Soluções para escolas, hospitais e empresas.

PONTO. “Todo o nosso trabalho é feito à medida dos desafios dos nossos clientes”

A marca recebeu o galardão Escolha Sustentável: desenvolve soluções corporativas, onde a comida não é a única preocupação.

Pertencente à Trivalor, uma holding de capital 100% português, fundada em 1989, e que detém mais de 10 empresas a operar em quatro áreas de negócio, o PONTO. é a marca de restauração do grupo, que desenvolve soluções de alimentação corporativa e que acredita que uma experiência alimentar de qualidade vai além do sabor e da nutrição, harmonizando o bem-estar dos consumidores com o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

Um serviço 360º, em que não é só a qualidade alimentar que interessa: a saúde, as condições de trabalho, a satisfação dos colaboradores das empresas são áreas sempre em cima da mesa, sem esquecer as boas práticas ambientais.

Preocupações que valeram ao PONTO. o prémio Escolha Sustentável 2024, atribuída pela Consumer Choice, e um bom pretexto para a conversa com a Brand Manager da marca, Maria José Simões.

 

PONTO., uma marca criada pela Trivalor em 2018, foi distinguida com o galardão Escolha Sustentável 2024. Que serviços presta o PONTO.?

Esta é uma marca registada da Trivalor, que desenvolve soluções de alimentação corporativa para empresas, colégios ou hospitais privados, maioritariamente num canal B2B, mas não exclusivamente. Mais do que restaurantes, criamos áreas sociais e a nossa ambição é gerar interações positivas através da alimentação.

Mas têm soluções padronizadas?

Não, não somos um franchising, portanto as nossas soluções são sempre à medida do desafio que os nossos clientes nos apresentam. Concebemos espaços multifacetados, adaptáveis a todo o tipo de lugares, e que se assumem como uma extensão dos benefícios que as empresas entregam aos seus colaboradores, na lógica do salário emocional.

Como é que vocês operam?

O nosso modelo situa-se entre as concessões económicas dos espaços de alimentação coletiva, mas desenvolvidas de acordo com a atratividade e apelo da restauração pública, incorporando a matriz cultural de cada cliente. Somos muito focados na excelência da experiência do consumidor, mas com simplicidade e autenticidade, associados a um leque bastante alargado de oferta, também ela desenvolvida de uma forma inclusiva, de modo a que possa acomodar todo o tipo de restrições alimentares, dietéticas ou hábitos dos consumidores. Tudo é pensado ao pormenor para promover essa interação positiva, que não se cinge à oferta alimentar, mas passa também pela comunicação, pela imagem, pelo serviço e até pela responsabilidade.

Ou seja, é um serviço 360º…

Exatamente, é um serviço 360º, de total amplitude, em que o PONTO. se preocupa com as refeições, com a saúde, com as condições de trabalho para os colaboradores, etc.

 “Prémio reforça a credibilidade”

Qual a importância para a marca do prémio Escolha Sustentável, atribuída pela ConsumerChoice?

A distinção do PONTO. com o galardão Escolha Sustentável 2024 veio confirmar (e distinguir) o nosso compromisso com a qualidade, sustentabilidade e a responsabilidade social. Impactou positivamente os nossos objetivos e estratégia, ao fortalecer a nossa reputação e credibilidade perante os stakeholders e ao motivar-nos a inovar e aprimorar continuamente as nossas iniciativas, para sermos cada vez melhores nas três dimensões ESG (ambiental, social e de governance).

Sentem o impacto do vosso trabalho nos clientes?

Sim, claro. Sentimos e constatamos esse impacto diariamente junto de clientes, consumidores, parceiros e fornecedores, o que naturalmente nos proporciona uma vantagem competitiva no mercado. Isto motiva-nos; a nós e às restantes equipas das empresas participadas da Trivalor que são responsáveis pela operação e concretização na marca todos os dias nos nossos restaurantes. Veio também consolidar a nossa relação com clientes e consumidores porque incrementou a nossa imagem corporativa: validou o nosso alinhamento com as expectativas dos consumidores e com as tendências globais. Vemos este prémio como um estímulo e uma exigência para continuarmos a nossa jornada rumo à excelência em práticas sustentáveis.

A sustentabilidade faz parte do vosso ADN. Como é que a empresa concretiza a sua política de sustentabilidade?

Em termos de ações desenvolvidas, temos implementado diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social, abrangendo as três dimensões ESG acima referidas. Consideramos que este caminho não se faz de forma isolada, pelo que temos vindo a estabelecer parcerias nas diferentes áreas, com as quais assumimos igualmente compromissos, como por exemplo, por via da Carta de Princípios do BCSD, do Act4Nature, do Pacto Português para os Plásticos, do GRACE, da APPDI, da EPIS e do Food Service Europe. No nosso plano de ações temos diversos programas/ iniciativas das quais destacamos: o Projeto TriFootFood, que consiste no cálculo das emissões de CO2eq das refeições servidas, bem como a sensibilização dos nossos consumidores para um consumo mais responsável; Programas e campanhas de reciclagem de diferentes resíduos em prol do sector social.

E de que forma o PONTO. luta contra o desperdício alimentar?

O desperdício alimentar é para nós uma grande preocupação, pelo que o monitorizamos com vista à sua redução e promovemos o uso integral dos alimentos sempre que possível. Apostamos na sensibilização dos nossos stakeholders, não só interna, mas também externamente, através de várias iniciativas como, por exemplo, a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos e o Dia Trivalor para a Biodiversidade.  Mas não só. Toda a atividade da empresa está voltada para a sustentabilidade e para a prossecução de metas ambientalmente sustentáveis.

Como por exemplo?

Temos muitos para partilhar. Calculamos as nossas emissões, promovendo diversas ações para redução das mesmas, que passam pela integração de veículos elétricos e plug-in na frota automóvel, bem como a aquisição de energia renovável e produção de energia fotovoltaica. As nossas pessoas são o nosso maior ativo, por isso, promovemos a sua formação em diferentes áreas e desafiamos quem não teve oportunidade de concluir os seus estudos a fazê-lo por via da integração no processo de RVCC (Reconhecimento, validação e certificação de competências). Estabelecemos diferentes parcerias para a promoção da inclusão e integração de pessoas com incapacidade nas nossas equipas. O voluntariado é para nós uma forma de contato com a comunidade local, permitindo fazer a diferença com a participação ativa dos nossos colaboradores. As ações são diversas e vão desde o apoio a população socialmente vulnerável, a limpeza de praias, a contar histórias a crianças, entre outras.

Mas ainda há caminho para percorrer.

Claro que sim. Reconhecemos que ainda há desafios a superar e melhorias a serem implementadas. É fundamental que as empresas do nosso setor continuem a colaborar, partilhar as melhores práticas e aprimorar os seus esforços para alcançar um impacto positivo mais significativo no ambiente, na comunidade e na sua cadeia de valor. Todos nós – individual e coletivamente – beneficiaremos desta maturidade e do cumprimento destas metas.

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