroën sempre foi um parceiro dos clientes profissionais no seu quotidiano. Do furgão 2CV ao Berlingo Van, do emblemático Type H ao inesperado My Ami Cargo, a marca nunca deixou de alterar as convenções para tornar a mobilidade acessível a todas as empresas, respondendo a todas as suas necessidades, ajudando-as a desenvolver a sua atividade”, afirma a Citroen.
A Citroen foi eleita Escolha dos Profissionais 2024
na categoria “Veículos Comerciais”
A versatilidade da gama de comerciais Citroen volta a ser uma realidade. A marca propõe veículos de todas as dimensões, dos 0,5 m3 do Ami Cargo até aos 17 m3 do Jumper, e com todos os tipos de motorizações: de combustão interna, elétrica e até a hidrogénio.
Olhemos, em traços gerais, cada uma das novas propostas para as empresas.
Novo Citroën Berlingo Van
Referência no mercado dos furgões, o Berlingo Van adota a nova assinatura da Citroën. O conforto de condução foi otimizado, enquanto a autonomia de emissões zero do Berlingo Van cresceu 20%, para 330 km (ciclo WLTP).
Em termos de estilo exterior, o novo Berlingo Van adota o mais recente design da marca, com uma frente mais vertical e completamente redesenhada, da grelha do radiador até ao para-choques e aos faróis. Tal confere ao Berlingo Van um aspeto mais distinto, sublinhando o seu dinamismo e robustez.
O habitáculo foi redesenhado, com um novo painel de bordo que oferece uma ergonomia ainda melhor. A qualidade dos acabamentos também aumentou. A parte superior do novo painel de instrumentos inclui um novo ecrã tátil de alta definição de 10 polegadas. No novo volante encontram-se os comandos do controlo do Cruise Control e do sistema áudio. Na sua versão elétrica há novas patilhas atrás do volante para gestão da recuperação de energia em função do nível de carga.
Quer se trate de automóveis de passageiros ou de veículos comerciais, o conforto é uma prioridade da Citroën, seja para particulares, seja para empresas. O novo Berlingo Van pode ser equipado com os novos bancos Advanced Comfort®, que serão apreciados por todos os profissionais que todos os dias passam horas nos seus veículos. Exclusivos da Citroën, os bancos Citroën Advanced Comfort® do novo Berlingo Van apresentam uma arquitetura elaborada, associada a apoios laterais específicos, espuma e tecido de alta qualidade.
Aumentar o conforto significa, também, reduzir a carga de trabalho do condutor. Com este objetivo em mente, o novo Berlingo Van está equipado com uma série de novas ajudas à condução: câmaras que ajudam ao estacionamento e impedem qualquer ângulo morto, 12 sensores de obstáculos, distribuídos entre a frente e a traseira do veículo, entre outros.
Para responder às necessidades de todos os profissionais e empresas, a Citroën propõe uma vasta gama de motores para o novo Berlingo Van. Na vertente da combustão interna, conta com motores diesel BlueHDi de 100 cv e 130 cv. Por outro lado, o ë-Berlingo Van mantém o seu motor 100% elétrico com 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 270 Nm, associado a uma nova bateria de 50 kWh.
Graças a uma preocupação em termos de eficiência, a autonomia sem emissões do novo ë-Berlingo Van é agora uma referência no segmento, num máximo de 330 km (ciclo WLTP), mais 20% do que no modelo anterior. Esta autonomia pode ser otimizada graças ao novo sistema de travagem regenerativa, passível de ser ativado em três níveis de regeneração diferentes, através das patilhas montadas atrás do volante.
O novo Berlingo Van mantém a modularidade e o volume de carga que fizeram do seu antecessor um sucesso. Independentemente das motorizações, está disponível com 2 ou 3 lugares e em dois comprimentos: M de 4,40 m e XL de 4,75 m. Tem um volume útil máximo de 4,4 m3 e uma carga útil de 1 tonelada (780 kg na variante elétrica). O Berlingo Van mantém, também, a versão de cabina alongada.
