O Citroën ë-Berlingo Van, um dos modelos comerciais mais vendidos da marca francesa, começou a ser produzido em Portugal no dia 1 de outubro, uma data histórica, que marca o arranque da produção em série de veículos 100% elétricos no Centro de Produção Stellantis de Mangualde.
Em resultado de um investimento de 119 milhões de euros, obtido através de uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial de que a Stellantis Mangualde é líder – o projeto “GreenAuto” -, este importante centro de produção nacional torna-se na primeira fábrica, em Portugal, a produzir, veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros elétricos a bateria, de grande série.
Com este arranque da produção, os clientes nacionais, particulares e empresas, podem, pela primeira vez, adquirir e beneficiar de viaturas elétricas de grande série “Made in Portugal”, enquanto contribuem para a economia, o Produto Interno Bruto e a mobilidade sustentável em Portugal.
Da linha da fábrica de Mangualde sai agora uma gama completa de oito viaturas elétricas de quatro das 15 marcas do grupo internacional: as versões de Passageiros e Comerciais Ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter.
Recorde-se que em julho último, antecipando em quase um ano os planos iniciais do Grupo, o Centro de Mangualde começou a produção das primeiras unidades pré-série dos novos veículos 100% elétricos.
O evento foi presidido por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, e testemunhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro da Economia, Pedro Reis, e a Secretária de Estado de Saúde, Ana Margarida Povo, entre outros convidados.
A fábrica de Mangualde operou transformações significativas na sua área industrial, tanto nos setores de montagem como na ferragem. O maior destaque vai para a criação de uma nova linha de montagem de baterias para os veículos elétricos ali produzidos. A área de mais de 800 m2 levou à criação de 63 novos empregos e à formação específica de toda a equipa técnica. Nos primeiros nove meses do ano, este importante centro industrial no interior do país produziu já 63.400 viaturas.
Em Portugal, a Stellantis detém uma liderança incomparável, quer no mercado dos veículos comerciais ligeiros com uma quota de 45% nos primeiros 10 meses do ano, quer no dos furgões 100% elétricos, com 32% de quota de mercado.

Novo Citroën Berlingo Van
Referência no mercado dos furgões, o novo Berlingo Van faz parte da renovada gama de veículos comerciais Citroën, lançada este ano, que tanto sucesso tem feito junto dos profissionais.
Ao renovar, em simultâneo, os seus modelos Berlingo Van, Jumpy e Jumper, a Citroën pretendeu reforçar ainda mais as suas “sólidas” posições no mercado. A nova gama, “mais ampla e diversificada do que nunca”, responde às necessidades crescentes dos profissionais em matéria de mobilidade sustentável, com uma oferta 100% elétrica ainda mais eficaz e eficiente.
Neste Berlingo Van, que agora é produzido em série em Mangualde, o conforto de condução foi otimizado, enquanto a autonomia de emissões zero cresceu 20%, para 330 km (ciclo WLTP).
Em termos de estilo exterior, o novo Berlingo Van adota o mais recente design da marca, com uma frente mais vertical e completamente redesenhada, da grelha do radiador até ao para-choques e aos faróis. Tal confere ao Berlingo Van um aspeto mais distinto, sublinhando o seu dinamismo e robustez.
O habitáculo foi igualmente redesenhado, com um novo painel de bordo que oferece uma ergonomia ainda melhor. A qualidade dos acabamentos também aumentou. A parte superior do novo painel de instrumentos inclui um novo ecrã tátil de alta definição de 10 polegadas.
No novo volante encontram-se os comandos do controlo do Cruise Control e do sistema áudio. Na sua versão elétrica há novas patilhas atrás do volante para gestão da recuperação de energia em função do nível de carga.
Quer se trate de automóveis de passageiros ou de veículos comerciais, o conforto é uma prioridade da Citroën, seja para particulares, seja para empresas. O novo Berlingo Van pode ser equipado com os novos bancos Advanced Comfort®, que serão apreciados por todos os profissionais que todos os dias passam horas nos seus veículos. Exclusivos da Citroën, os bancos Citroën Advanced Comfort® do novo Berlingo Van apresentam uma arquitetura elaborada, associada a apoios laterais específicos, espuma e tecido de alta qualidade.
Aumentar o conforto significa, também, reduzir a carga de trabalho do condutor. Com este objetivo em mente, o novo Berlingo Van está equipado com uma série de novas ajudas à condução: câmaras que ajudam ao estacionamento e impedem qualquer ângulo morto, 12 sensores de obstáculos, distribuídos entre a frente e a traseira do veículo, entre outros.
Para responder às necessidades de todos os profissionais e empresas, a Citroën propõe uma vasta gama de motores para o novo Berlingo Van. Na vertente da combustão interna, conta com motores diesel BlueHDi de 100 cv e 130 cv. Por outro lado, o ë-Berlingo Van mantém o seu motor 100% elétrico com 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 270 Nm, associado a uma nova bateria de 50 kWh.
Graças a uma preocupação em termos de eficiência, a autonomia sem emissões do novo ë-Berlingo Van é agora uma referência no segmento, num máximo de 330 km (ciclo WLTP), mais 20% do que no modelo anterior. Esta autonomia pode ser otimizada graças ao novo sistema de travagem regenerativa, passível de ser ativado em três níveis de regeneração diferentes, através das patilhas montadas atrás do volante.
O novo Berlingo Van mantém a modularidade e o volume de carga que fizeram do seu antecessor um sucesso. Independentemente das motorizações, está disponível com 2 ou 3 lugares e em dois comprimentos: M de 4,40 m e XL de 4,75 m. Tem um volume útil máximo de 4,4 m3 e uma carga útil de 1 tonelada (780 kg na variante elétrica). O Berlingo Van mantém, também, a versão de cabina alongada.
A Citroën voltou a ser eleita Escolha dos Profissionais em 2024 na categoria Veículos Comerciais.
Carregue na galeria e conheça mais deste modelo da marca e da fábrica de Mangualde.