Sabia que as máquinas de lavagem de Alta Pressão ajudam a poupar mais água e, por isso, são mais sustentáveis para o Planeta? Não escolha os ombros: este é um assunto que lhe diz respeito. Que nos diz respeito a todos. Quando lava o seu quintal à mangueira, pode estar a gastar 80% mais água do que uma lavagem de Alta Pressão.
“Ao contrário do que as pessoas possam pensar, as máquinas de Alta Pressão ajudam a poupar o consumo de água. Na realidade, chegam a reduzir até 80% do consumo de água durante um processo de limpeza quando comparadas com a tradicional mangueira“, confirma o diretor-geral da Kärcher, a empresa multinacional especializada em máquinas e produtos de limpeza profissional, que que é líder também em Portugal, com mais de 70% de quota de mercado.
Nuno Coutinho dá um exemplo prático: “Por exemplo, uma mangueira tradicional gasta em média 20 a 30 litros de água por minuto enquanto uma lavadora de alta pressão gasta apenas 5 litros por minuto. Ou seja, são mais amigas do ambiente e os resultados de limpeza são claramente superiores graças ao poder da alta pressão”.
A qualidade da limpeza é fundamental — aliás, foi ela que tornou a empresa líder em todo o mundo, desde que foi fundada em 1962. Mas a marca germânica, que no nosso país é representada pela Neoparts, está fortemente comprometida com a questão ambiental e “definiu metas até 2025 para a redução de plástico e utilização privilegiada de matérias-primas sustentáveis na produção dos equipamentos“.
“Quem compra um produto Kärcher sabe que está a adquirir tecnologia de ponta com eficiência energética e produzida de forma ética”, sublinha Nuno Coutinho.
Os consumidores não querem outra marca
Eleita pelo segundo ano consecutivo como Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Lavadoras de Alta Pressão”, a Kärcher está consciente do que isso significa: um orgulho, mas também uma responsabilidade, diz o diretor-geral.
“A Kärcher trabalha constantemente para desenvolver novas soluções de limpeza e acompanhar a evolução do mercado e responder às várias necessidades dos consumidores e empresas. Esta distinção, pelo segundo ano consecutivo, veio consolidar a qualidade superior dos nossos produtos e inspirar a marca a continuar a desenvolver produtos inovadores na categoria de limpeza, e claro, em “Alta Pressão” onde somos a referência no sector com mais de 70% de quota de mercado em Portugal, agora reforçada por este reconhecimento tão importante, feito pelos próprios consumidores”, reconhece Nuno Coutinho.
Sem falsas modéstias, o responsável da marca em Portugal sabe o segredo do sucesso da Kärcher. “Em primeiro lugar, a qualidade e performance dos nossos produtos, que juntam os mais altos padrões de qualidade a décadas de expertise. Não é por acaso que o claim da marca é “Karcher faz a diferença”, sustenta.
Depois, aponta a versatilidade da gama. “A tecnologia de limpeza Kärcher é usada em quase todas as áreas imagináveis, desde um simples aspirador doméstico a uma máquina de limpeza industrial de uma obra. Os nossos clientes podem variar entre jovens pilotos de motocross, manutenção doméstica a um prestador de serviços de construção. Queremos proporcionar aos nossos consumidores a melhor experiência de limpeza”, exemplifica.
Inovação e Tecnologia
O responsável máximo da Kärcher em Portugal sabe o que distingue a marca que representa das outras existentes no mercado. “As nossas máquinas de Alta Pressão diferenciam-se pela inovação associada à tecnologia“. E dá exemplos: “a gama Smart Control permite a conectividade via bluetooth à app Kärcher Home & Garden, que possibilita obter resultados de limpeza superiores, adaptados a cada necessidade”, diz Nuno Coutinho.
Tudo controlada de forma simples e intuitiva: “a app permite perceber a pressão ideal a ser utilizada em cada objeto durante o processo de limpeza para uma otimização dos resultados e gestão do consumo de água e detergente, traduzindo-se numa limpeza mais personalizada, mais sustentável e amiga do ambiente. Os objetos, pavimentos e fachadas ganham uma nova vida. Seja qual for o nível de exigência, onde antes a sujidade dominava, não existe depois nada mais do que limpeza”.
Parar é morrer
A inovação está no ADN da marca há mais de 80 anos. O seu fundador Alfred Kärcher procurou sempre encontrar novas soluções para cada desafio e até hoje esse espírito de inovação mantém-se. O diretor-geral confirma: “A prova disso é que lançámos recentemente em Portugal a nova máquina de limpeza a vapor topo de gama da Kärcher, a Sc 5 Deluxe, para quem é exigente com a limpeza e o meio ambiente, pois dispensa o uso de químicos, e as Lavadoras a bateria Kärcher FC 2-4 e FC 4-4, que aspiram e limpam numa só passagem”.
A inovação é levada muito a sério pela marca. Todos os dias, mais de 1.000 funcionários Kärcher trabalham em inovação e desenvolvimento para apresentar novas soluções.
As lavadoras de alta pressão são as contempladas com a Escolha do Consumidor, mas a marca germânica apresenta dezenas de referências de máquinas e acessórios de limpeza para particulares e empresa. Carregue na galeria e conheça alguns desses equipamentos que pode comprar no site da marca.