Ajudar a melhor o planeta é o objetivo.

STCP: Viagens mais verdes e a pensar na praia

Os Transportes Coletivos do Porto reforçam o compromisso ambiental, com a aquisição de mais autocarros elétricos.

A STCP – Sociedade Transportes Coletivos do Porto quer “aproximar-se cada vez mais das necessidades dos seus clientes, adaptando a oferta para atender melhor às diferentes necessidades dos passageiros”. O objetivo é assumido pela presidente do Conselho de Administração da empresa pública de transporte coletivo da Área Metropolitana do Porto.

Cristina Pimentel aponta, ao mesmo tempo, a prioridade da STCP continuará a ser “a promoção da mobilidade sustentável”, garantindo o compromisso de, até ao final do ano, serem adquiridos mais 28 autocarros elétricos.

“Temos investido continuamente na descarbonização da nossa frota. No ano passado adquirimos 48 novos autocarros elétricos e até ao final deste ano iremos adquirir mais 28 (20 autocarros standard e 8 midis). Isto significa que fecharemos o ano de 2024 com 96 viaturas elétricas, 100% livre de emissões”, sublinha a gestora.

Para Cristina Pimentel, a empresa continuará “a trabalhar para uma mobilidade mais verde, reforçando a política de sustentabilidade e promovendo ativamente a neutralidade carbónica das cidades” onde o transporte público opera.

“Para além disso, temos trabalhado afincadamente na criação de parcerias com entidades locais para promover o uso do transporte público como uma alternativa mais ecológica em comparação com o transporte individual. Só este ano, já estivemos presentes com vaivéns ou serviços especiais em eventos como a Queima das Fitas do Porto, o North Festival ou a Comic Con”, enumerou  a presidente do Conselho de Administração.

O investimento vai continuar.

Ao mesmo tempo que têm os olhos colocados num futuro mais sustentável, os Transportes Coletivos do Porto têm reforçado nos últimos anos mecanismos que aumentem o conforto e o comodismo dos mais de 74 milhões de passageiros transportados no ano passado, de acordo com as contas oficiais da empresa, aprovadas em Assembleia Geral (mais 5,6 milhões do que no ano anterior, o que representa um aumento de 8,2% em relação ao período homólogo).

“Nos últimos anos, a STCP tem implementado tecnologias como a possibilidade de pagamento através de MBway, a disponibilização de informação em tempo real sobre horários e tempos de espera em plataformas como o Explore Porto, Wi-Fi gratuito nos autocarros para melhorar o conforto e a conveniência dos nossos passageiros”, explica Cristina Pimentel.

A presidente do Conselho de Administração acredita que “a STCP tem pela frente vários desafios”, como “a necessidade de atualizar constantemente os sistemas tecnológicos (formas de pagamento, informação em tempo real, etc.) de forma a acompanhar as inovações e expectativas dos passageiros”.

“Mantermos o nosso serviço público de excelência ao mesmo tempo que renovamos a nossa frota para veículos 100% livres de emissões é o nosso objetivo e isso consegue-se avaliando a nossa procura constantemente e adaptarmos a nossa oferta para atender melhor às diferentes necessidades dos nossos passageiros. Estarmos em constante melhoria dos nossos serviços de forma a mantermos os nossos passageiros felizes e conseguirmos atrair mais pessoas para o transporte público”, sublinha.

Essa procura por “passageiros felizes”, como diz a gestora, já rendeu frutos: a STCP foi eleita Escolha do Consumidor na categoria de “Transportes Rodoviários de Passageiros – Porto”. Recebeu ainda um prémio Quality Awards, também atribuído pela Consumer Choice.

“A distinção da Escolha do Consumidor é um reconhecimento baseado na opinião dos próprios utilizadores do nosso serviço, que avaliam vários aspetos do nosso serviço, como a pontualidade, o conforto dos nossos autocarros, a simpatia dos motoristas e a eficiência das rotas”, destaca a presidente do Conselho de Administração.

E Cristina Pimentel aprofunda: “Acreditamos que este reconhecimento reforça a confiança e satisfação dos nossos passageiros de várias formas: validação de qualidade — já que o prémio é um reconhecimento externo da qualidade do nosso serviço, mostrando a todos os nossos passageiros que a empresa é reconhecida; transparência e credibilidade — porque ao recebermos esta distinção, a STCP demonstra transparência e empenho em melhorar continuamente, o que ajuda a aumentar a nossa credibilidade junto dos nossos passageiros; e motivação para a melhoria contínua — uma vez que este reconhecimento motiva-nos a continuar a melhorar a experiência de viagem dos nossos passageiros”.

Novos hábitos, novos serviços

A prova de que a STCP está permanente a estudar a melhor forma de acompanhar as alterações nos fluxos sazonais de passageiros é a mudança para o horário de verão, que vai acontecer já a partir deste sábado, 15 de junho.

Assim, com o término do período escolar e com a chegada do tempo quente, as linhas com percursos próximos de estabelecimentos de ensino, nos horários de “ponta” passam a ter uma frequência menor e algumas das linhas com trajetos pela frente marítima são reforçadas, facilitando, desta forma, o acesso às praias do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Com a entrada do horário de “verão/férias escolares”, verifica-se o prolongamento das linhas 200 (Bolhão-Castelo Queijo) e 203 (Marquês-Castelo Queijo) do Castelo do Queijo, no Porto, à Praça Cidade Salvador (rotunda da Anémona), em Matosinhos. Haverá ainda o reforço de viagens ao sábado e domingo nas linhas 205 (Campanhã-Castelo do Queijo) e 906 (Trindade-Madalena) e o serviço ao sábado e domingo na linha ZF (Valadares Estação–Francelos), em Vila Nova de Gaia.

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