Aprender a poupar.

Sabe quanto vai pagar de IMI este ano? O Doutor Finanças dá-lhe uma ajuda

A empresa especializada, que em dez anos já ajudou milhares de famílias, lançou um simulador útil para quem tem casa.

Se há assunto em que não podemos facilitar, os impostos surgem no topo da lista. São taxas, taxinhas, prazos, asteriscos, modelos e impressos. Enfim, coisas complicadas não ao alcance do comum dos mortais. A única coisa que todos sabemos é que na hora de pagar, nunca falha. Mas é por isso que existe o Doutor Finanças , empresa especializada em finanças pessoais e familiares.

Criado em 2014, o Doutor Finanças conta com uma equipa multidisciplinar, contou com mais de 200 especialistas que já ajudaram várias dezenas de milhares de pessoas a equilibrar as suas finanças e a evitar ou a sair situações de sobreendividamento.

É nessa lógica que a plataforma acaba de lançar o Simulador de IMI 2024 , uma ferramenta fundamental para o cálculo deste imposto que os proprietários tão bem conhecem. O valor varia de caso para caso, porque há uma série de variações em possibilidades: o Valor Patrimonial Tributário [VPT], a situação econômica do agregado familiar e o tipo de localização do imóvel.

Doutor Finanças foi eleito Escolha do Consumidor 2024
nas categorias “Intermediário de Crédito” e “Portal de Literacia Financeira”

Por outro lado, a taxa de imposto a aplicar é decidida pelas câmaras municipais, num intervalo estipulado pelo Governo, e pode variar entre os 0,3% e os 0,45% do VPT para os prédios urbanos. Este ano, há 48 autarquias que decidiram reduzir o IMI, enquanto a esmagadora maioria decidiu decidir o desconto familiar, que varia consoante o número de filhos, e que este ano aumentou — pode variar entre um mínimo de 30 euros e um máximo de 140.

O Governo, no âmbito do programa Mais Habitação, decidiu ainda autorizar uma penalização para todos os proprietários de imóveis que não estejam em uso, ou seja, prédios devolutos ou abandonados. Nestes casos, as autarquias podem aplicar uma taxa de IMI superior. Em imóveis devolvidos localizados em zonas de pressão urbanística, o imposto a pagar pode ser 10 vezes maior e penalizado 20% cada ano.

Pagar em prestações

A sabedoria popular diz que “quem não sabe é como quem não vê”. Neste caso, porém, não adianta tapar os olhos: o melhor é mesmo saber. E o Doutor Finanças existe para dar uma ajuda preciosa. Por exemplo, você sabia que o IMI pode ser pago em prestações? No novo Simulador de IMI do Doutor Finanças, cada proprietário pode saber qual a taxa praticada no município em que reside, o valor total que terá de pagar e as diferentes formas de dividir o pagamento. Mas atenção, a possibilidade de dividir o bolo total em prestações depende do valor que cada pessoa tiver de pagar.

“Ter uma vida financeira estável implica planejamento. Os impostos são um componente importante no orçamento de cada um e nunca podem ser desconsiderados. O IMI, pago a partir de maio, é um exemplo. Lançámos este simulador para permitir às famílias antecipar estas obrigações e poder gerir o orçamento mais eficazmente” ,  refere Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças, uma marca que, ao longo desta década, tem contribuído para fazer crescer a literacia financeira dos portugueses, com vários artigos, ferramentas e dicas de finanças pessoais, assim como serviços gratuitos de apoio financeiro.

Carregue na galeria e conheça alguns dos serviços que você pode encontrar no Doutor Finanças.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS