Com uma nova unidade de produção fundada em Cantanhede, que representou um investimento de 13 milhões de euros, a Mapei diz-se “cada vez mais preparada” para corresponder às exigência do mercado local na área da Construção, onde é uma empresa de referência. Luca Sacripanti, Diretor de Marketing da Mapei Portugal, explica em entrevista o posicionamento da marca e os seus principais valores. Sempre a pensar na excelência e no compromisso com a Sustentabilidade.
Fundada em 1937, a Mapei é hoje uma marca de referência para a indústria da construção. Como tem sido a evolução da marca?
Desde a sua fundação, em 1937, a Mapei cresceu em Itália e no Mundo, seguindo quatro linhas orientadoras:
– A Especialização: o Grupo Mapei oferece 25 linhas de produto e 5.500 produtos com tecnologia de vanguarda para satisfazer todas as exigências da indústria da construção em todo o mundo;
– A Investigação e Desenvolvimento: investimos anualmente una parte significante das nossas receitas e dos seus recursos humanos para a investigação e desenvolvimentos de novas soluções e tecnologias nos 32 laboratórios de I&D e nos 90 laboratórios de controlo de qualidade;
– A Internacionalização: desde a década de 1960, o Grupo Mapei segue uma estratégia de internacionalização para estar mais perto das exigências locais e reduzir ao mínimo os custos de transporte. Atualmente está presente com 102 subsidiárias em 57 países e 90 fábricas em 35 países nos 5 continentes;
– E a Sustentabilidade: para nós, é uma obrigação para as pessoas e para o planeta, um compromisso com as gerações futuras. Uma forma de estar e agir que se traduz em projetos duradouros, soluções inovadoras, seguras para os utentes e para o bem-estar da casa.
A Mapei está espalhada um pouco por todo o mundo. Como foram os seus primeiros passos em Portugal?
A Mapei iniciou a sua atividade em Portugal no final de 2001, com o objetivo de estar mais perto dos clientes, criar uma oferta ajustada às exigências locais e reduzir ao mínimo os custos de transporte. Desde então, a filial portuguesa do Grupo Mapei tem vindo a crescer de forma sustentável, ganhando uma quota sempre mais importante no segmento dos produtos químicos para a construção. Esse crescimento contínuo é baseado em várias opções estratégicas. Por um lado, um portefólio composto por uma gama alargada de sistemas para satisfazer qualquer exigência, quer na fase de projeto, quer de obra. Por outro lado, uma aposta em produtos de elevadas prestações, certificados, eco sustentáveis e seguros para os utilizadores. Para o nosso crescimento, é fundamental ainda um compromisso para um serviço de pré e pós-venda de excelência e um investimento constante e crescente no reconhecimento na afirmação da marca e dos valores da Mapei no mercado.
“Com a nova fábrica estamos cada vez mais preparados para responder ao mercado local”
A empresa inaugurou em março uma nova unidade de produção em Portugal (Cantanhede), num investimento de 13 milhões de euros. O que é que esta nova unidade vem permitir?
Com esta nova e moderna fábrica estamos cada vez mais preparados para responder às exigências do mercado local e continuar o nosso crescimento de forma sustentável. De facto, esta estrutura vai-nos permitir melhorar ainda mais o serviço ao cliente, enriquecer a nossa oferta de produtos produzidos localmente e dinamizar a Mapei Academy, um espaço exclusivo que se destina à promoção dos nossos produtos e sistemas, e formação de profissionais.
A Mapei tem milhares de projetos em mais de 80 anos de história. De que forma é que a empresa intervém no espaço público? Em Portugal que exemplos de obras pode apresentar?
A Mapei aborda os projetos desde a sua conceção, estabelecendo parecerias com os projetistas, para que as suas ideias possam encontrar as soluções mais adequadas. Nesse sentido, colaboramos com vários projetistas especificamente focados na realização de projetos públicos para aconselhar as melhores soluções, quer para a construção de novos espaços, quer para a reabilitação dos existentes. Dois bons exemplos são a biblioteca de Vila Franca de Xira Casa das Palavras, e a reparação da impermeabilização da Fonte Luminosa, na Alameda, Lisboa.