Novo Citroën Jumpy
O novo Citroën Jumpy é uma referência em termos de polivalência, com um formato compacto, novos equipamentos de conforto e segurança e uma gama de motores cada vez mais competitiva, do diesel BlueHDi ao hidrogénio, passando por um ë-Jumpy ainda mais eficiente.
Espaçoso, com um volume de carga que pode atingir os 6,6 m3, à vontade na cidade, fruto das suas dimensões compactas – raio de viragem de 11,3 m e altura de 1,90 m – e na estrada, graças às suas potentes motorizações, adaptando-se a todas as utilizações das empresas. E o seu novo visual reforça ainda mais o seu poder de atração.
O novo Jumpy apresenta uma nova frente, com um para-choques otimizado em design e aerodinâmica, novos faróis LED e uma grelha do radiador totalmente nova, com a nova assinatura Citroën. Visto na lateral, as novas cores de jantes completam esta renovação estética, num modelo que adota uma nova cor de carroçaria Cinzento Titanium.
O novo Jumpy integra um cluster de instrumentos 100% digital, com 10 polegadas. Disponível a cores (opção) ou a preto e branco (de série), permite ao condutor personalizar a apresentação das informações mais importantes.
Diesel, 100% elétrico e até hidrogénio: as motorizações do novo Citroën Jumpy respondem às necessidades e aos constrangimentos de todos os profissionais.
Os motores diesel BlueHDi, potentes e económicos, estão disponíveis numa vasta gama de potências: 120 cv e 145 cv com caixa manual de 6 velocidades, 180 cv com caixa automática de 8 velocidades (também disponível no BlueHDi 145). O motor a hidrogénio com pilha de combustível oferece mobilidade sem emissões, com uma generosa autonomia de 460 km (ciclo WLTP).
O ë-Jumpy, equipado com o motor de 100 kW (136 cv), continua disponível com dois tipos de bateria. Com a bateria de 50 kWh permite uma autonomia de 230 km, perfeitamente adaptada, por exemplo, às entregas diárias nos centros das cidades. Já a bateria de 75 kWh oferece agora uma autonomia máxima de 360 km, mais 30 km do que no modelo anterior, assegurando uma versatilidade otimizada.
O novo Citroën Jumpy apresenta-se em dois comprimentos de carroçarias – M com 4,95 m e L com 5,30 m – e em vários estilos de formato: furgão, cabina alongada de 5 ou 6 lugares, chassis cabina e Combi de 9 lugares. Consoante a versão, um volume de carga útil poderá ir até aos 6,6 m3 e a capacidade de carga útil até aos 1.275 kg.
Novo Citroën Jumper
Com características únicas no seu segmento, o novo Jumper eleva as ajudas à condução, a conectividade e o conforto a um novo patamar. A sua gama de motores diesel e elétricos foi radicalmente reformulada para oferecer aos profissionais e às empresas uma eficácia ainda maior, mantendo os custos operacionais sob controlo.
O novo Jumper é o veículo comercial mais robusto da Citroën, com uma carga útil até às 2 toneladas, enquanto oferece aos utilizadores novos equipamentos dignos dos veículos de passageiros, para garantir as melhores condições de trabalho no dia a dia.
A secção dianteira do novo Jumper foi redesenhada para reforçar, ainda mais, a forte personalidade do modelo, melhorando, em simultâneo, as suas características aerodinâmicas. O para-choques, a grelha do radiador – agora na mesma cor da carroçaria – e os espelhos retrovisores foram redesenhados com este objetivo em mente. A secção inferior preta foi reforçada para melhorar, ainda mais, a proteção contra pequenos impactos.
Os novos faróis LED, mais elegantes, são também 30% mais eficientes do que os antecessores de halogéneo. Por fim, as luzes traseiras também receberam um novo design.
Sistema de direção elétrica assistida que adapta, automaticamente, o nível de assistência à velocidade do veículo, para uma maior precisão a alta velocidade e uma maior suavidade em cidade. Travão de estacionamento elétrico de utilização mais confortável do que um sistema tradicional.
