A DPD é líder em Portugal.

Há uma encomenda para si. E mais 2,1 mil milhões para todo o mundo

A empresa líder de transportes expresso em Portugal bate recorde de faturação.

“Saiu-me melhor do que a encomenda”, ou “Mas que grande encomenda me saíste”. Ou ainda “Há encomendas para todos os gostos”. A sabedoria popular nunca para de nos surpreender. E o povo lá sabe por que razão foi criando aforismos com uma atividade tão séria como a distribuição de encomendas.

Pelo menos, é assim para a DPD Portugal, que pertence ao grupo Geopost. A empresa líder de entrega de encomendas no nosso país aumentou a faturação em 10,4% no ano passado, superando 101 milhões de euros, avançou a empresa em comunicado.

A Geopost registou 15,69 mil milhões de euros em receitas em 2023, “mais 0,7% face a 2022, acompanhada de uma ligeira redução (-0,6%) do número de encomendas entregues em todo o mundo, num total de 2,1 mil milhões realizadas no ano passado”, indicou o grupo, na mesma nota.

Para estes resultados muito contribuiu a operação no nosso país, uma vez que a DPD Portugal – que conta com 14 estações, tem ao serviço uma frota de mais de 700 viaturas de distribuição e emprega 1.200 trabalhadores – cresceu bastante acima do grupo internacional.

“Ao nível do volume de negócios, França, Reino Unido, Alemanha e Itália representaram mais de 55% da receita total”, destacou a empresa, salientando que, “no que a Portugal diz respeito”, a DPD “alcançou o seu melhor ano de sempre, ultrapassando o marco histórico dos 101 milhões de euros em faturação” e “destacando-se como um dos países em que o grupo mais cresceu em 2023”.

No que diz respeito a investimentos globais, “a Geopost atribuiu mais de 667 milhões de euros ao crescimento e desenvolvimento do negócio”, sendo que, deste total, “471 milhões de euros foram alocados a investimentos internos, focados no desenvolvimento da capacidade de processamento de entregas, na expansão da rede de distribuição e no desenvolvimento de novos serviços” e 194 milhões de euros investidos em crescimento externo, disse.

Novas estratégias

No ano passado, o grupo apostou em segmentos estratégicos, nomeadamente o das entregas fora de casa, “que viu a sua atividade crescer 25% entre 2022 e 2023, tendo sido acompanhado por um reforço da infraestrutura da Geopost, que no ano passado atingiu um marco dos 100.000 pontos ‘pickup’ em toda a Europa (dos quais 1.500 estão presentes em Portugal)”, avança o já citado comunicado.

O grupo destacou ainda o segmento de entrega de frescos, “que registou um crescimento de 14,4% face a 2022, com 8,5 milhões de encomendas alimentares entregues com soluções ativas de controlo de temperatura”.

A empresa afirma que este crescimento lhe permitiu “alargar a sua atuação neste segmento a novos mercados, tendo lançado serviços de entrega de frescos em Portugal (com o DPD Fresh), Itália e Lituânia”.

O grupo destacou “a transformação da frota de entrega” como uma das prioridades “para alcançar as suas ambições climáticas”.

“Em dezembro de 2023, a Geopost operava mais de 9.000 veículos de baixas emissões em toda a Europa – representando 12,5% da frota de última milha da empresa (30% na Hungria, 27% no Reino Unido) – com 126 cidades totalmente servidas por veículos de baixas emissões”, garantiu.

Sustentabilidade é aposta de futuro

“As nossas ações de sustentabilidade vão muito além da descarbonização da nossa frota”, afirma, porém, a empresa, que acrescenta que estão a ser adotadas “novas tecnologias para tornar cada aspeto do negócio mais sustentável”.

“Desde a mudança para energia renovável nos nossos edifícios e estações, até ao investimento em embalagens recicladas e maximizando a reutilização de tantos materiais quanto possível”, concretiza.

A DPD afirma-se como “a primeira empresa global de entrega de encomendas a ter a suas metas de redução de emissões de CO2 de curto (2030) e longo prazo (2040) aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). 

Esta aprovação histórica valida de forma científica o nosso objetivo de atingir o net zero até 2040 e coloca-nos num caminho claro para ser a referência internacional em entregas sustentáveis”, sublinha o grupo.

A DPD iniciou em 2022 o seu apoio ao trabalho de conservação florestal da ANP|WWF, uma ONGA sem fins lucrativos que trabalha em alinhamento com a visão e estratégia global da WWF e “cuja missão é a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos”. A ANP|WWF intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.

De entre os projetos que a DPD se propôs a ajudar, encontram-se o Green Heart of Cork, que visa conservar a maior mancha de sobreiro do mundo e proteger uma das paisagens culturais mais ameaçadas de Portugal, e a Hora do Planeta, um movimento de sustentabilidade global com o intuito de tomar uma posição contra as alterações climáticas.

Escolha do Consumidor

O trabalho compensa sempre e a DPD voltou a ver distinguida a qualidade dos seus serviços, com a conquista de pelo segundo ano consecutivo do Prémio Escolha do Consumidor.

Este é o segundo ano consecutivo em que a DPD é eleita a marca número 1 dos portugueses na categoria “Entrega de Encomendas”, pela ConsumerChoice, empresa responsável pelo sistema de avaliação da Escolha do Consumidor, tendo obtido uma classificação global de 82% de preferência dos portugueses.

Segundo Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, este reconhecimento destaca “o compromisso da DPD em garantir um serviço de excelência aos seus clientes, garantindo-lhes a melhor comodidade, sem descurar o meio ambiente e a preocupação de o preservar”.

“Iremos continuar a trabalhar para ser a escolha dos portugueses, garantindo-lhes a segurança e conforto na entrega das suas encomendas e inovando em prol de um mercado em constante mudança e urgência de descarbonização do setor”, sublinhou o responsável.

Atualmente, a DPD conta com uma rede de 1.500 lojas e lockers para facilitar a entrega de encomendas online e a comodidade do consumidor, evitando que este tenha de estar em casa para as receber, dando a opção de escolher o local (loja ou locker), dia e horário mais conveniente para levantar as suas encomendas.

Este serviço alcança, pelo menos, 95% da população portuguesa numa distância inferior a 15 minutos de um destes pontos, disponibilizados de norte a sul do país.

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