Como já disse, o vosso foco é há muito a sustentabilidade, como uma preocupação grande em soluções que respeitem o planeta. É a prova de que é possível produzir excelência sem sacrificar o nosso futuro coletivo?
Desde há muitos anos que a sustentabilidade é um dos pilares da filosofia empresarial do Grupo Mapei. Contribuímos para uma construção de qualidade e duradoura através de produtos formulados com matérias-primas inovadoras, recicladas e ultra-leves, desenvolvidas para reduzir o consumo de energia e com emissões muito baixas de compostos orgânicos voláteis. Além disso, desenvolvemos produtos com emissões de CO2 totalmente compensadas. As emissões de CO2 medidas ao longo do ciclo de vida dos produtos da linha Zero através da metodologia LCA, verificadas e certificadas com as EPD, são compensadas com a compra de créditos de carbono certificados para apoio a projetos de energias renováveis e proteção de florestas. Um compromisso com o planeta, as pessoas e a biodiversidade.
Qual o compromisso da empresa com a Agenda 2030 da Sustentabilidade?
A Mapei promove a Agenda 2030 com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável para oferecer produtos de construção certificados que respeitem o meio ambiente e as pessoas. Destacamos a nossa contribuição para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Soluções para o conforto e a saúde: Além de promover locais de trabalho saudáveis e seguros para os seus colaboradores, a Mapei está empenhada em desenvolver soluções capazes de preservar a qualidade do ar interior dos edifícios, garantindo um elevado nível de conforto no seu interior e assegurando o bem-estar dos aplicadores e utilizadores finais.
Construção eco-sustentável: A Mapei apoia o desenvolvimento das comunidades locais e do território, e desenvolve produtos que contribuem para aumentar a sustentabilidade dos edifícios porque cumprem os protocolos de construção sustentável mais comuns, como LEED (Leadership for Energy and Environmental Design) e BREEAM (BRE Environmental Assessment Method).
Educação em sustentabilidade: Através de cursos de formação, conferências e webinars, a Mapei potencia o capital humano da empresa e dos seus stakeholders, proporcionando-lhes competências e ferramentas de crescimento adequadas e sensibilizando para questões de sustentabilidade.
Economia circular: A Mapei adota uma abordagem circular de processo e produto, reduzindo os resíduos gerados por meio de atividades de recuperação e reutilização, limitando o consumo de matérias-primas virgens recebidas e promovendo o uso de materiais reciclados nas formulações.
Produtos inovadores e de qualidade: A Mapei aposta na investigação e desenvolvimento de produtos inovadores, de qualidade e duradouros que contribuam para a construção de obras sustentáveis.
Redução de impactos de processo e produto: A Mapei mede e monitoriza as emissões de gases com efeito de estufa associadas às suas atividades, com o objetivo de contribuir cada vez mais para o combate às alterações climáticas. Além disso, por meio da metodologia LCA, também mede as emissões relacionadas a seus produtos, comprometendo-se a reduzi-las constantemente.
“A formação é essencial para nós”
Quais são os principais produtos e serviços que a Mapei fornece aos seus clientes?
Na Mapei preferimos falar de sistemas integrados e não de produtos, por isso, e destacando apenas os mais importantes, como sistemas para impermeabilizações, isolamento térmico, reparação de betão, sistemas para o assentamento de cerâmica e material pétreo, vinílico e materiais resilientes, pavimentos contínuos, industriais e residenciais, reabilitação de alvenarias antigas.
A formação contínua é outra imagem de marca da Mapei. A quem se dirigem as vossas formações? Qualquer interessado pode participar?
A formação é essencial para nós. Já há alguns anos lançámos o conceito da Mapei Academy, que é uma marca umbrela que abrange todas os tipos de formações que realizamos com projetistas, construtores, aplicadores especializados e distribuidores de materiais de construção. A participação nas nossas ações de formação é condicionada a convite, no entanto qualquer profissional pode contactar-nos para poder participar.
A Mapei foi eleita Escolha dos Profissionais 2024. O que é esta distinção significa para a marca?
Pelo segundo ano consecutivo, conseguimos atingir este importante reconhecimento, algo do qual nos orgulhamos, motiva e nos responsabiliza para continuar a fazer sempre mais e melhor para satisfazer os nossos clientes e parceiros.
Carregue na galeria e veja alguns dos produtos da Mapei.