Sistema de acesso e arranque mãos-livres que permite ao condutor trancar, destrancar e ligar o veículo sem ter de tirar a chave do bolso. Uma verdadeira vantagem para os profissionais que fazem muitas paragens durante o dia. E ainda radar de estacionamento a 360°. Composto por 14 ou 16 sensores (consoante o comprimento do veículo) distribuídos pelo novo Jumper, o sistema apresenta a proximidade dos obstáculos circundantes no ecrã central.
O novo motor diesel de 2,2 litros está disponível em três níveis de potência (120 cv, 140 cv e 180 cv), associado a uma nova caixa manual de 6 velocidades. Está disponível, pela primeira vez, como opção, uma caixa automática de 8 velocidades nos blocos BlueHDi 140 e 180.
Pioneiro no seu segmento no domínio das zero emissões, o Jumper irá receber um novo motor a pilha de combustível (hidrogénio) no segundo semestre de 2024. Para responder às necessidades dos profissionais que desejam adotar uma mobilidade sustentável e reduzir os seus custos operacionais, o ë-Jumper adopta uma nova motorização 100% elétrica.
O anterior motor de 90 kW/122 cv do ë-Jumper foi substituído por uma unidade elétrica que desenvolve 200 kW/270 cv, com um binário que passa de 260 para 400 Nm. Além disso, as baterias de 37 e de 70 kWh foram substituídas por uma única versão de 110 kWh, o que permite uma autonomia máxima 430 km WLTP.
O desempenho e a autonomia do novo ë-Jumper podem ser otimizados em função das situações, graças a 3 modos de condução: NORMAL para uma utilização versátil (potência limitada a 160 kW), ECO para uma autonomia otimizada (potência limitada a 120 kW) ou POWER para um desempenho máximo (potência total de 200 kW). Além disso, as patilhas colocadas atrás do volante podem ser utilizadas para ativar os 4 níveis de desaceleração regenerativa, aumentando o conforto de condução e a autonomia.
O novo Citroën Jumper está disponível numa ampla gama de configurações, de modo a responder a todas as necessidades dos profissionais. Com duas distâncias entre eixos disponíveis (3,45 m e 4,04 m), os furgões são propostos em três comprimentos (L2, L3 e L4), para um total de 6 silhuetas que oferecem entre 10 e 17 m3 de volume útil.
Veículos adaptados e transformados
A versatilidade da Citroen na sua relação com os profissionais mede-se também na disponibilização de veículos adaptados a determinado tipo de utilização na estrada e outros transformados especificamente para determinado tipo de atividades laborais e empresas.
Entre os veículos adaptados, a Citroen disponibiliza uma gama de utilização específica, com veículos adaptados às especificidades das atividades da estrada. É o caso dos taxistas ou transporte de passageiros em TVDE, ou escolas de condução ou transportes médicos.
Cada atividade tem as suas utilizações e necessidades. É por este motivo que a Citroën lhe propõe um catálogo completo de veículos adaptados às especificidades da sua atividade. Pode escolher os volumes, as dimensões e os equipamentos, a marca tem uma gama que se adpata a tudo.
Por exenplo: para transportar todos os produtos perecíveis, a Citroën criou uma ampla gama de veículos isotérmicos e frigoríficos com base nos modelos Citroën Berlingo, Citroën Jumpy ou Citroën Jumper.
Para transportar todas as cargas, mesmo as mais pesadas, tanto em cidade como na estrada, a Citroën propõe uma ampla gama de caixas de carga, plataformas com taipais e pick-up com base no Citroën Berlingo, Citroën Jumpy ou Citroën Jumper.
Para as associações, as coletividades ou, ainda, particulares, a Citroën garante conforto e segurança para os passageiros de mobilidade reduzida. Estes modelos específicos derivam do Citroën Berlingo, Citroën Jumpy ou Citroën Jumper. Até seis pessoas de mobilidade reduzida podem subir a bordo com as suas cadeiras de rodas. O acesso foi particularmente estudado (rampa de acesso, plataforma de elevação, sistema de descida).
Carregue na galeria para conhecer mais um pouco dos novos modelos comerciais da Citroen.